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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo científico decorre nas instalações da instituição hospitalar “IPOPFG,
EPE - Instituto Português de Oncologia do Porto de Francisco Gentil, Entidade Publica
Empresarial”, tem como objectivo principal, efectuar a avaliação pelos formandos, da
prestação de serviços no âmbito das actividades formativas que decorrem no
departamento “CEF – Centro de Ensino e Formação”, no decurso do segundo semestre
lectivo de 2008. Para se atingir tal desiderato, foi desenvolvido o instrumento de
pesquisa científica (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo
“CEF – Centro de Ensino e Formação”), o qual foi baseado nos modelos para avaliação
da qualidade do “ECSI - European Customer Satisfation Índex” e do “SERVQUAL”.
Após a aplicação e recolha de dados através do instrumento de pesquisa científica, é
executado o seu tratamento com recurso à estatística descritiva, de forma a obterem-se
as respostas para o problema central (A implementação de um “SGQ – Sistema de
Gestão da Qualidade”, contribui de forma positiva e significativa para a qualidade dos
serviços que são prestados no CEF, proporcionando satisfação aos seus formandos),
assim como para as 11 hipóteses do estudo.
As respostas que se obtêm confirmam a veracidade do problema, assim como
confirmam as 11 hipóteses levantadas, demonstrando que a implementação do SGQ
contribui de forma positiva e significativa para a qualidade dos serviços que são
prestados no CEF, proporcionando satisfação aos seus formandos.
A contribuição deste estudo em termos académicos é sobretudo o de se posicionar como
mais um elemento de suporte, ao nível das linhas de investigação da qualidade
apercebida e satisfação na área da formação em saúde.
Como contribuição para o CEF, recomenda-se a revisão do instrumento da pesquisa
científica, e sobretudo a fomentação do acto de formalizarem as reclamações, por parte
dos formandos, com o objectivo de se efectuar uma melhor avaliação do SGQ, a qual
permita cimentar uma cultura da melhoria contínua na prestação de serviços de
formação.
The Hereby scientific study runs in the premises of the hospital institution “IPOPFG,
EPE - Instítuto Português de Oncologia do Porto de Francisco Gentil, Entidade Pública
Empresarial” (Oporto Portuguese Oncology Institute Francisco Gentil, Public Business
Entity) and has for the main goal to allow trainees to evaluate the services provisions of
the learning activities that occur within this department “CEF – Centro de Ensino e
Formação” ( Centre for Education and Training ), during the second academic semester
of 2008. To achieve this main purpose an instrument of scientific research it was
developed (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo “CEF –
Centro de Ensino e Formação”), (Services Provision Assessment that are made by
Centre for Education and Training), which was based on the quality evaluation paragon
from “ECSI - European Customer Satisfaction Index”, and from “SERVQUAL”.
After applying and recollecting data through the scientific research instrument,
management is proceeded, by using descriptive statistics, in order to obtain answers for
the focal problem (the implementation of a “Quality Management System”, which will
contribute in a positive and significant manner to assure the quality of services that are
provides at (Centre for Education and Training), securing satisfaction to its trainees, and
furthermore for the 11 statements in the study. The answers one obtains, confirm the
issue itself and the 11 raised statements, demonstrating how the implementation of
“Quality Management System” will permit in a positive and significant manner the
quality of services that are provided at (Centre for Education and Training), securing
satisfaction to its trainees.
The benefaction of this study academically speaking is mainly to position itself as one
more additional element of support, up to the investigation standards of perceived
quality and satisfaction in training in health.
As a contribution to the (Centre for Education and Training), it is for all intents and
purposes encouraged the act of expressing students’ discontentment, in order to proceed
a better evaluation of “Quality Management System”, which will allow to strengthen the
culture of unremitting improvement in training requirements.
La présente étude scientifique est en cours dans les installations de l’institution
hospitalière “IPOPFG, EPE- Institut Portuguais d’ Oncologie de Porto de Francisco
Gentil, Entreprise Publique”, e a comme principal objectif effectuer l’évaluation par les
élèves, de la prestation de services dans le cadre des activités formatives qui suivent
dans le département “CEF_ Centre d’ Enseignement et Formation”, pendant le second
semèstre scolaire de 2008. Pour atteindre tel finalité, l’instrument de recherche
scientifique (Apreciação da prestação dos serviços, que são efectuados pelo “CEF –
Centro de Ensino e Formação”), (Evaluation de prestations des services, qui sont
effectues par le CEF- Centre d’Enseignement et Formation), a été developpé, fondé sur
les modèles pour évaluation de la qualité du “ECSI- European Customer Satisfaction
Index”, et du “SERVQUAL”.
Après l’application et collecte des données, avec l’aide de l’instrument de recherche
scientifique, on procède à son traitement, en utilisant la statistique descriptive, de forme
à obtenir les réponses pour le problême centrale (l’ implémentation d’un “SGQ- Sistème
de Géstion de Qualité”, contribue de forme positive et significative pour la qualité des
services qui sont dispensés au CEF, proportionnant satisfaction à ses élèves), ainsi
comme aux 11 hypotèses de l’étude. Les réponses obtenues confirment le problême et
les 12 hypotèses soulevées, montrant que l’ implémentation du SQG contribue de de
forme positive et significative pour la qualité des services qui sont dispensés au CEF,
proportionnant satisfaction à ses élèves.
La contribution de cette étude en termes académiques se vérifie surtout dans son
positionnement, comme un élement de support, au niveau des lignes d’investigation de
la qualité apperçue, et satisfaction dans le champ de la formation en santé.
Comme contribution pour le CEF, il est vivement recommendé la promotion de l’acte
de reclamation par les élèves mêmes, pour qu’une meilleure évaluation du SGQ se
réalize, ce qui permettra de cimenter une culture d’amélioration continue, dans la
préstation de services de formation.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade.