FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by advisor "Costa, Vasco"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do Lean Manufacturing na indústria das embalagens plásticas: estudo de casoPublication . Oliveira, Pedro Miguel da Silva; Costa, VascoO tema desta dissertação é a aplicação do Lean Manufacturing (LM – Produção magra) na Indústria das Embalagens Plásticas – Estudo de Caso. Até ao momento, não se conhecem estudos relativos à aplicação do LM na indústria das embalagens plásticas. Através desta dissertação, pretende-se divulgar o LM, aplicado à actividade supracitada, contribuindo para a melhoria contínua neste ramo. Nesse sentido, o estudo teve como principal objectivo a implementação do LM na empresa PackPlast, que se dedica em exclusivo à fabricação de embalagens plásticas. Sendo o LM resultante da integração de outras ferramentas, foi desenvolvida uma proposta assente na integração do Value Stream Mapping (VSM – Mapeamento da cadeia de valor) e Single Minute Exchange of Die (SMED – troca rápida de ferramentas), com vista à identificação e eliminação de desperdícios na indústria de embalagens plásticas. No âmbito desta dissertação, foi efectuado um estudo de caso recorrendo a uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória, tendo este decorrido no período temporal compreendido entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010. Neste estudo, formulou-se a seguinte questão de investigação: Existirão vantagens resultantes da implementação do LM na indústria das embalagens plásticas? O objectivo foi alcançado, dado que, a conjugação das ferramentas utilizadas nesta dissertação foi proveitosa para a empresa, traduzindo-se em ganhos consideráveis. The subject of this dissertation is the Lean Manufacturing (LM) Application in the Plastic Packaging Industry - Case Study. So far, there are no known studies on the LM implementation in the plastic packaging industry. The aim of this dissertation is to divulge the LM, applied to the abovementioned activity, contributing for the continuous improvement in this branch. In this sense, the study had as main objective the LM implementation in the company PackPlast that is dedicated in exclusive to the manufacture of plastic packaging. Being the LM result of other tools integration, was developed a proposal based in the integration of the Value Stream Mapping (VSM) and Single Minute Exchange of Die (SMED), with an aim to the identification and elimination of waste in the plastic packaging industry. In the scope of this dissertation, was performed a case study appealing to a applied research, qualitative and exploratory, having this elapsed in the period understood between October 2009 and September 2010. In this study, formulated itself the following question: Are there any benefits resulting from the implementation of LM in plastic packaging industry? The objective was achieved, considering that, the conjugation of the tools used in this dissertation were profitable for the company, translating itself in substantial gains.
- Avaliação dos serviços prestados pelo “CEF – Centro de Ensino e Formação”, após certificação do “SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade”, pelo referencial normativo NP EN ISO 9001: 2000Publication . Parada, João Miguel Gomes dos Santos; Cardoso, António; Costa, VascoO presente estudo científico decorre nas instalações da instituição hospitalar “IPOPFG, EPE - Instituto Português de Oncologia do Porto de Francisco Gentil, Entidade Publica Empresarial”, tem como objectivo principal, efectuar a avaliação pelos formandos, da prestação de serviços no âmbito das actividades formativas que decorrem no departamento “CEF – Centro de Ensino e Formação”, no decurso do segundo semestre lectivo de 2008. Para se atingir tal desiderato, foi desenvolvido o instrumento de pesquisa científica (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo “CEF – Centro de Ensino e Formação”), o qual foi baseado nos modelos para avaliação da qualidade do “ECSI - European Customer Satisfation Índex” e do “SERVQUAL”. Após a aplicação e recolha de dados através do instrumento de pesquisa científica, é executado o seu tratamento com recurso à estatística descritiva, de forma a obterem-se as respostas para o problema central (A implementação de um “SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade”, contribui de forma positiva e significativa para a qualidade dos serviços que são prestados no CEF, proporcionando satisfação aos seus formandos), assim como para as 11 hipóteses do estudo. As respostas que se obtêm confirmam a veracidade do problema, assim como confirmam as 11 hipóteses levantadas, demonstrando que a implementação do SGQ contribui de forma positiva e significativa para a qualidade dos serviços que são prestados no CEF, proporcionando satisfação aos seus formandos. A contribuição deste estudo em