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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma cidade pode ser definida como um lugar densamente povoado, com limites administrativos e esta, tem sempre amplos sistemas variáveis, em áreas como a habitação, os transportes, o saneamento, os serviços públicos, as empresas, a comunicação entre outros. Esta densidade facilita a interação entre a comunidade e os órgãos públicos e privados tendo como objetivo beneficiar as diferentes partes na qualidade de vida dos residentes e de quem passa pela cidade na eficiência da distribuição de bens e serviços. Na cidade do Porto, o Turismo e o Marketing são cada vez mais temas importantes, quer na ligação, quer no conteúdo, onde os atores podem e devem gerir o território, seja público ou privado, encarando o futuro de uma cidade digital, inclusiva e aberta a novos residentes, nunca perdendo a sua identidade. A criação de Personas, por parte dos vários intervenientes e atores da cidade deve ser fundamento de defesa, interessante para quem governa a cidade com vista a uma só atividade, que é o turismo. Como definir e atualizar “o seu consumidor?” Algumas questões se levantam sobre a sustentabilidade económica da cidade já que a sua gestão, direcionada para uma só atividade, pode levar ao descalabro económico e social, como se percebeu com a pandemia. O que fazer neste contexto? Congregar pensamentos para que a gestão tenha dados mensuráveis e objetivos, é uma possibilidade. Adicionalmente é proposta uma restruturação da missão, objetivos e valores das associações e outros stakeholders que acumulam competências sobrepostas no contexto do turismo.
Description
Keywords
Persona Smart cities Turismo Porto
Citation
Gouveia, L. e Correia, A. (2023). Porto, Smart Cities e turismo - a criação de uma Persona, pós pandemia? Atlântico Business Summit. Vila Nova de Gaia
Publisher
*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedade