Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação do respirador oral e as suas consequências na aprendizagem escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
T_23326.pdf248.33 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objectivo deste projecto de investigação foi a tentativa compreensão da condição de respirador oral de uma paciente acompanhada e se esta influência na sua aprendizagem escolar, recorrendo à revisão bibliográfica sobre este assunto e do estudo de caso de uma criança portadora desta condição. A realização deste trabalho baseou-se em pesquisas, aplicação de questionários e formulação de questões informais colocadas à paciente e sua acompanhante – a mãe. Verificou-se que a condição de respiradora oral não é, por si só, factor que influencia a aprendizagem escolar. A presença de outros factores - como por exemplo o Atraso de Desenvolvimento da Linguagem ou a Perturbação Fónetico-Fonológica – revelaram-se importantes no seu desempenho escolar. The aim of this research project was to understand the condition of a patient's mouth breather monitored and if it´s influences her school learning, reviewing the literature of this case and the study of a child with this condition. This work was based on surveys, questionnaires and informal questions made to the patient and her mother. It was found that the condition of mouth breathing is not, in itself, a factor that influences school learning. The presence of other factors such as the Development of Language Delay or Disorder phonetic-phonological - influence her school performance.

Description

Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License