termos académicos é sobretudo o de se posicionar como mais um elemento de suporte, ao nível das linhas de investigação da qualidade apercebida e satisfação na área da formação em saúde. Como contribuição para o CEF, recomenda-se a revisão do instrumento da pesquisa científica, e sobretudo a fomentação do acto de formalizarem as reclamações, por parte dos formandos, com o objectivo de se efectuar uma melhor avaliação do SGQ, a qual permita cimentar uma cultura da melhoria contínua na prestação de serviços de formação. The Hereby scientific study runs in the premises of the hospital institution “IPOPFG, EPE - Instítuto Português de Oncologia do Porto de Francisco Gentil, Entidade Pública Empresarial” (Oporto Portuguese Oncology Institute Francisco Gentil, Public Business Entity) and has for the main goal to allow trainees to evaluate the services provisions of the learning activities that occur within this department “CEF – Centro de Ensino e Formação” ( Centre for Education and Training ), during the second academic semester of 2008. To achieve this main purpose an instrument of scientific research it was developed (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo “CEF – Centro de Ensino e Formação”), (Services Provision Assessment that are made by Centre for Education and Training), which was based on the quality evaluation paragon from “ECSI - European Customer Satisfaction Index”, and from “SERVQUAL”. After applying and recollecting data through the scientific research instrument, management is proceeded, by using descriptive statistics, in order to obtain answers for the focal problem (the implementation of a “Quality Management System”, which will contribute in a positive and significant manner to assure the quality of services that are provides at (Centre for Education and Training), securing satisfaction to its trainees, and furthermore for the 11 statements in the study. The answers one obtains, confirm the issue itself and the 11 raised statements, demonstrating how the implementation of “Quality Management System” will permit in a positive and significant manner the quality of services that are provided at (Centre for Education and Training), securing satisfaction to its trainees. The benefaction of this study academically speaking is mainly to position itself as one more additional element of support, up to the investigation standards of perceived quality and satisfaction in training in health. As a contribution to the (Centre for Education and Training), it is for all intents and purposes encouraged the act of expressing students’ discontentment, in order to proceed a better evaluation of “Quality Management System”, which will allow to strengthen the culture of unremitting improvement in training requirements. La présente étude scientifique est en cours dans les installations de l’institution hospitalière “IPOPFG, EPE- Institut Portuguais d’ Oncologie de Porto de Francisco Gentil, Entreprise Publique”, e a comme principal objectif effectuer l’évaluation par les élèves, de la prestation de services dans le cadre des activités formatives qui suivent dans le département “CEF_ Centre d’ Enseignement et Formation”, pendant le second semèstre scolaire de 2008. Pour atteindre tel finalité, l’instrument de recherche scientifique (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo “CEF – Centro de Ensino e Formação”), (Evaluation de prestations des services, qui sont effectues par le CEF- Centre d’Enseignement et Formation), a été developpé, fondé sur les modèles pour évaluation de la qualité du “ECSI- European Customer Satisfaction Index”, et du “SERVQUAL”. Après l’application et collecte des données, avec l’aide de l’instrument de recherche scientifique, on procède à son traitement, en utilisant la statistique descriptive, de forme à obtenir les réponses pour le problême centrale (l’ implémentation d’un “SGQ- Sistème de Géstion de Qualité”, contribue de forme positive et significative pour la qualité des services qui sont dispensés au CEF, proportionnant satisfaction à ses élèves), ainsi comme aux 11 hypotèses de l’étude. Les réponses obtenues confirment le problême et les 12 hypotèses soulevées, montrant que l’ implémentation du SQG contribue de de forme positive et significative pour la qualité des services qui sont dispensés au CEF, proportionnant satisfaction à ses élèves. La contribution de cette étude en termes académiques se vérifie surtout dans son positionnement, comme un élement de support, au niveau des lignes d’investigation de la qualité apperçue, et satisfaction dans le champ de la formation en santé. Comme contribution pour le CEF, il est vivement recommendé la promotion de l’acte de reclamation par les élèves mêmes, pour qu’une meilleure évaluation du SGQ se réalize, ce qui permettra de cimenter une culture d’amélioration continue, dans la préstation de services de formation.
