Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Leitura é um processo cognitivo complexo que resulta da interacção entre o
pensamento e a linguagem, e que se caracteriza pelo seu dinamismo em que influem
factores de etiologia diversa. Sabemos que um bom domínio das habilidades de literacia
se prevê determinante no desenvolvimento pessoal e social sustentável do sujeito.
Desenvolveu-se este estudo empírico, com o objectivo de analisar as proficiências de
leitura e investigar até que ponto a aprendizagem e desenvolvimento desta competência
sofre a influência do meio socioeconómico e cultural da família em que a criança se
encontra inserida.
Neste sentido, foram avaliadas 38 crianças de ambos os sexos, com idades
compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade. Todas se encontravam a frequentar o 4º
ano de escolaridade do ensino básico em duas escolas do conselho de Gondomar, sendo
uma pertencente ao sector público e outra ao sector privado de ensino. Para aferir as
competências de leitura foi aplicado o Teste de Idade de Leitura (T.I.L), de Sucena e
Castro (2010). O estatuto socioeconómico e cultural familiar dos alunos intervenientes
no estudo foi analisado através do preenchimento de um questionário socioeconómico
que foi previamente entregue aos responsáveis das crianças.
Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que existe uma correlação positiva,
contudo esta não é estatisticamente significativa entre o desempenho da leitura e o
estatuto económico e cultural familiar. Concluindo assim, que os factores económicos e
culturais familiares não são por si só preditivos de dificuldades de leitura, sendo apenas
parte integrante de um conjunto de factores muito mais lato e complexo. Reading is a complex cognitive process that results from the interaction between
thought and language and it is characterized by its dynamism with influencing factors of
diverse aetiology. Literacy skills are extremely important for personal and social
development.
This empirical study was developed in order to analyze reading proficiency and
investigate how learning, and its development, is influenced by the cultural and socioeconomic
background of the child’s family.
The study consisted of 38 children of both sexes, aged between 9 and 11
years old. They were all attending the fourth grade in two different schools
of Gondomar: one being public and the other private. To evaluate the skills of reading it
was applied a test adapted by Sucena and Castro (2010) which they called Teste de
Idade de Leitura (T.I.L). The socioeconomic, cultural and familiar status of the
students involved in the study was known after analysing a socioeconomic
questionnaire previously delivered to the children’s family.
The results allowed us to conclude that there is a positive correlation but isn´t
statistically significant between the reading performance and the economic, cultural and
familiar status. Therefore we can say that economic, cultural and familiar factors are
not predictive of reading difficulties, but part of a series of factors much broader and
complex.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala
Keywords
Leitura Dificuldades de leitura Estatuto socioeconómico T.I.L. Reading Reading difficulties Socioeconomic status T.I.L.