Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma reflexão sobre o turismo na cidade do PortoPublication . Gouveia, Luis Borges; Correia, AmaroAs cidades da área metropolitana do Porto, na última década, proporcionam a quem passa e a quem reside sensações e experiências estéticas diferenciadas, não só pela cultura, pela gastronomia, pela beleza, pelo edificado antigo, mas também pela vista-mar que proporcionam. A relação existente entre a viagem e a experiência estética, como forma de qualquer ser humano apreender ou conhecer a cultura, o meio ambiente, o mundo, os fenómenos, as circunstâncias, os momentos entre objetos naturais e artificiais são o fundamento das emoções e um tipo de entendimento estético, sempre difícil de qualificar ou quantificar, como causa nos processos envolvidos. Sendo assim, em especial, a cidade do Porto proporciona, ao turista, uma experiência estética inesquecível como é justificado pelo número, cada vez maior, de visitantes. Os números mostram que as entradas e dormidas justificam e reforçam a ideia de que o Porto e o Norte são muito procurados para visitas, no país através das suas qualificações territoriais, mas não podemos esquecer que a demografia, o esvaziamento da cidade do Porto e o crescimento desta com não residentes, apontam para preocupações futuras, com a sustentabilidade futura da cidade. Outro aspeto relevante que os números obrigam a refletir é a falta de propostas mobilizadoras, em áreas de Governação, da cidade, para inverter o ciclo de redução acentuada de residentes. Neste contexto é objetivo do presente ensaio, realizar uma reflexão sobre o turismo na cidade do Porto e como este afeta a cidade e o seu futuro.
- Porto, Smart Cities e turismo - a criação de uma Persona, pós pandemia?Publication . Gouveia, Luis Borges; Correia, AmaroUma cidade pode ser definida como um lugar densamente povoado, com limites administrativos e esta, tem sempre amplos sistemas variáveis, em áreas como a habitação, os transportes, o saneamento, os serviços públicos, as empresas, a comunicação entre outros. Esta densidade facilita a interação entre a comunidade e os órgãos públicos e privados tendo como objetivo beneficiar as diferentes partes na qualidade de vida dos residentes e de quem passa pela cidade na eficiência da distribuição de bens e serviços. Na cidade do Porto, o Turismo e o Marketing são cada vez mais temas importantes, quer na ligação, quer no conteúdo, onde os atores podem e devem gerir o território, seja público ou privado, encarando o futuro de uma cidade digital, inclusiva e aberta a novos residentes, nunca perdendo a sua identidade. A criação de Personas, por parte dos vários intervenientes e atores da cidade deve ser fundamento de defesa, interessante para quem governa a cidade com vista a uma só atividade, que é o turismo. Como definir e atualizar “o seu consumidor?” Algumas questões se levantam sobre a sustentabilidade económica da cidade já que a sua gestão, direcionada para uma só atividade, pode levar ao descalabro económico e social, como se percebeu com a pandemia. O que fazer neste contexto? Congregar pensamentos para que a gestão tenha dados mensuráveis e objetivos, é uma possibilidade. Adicionalmente é proposta uma restruturação da missão, objetivos e valores das associações e outros stakeholders que acumulam competências sobrepostas no contexto do turismo.