- A contribuição da implementação dos 5S para a melhoria contínua da qualidade num serviço de imagiologia: o estudo de caso no HFFPublication . Paula, Patrícia Sofia do Nascimento; Costa, VascoA dissertação teve como objectivo principal a implementação dos cinco sensos (5S) no Serviço de Imagiologia do Hospital Fernando da Fonseca (HFF) e observar-se a contribuição para o programa de melhoria contínua da qualidade já existente. Neste contexto, o trabalho teve como fundamentação teórica a melhoria contínua da qualidade, a abordagem da qualidade no Serviço de Imagiologia do HFF, os 5S e a sua aplicação na saúde em Portugal. Esta fundamentação teórica foi referenciada no texto com fontes bibliográficas actuais. No âmbito desta dissertação, foi efectuado um estudo de caso recorrendo a uma pesquisa descritivo-exploratória através de uma abordagem quantitativa. Este estudo decorreu no período temporal compreendido entre Novembro de 2007 e Setembro de 2008. A população do estudo abrangeu todos os colaboradores perfazendo um total de cento e três pessoas, recorrendo-se a uma amostra constituída por oitenta e dois indivíduos através de uma amostragem aleatória estratificada. Foi definida a seguinte questão de investigação: Será que a implementação dos 5S contribui para a melhoria contínua da qualidade do Serviço de Imagiologia do HFF? O objectivo geral foi o de elaborar-se e implementar-se um modelo de aplicação dos 5S no Serviço de Imagiologia do HFF, pretendendo-se contribuir para a melhoria contínua da qualidade. Concluiu-se que a implementação dos 5S no Serviço de Imagiologia do HFF contribuiu para a melhoria contínua da qualidade. The dissertation had as the main purpose of implementing the methods named 5S in the Imagiology Service at Fernando Fonseca Hospital (FFH) and observing the contribute for the continuous improvement program of the quality already existing. In this context, the work had as theoretical fundamentation the continuous improvement of the quality, the approach of the Imagiology Service quality at FFH, the 5S and its application in the health of Portugal. This theoretical fundamentation was referred in the text with current bibliographic sources. In the field of this dissertation, it was effected a study of case using a descriptive- -researcher search through a quantitative approach. This study lasted between November 2007 and September 2008. The population of the study comprised all the collaborators amounting a total of one hundred and three people using a sample formed by eighty-two people through a stratificated random sampling. The following research question was set: In what way did the implementation of the methods 5S contribute to a continuous improvement of the Imagiology Service quality of FFH? The general objective was to prepare and to implement an application model of the 5S in the Imagiology Service of FFH, aiming to contribute for a continuous improvement of the quality. It was concluded that the implementation of the 5S in the Imagiology Service of FFH contributed to a continuous improvement of the quality. L’exposé a eu comme objectif principal l’implémentation de la méthode appelée 5S au Service d’Imagiologie de l’Hôpital Fernando Fonseca (HFF) et s’observer la contribution pour le programme de l’amélioration continue de la qualité déjà existante. Dans ce contexte, le travail a eu comme fondement théorique l’amélioration continue de la qualité, l’abordage de la qualité au Service d’Imagiologie du HFF, les 5S et son application dans la santé au Portugal. Ce fondement théorique a été référencé dans le texte à travers des sources bibliographiques actuelles. À propos de cet exposé on a été fait une étude de cas, en recourrant à une recherche descriptive - exploratrice à travers un abordage quantitatif. Cette étude s’est passée au période contenu parmi le mois de Novembre 2007 et le mois de Septembre 2008. La population de cette étude a été formée par tous les collaborateurs, en faisant au total cent trois personnes, en recourrant à un essai constitué par quatre-vingt deux individus à travers d’un essai aléatoire stratifié. On a formulé la question suivante : comment est-ce que l’implémentation des 5S a contribué pour l’amélioration continue de la qualité du Service d’Imagiologie du HFF ? L’objectif général a été celui d’élaborer et d’implémenter un modèle d’application des 5S au Service d’Imagiologie du HFF, avec l’objectif de contribuer pour l’amélioration continue de la qualité. Les résultats obtenus ont conclu comme l’implémentation des 5S au Service d’Imagiologie du HFF a contribué pour l’amélioration continue de la qualité.
- A contribuição do 5S na motivação e satisfação dos colaboradores: estudo de caso - empresa de serviços nas áreas do transporte de valores, vigilância e limpezaPublication . Lima, Gladys Santos Gonçalves; Costa, VascoO objectivo do estudo foi avaliar a contribuição da ferramenta dos cinco sensos - 5S para a elevação do nível de motivação e satisfação dos colaboradores. A pesquisa constituiu-se num estudo de caso numa empresa do sector de serviços, cuja implementação da Qualidade decorreu no ano de 1995 e cujas características diferenciais eram de ser a “1ª empresa” no ramo “serviços” na região Norte do Brasil. O Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ foi uma aposta de sucesso que até hoje vigora nesta empresa, que pode ser reconhecida através das certificações ISO 9001. A proposta básica para este estudo foi a realização de um questionário com o objectivo de verificar se existem conhecimentos do 5S por parte dos colaboradores e se a prática da ferramenta motiva os colaboradores, contribuindo para a sua vida profissional e realização pessoal, gerando satisfação. Para este estudo teve-se a preocupação de envolver todos os colaboradores que participam activamente do SGQ, incluindo o que é mais importante, os colaboradores que participaram desde do início do SGQ. Concluiu-se que a ferramenta 5S dentro de um contexto de SGQ, promove maior envolvimento entre pessoas e nas tarefas que executam, realiza esse envolvimento de maneira mais participativa, criativa e desenvolve um ambiente de trabalho mais agradável no que diz respeito a organização, métodos e limpeza. É uma ferramenta de utilização permanente e em todas as áreas que só contribui para a motivação e satisfação dos colaboradores de organizações que se preocupam com importância do resultado do trabalho e a qualidade da relação entre pessoas. The aim of the study was to evaluate the contribution of the 5S Quality tool to raise the level of motivation and employee satisfaction. The research was based on a case study in business services, the implementation of a Quality Management System was held in 1995 and whose differential characteristics were to be the "1st company" in class "services" in northern Brazil. The System of Quality Management - QMS was a bet of success that so far force in this company, which can be recognized through the ISO 9000. The basic proposal for this study was the completion of a questionnaire with a view to ascertaining whether there is knowledge of 5S by employees and the practice of the tool motivates employees, contributing to their professional and personal development, generating satisfaction. For this study we had the desire to involve all employees who are actively involved in the QMS, including most importantly, employees who have participated since the start of the QMS. It was concluded that the 5S tool within the context of quality management system, promote more interaction between people and the work they do, realize that involvement in a more participatory, creative and develop a work environment more pleasant with respect to organization, methods and cleaning. It is a tool for permanent use and in all areas that only adds to the motivation and satisfaction of employees of organizations who care about the importance of task outcomes and quality of the relationship between people.
- O contributo dos sistemas integrados de gestão para o reconhecimento da excelência: um estudo das organizações premiadas pelo PEX-SPQ entre os anos 1994 e 2013Publication . Pimentel, Telmo David Marcos; Costa, VascoPela crecente importância dada aos sistemas integrados de gestão na atual literatura e pela evolução que os referenciais certificáveis têm registado no sentido da integração, o presente estudo pretende aferir a contribuição dos sistemas integrados de gestão na excelência. Para tal é verificada a presença, a contribuição e o efeito de melhoria patrocinada pelos sistemas de gestão nas organizações distinguidas pelo Prémio de Excelência do Sistema Português da Qualidade. Embora exista um grande número de estudos nas áreas dos diferentes referenciais e sistemas integrados de gestão, mediante a revisão bibliográfica efetuada foi possível constatar, em Portugal, a inexistência de estudos equivalentes àquele que esta dissertação se ocupa. A adoção do inquérito por questionário possibilitou a inquirição dos distinguídos no âmbito da excelência em Portugal e ultrapassar o problema da disperssão geográfica destas organizações. O tratamento estatístico aplicado aos dados recolhidos contribuiu para desmistificar a panaceia que ainda paira acerca das vantagens das diferentes certificações nas organizações, bem como atestar a sua eficácia enquanto agentes de melhoria.
- Lean construction e construção sustentável: um estudo de casoPublication . Fernandes, André Jorge Ramos Chaves; Costa, VascoA implementação de princípios de planeamento e controlo, baseados na filosofia Lean Construction, podem conduzir a ganhos substanciais do ponto de vista económico e financeiro. Baseando-se nestes princípios, a presente dissertação analisa o estudo de caso de um empreendimento de reabilitação, situado na cidade do Porto, destinado a residência de estudantes, para comprovar se esses princípios conduzem ou não a ganhos substanciais na gestão de um empreendimento imobiliário. Tendo em vista os princípios da Lean Construction, pretende-se a racionalização do investimento, que leve a um produto elaborado em menos tempo, menos desperdício e menor período de retorno. Os métodos de análise utilizados, incluem o máximo aproveitamento de produtos de desconstrução, e a separação de resíduos, para reciclagem, dos restantes produtos de demolição. No processo construtivo considera-se, para além da reutilização de partes da pré-existência, a utilização de materiais sustentáveis e recicláveis sempre que possível. São focados, com particular destaque, os métodos de planeamento que conduzem à diminuição dos prazos de execução e à minimização dos desperdícios, o que se reflete em ganhos substanciais económicos e de tempo. O estudo de caso conclui-se com a determinação do período de retorno do investimento imobiliário, o qual se encontrava fixado pelo promotor, podendo ser melhorado se os métodos de gestão utilizados assim o permitissem. O estudo prova que esse período de retorno pode ser melhorado, e apresenta as justificações que assim o determinaram.
- Satisfação dos colaboradores de uma instituição particular de solidariedade social - IPSS: estudo de casoPublication . Santos, Guilherme Queiroz; Costa, VascoO estudo da satisfação no trabalho tem pertencido quase exclusivamente às ciências sociais. Hoje parece pertinente que a qualidade demonstre o seu interesse por este assunto, tentando estabelecer uma relação entre qualidade e satisfação. Foi neste seguimento que surgiu a motivação para o estudo, que tem como tema a “Satisfação dos Colaboradores de uma Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS”. Os objetivos definidos são: - conhecer o grau de satisfação dos colaboradores da instituição; - aplicar o modelo da segurança social, adaptando-o à situação estudada; - testar a viabilidade da disponibilização do questionário via eletrónica. O estudo foi realizado no Lar Marista de Ermesinde, instituição que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens em risco. Considerou-se pertinente explicar a Common Assessment Framework (Estrutura Comum de Avaliação), o Modelo da European Foundation for Quality Management e da norma da International Organization for Standardization: ISO 9001, visto serem a base do modelo da segurança social e serem referência a nível europeu no âmbito da qualidade. A revisão bibliográfica permitiu a aquisição de conhecimentos científicos que dão consistência aos dados recolhidos, permitindo inferir algumas conclusões. A aplicação do modelo de avaliação da satisfação adaptado da segurança social tornou-se exequível, e forneceu dados que permitiram conhecer, com algum rigor o grau de satisfação/insatisfação dos colaboradores nos diferentes itens avaliados. A disponibilização via eletrónica do questionário recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação, demostrou-se uma ferramenta viável e eficaz na obtenção de dados em estudos deste tipo. Ainda se verificou que grande parte dos colaboradores da instituição está satisfeita com a maioria das condições de trabalho.
- Seis sigma na indústria petroquímica: estudo de caso na refinaria de Matosinhos - Galp Energia, S.A.Publication . Tavares, Maria de Fátima Leão Rosas Castro; Costa, Vasco; Lajinha, TeresaO trabalho de dissertação proposto teve como principal objetivo promover a prática Seis Sigma, seguindo uma metodologia DMAIC, aplicada a equipamentos e correntes da unidade Arosolvan (extração líquido-líquido) na Refinaria de Matosinhos da Galp Energia, S.A. Visou contribuir para a otimização de processos da refinaria, fomentando ações para melhorar a competitividade da unidade, utilizando um conjunto de práticas que aperfeiçoam a qualidade na produção. O primeiro objetivo não foi totalmente atingido, devido à limitação temporal da intervenção prática, não se concluindo a última etapa da DMAIC - controlo do plano de ação. No entanto, foi possível propor o plano de ação que, sendo implementado, pode auxiliar na otimização de alguns processos. O estudo revelou que a metodologia seguida responde e coopera com o requisito de melhoria contínua, exigência dos modelos de excelência. O objetivo de desenvolver ferramentas inovadoras para a refinaria, fundamentou-se num projeto de melhoria contínua, identificando e eliminando não conformidades, sugerindo ações corretivas de problemas, na tentativa de melhorar a eficácia dos processos desta unidade. Foram focadas, no âmbito da Seis Sigma e de acordo com solicitações da própria empresa, outras ferramentas da qualidade como, por exemplo, cartas de controlo e FMEAS. Este objetivo foi concretizado através de pequenos projectos que, utilizando as ferramentas da qualidade pedidas, permitiram identificar, eliminar defeitos e acrescentar valor aos processos. Este trabalho adotou dois métodos de investigação, quanto ao procedimento: investigação-ação, com uma abordagem basicamente qualitativa; estudo de caso, com uma abordagem quantitativa e qualitativa.