Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
248.33 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste projecto de investigação foi a tentativa compreensão da condição de
respirador oral de uma paciente acompanhada e se esta influência na sua aprendizagem
escolar, recorrendo à revisão bibliográfica sobre este assunto e do estudo de caso de
uma criança portadora desta condição.
A realização deste trabalho baseou-se em pesquisas, aplicação de questionários e
formulação de questões informais colocadas à paciente e sua acompanhante – a mãe.
Verificou-se que a condição de respiradora oral não é, por si só, factor que influencia a
aprendizagem escolar. A presença de outros factores - como por exemplo o Atraso de
Desenvolvimento da Linguagem ou a Perturbação Fónetico-Fonológica – revelaram-se
importantes no seu desempenho escolar. The aim of this research project was to understand the condition of a patient's
mouth breather monitored and if it´s influences her school learning, reviewing the
literature of this case and the study of a child with this condition.
This work was based on surveys, questionnaires and informal questions made to
the patient and her mother.
It was found that the condition of mouth breathing is not, in itself, a factor that
influences school learning. The presence of other factors such as the Development of
Language Delay or Disorder phonetic-phonological - influence her school performance.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala