Repository logo
 
Publication

Porto, Smart Cities e turismo - a criação de uma Persona, pós pandemia?

dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorCorreia, Amaro
dc.date.accessioned2023-11-24T16:57:49Z
dc.date.available2023-11-24T16:57:49Z
dc.date.issued2023-11-24
dc.description.abstractUma cidade pode ser definida como um lugar densamente povoado, com limites administrativos e esta, tem sempre amplos sistemas variáveis, em áreas como a habitação, os transportes, o saneamento, os serviços públicos, as empresas, a comunicação entre outros. Esta densidade facilita a interação entre a comunidade e os órgãos públicos e privados tendo como objetivo beneficiar as diferentes partes na qualidade de vida dos residentes e de quem passa pela cidade na eficiência da distribuição de bens e serviços. Na cidade do Porto, o Turismo e o Marketing são cada vez mais temas importantes, quer na ligação, quer no conteúdo, onde os atores podem e devem gerir o território, seja público ou privado, encarando o futuro de uma cidade digital, inclusiva e aberta a novos residentes, nunca perdendo a sua identidade. A criação de Personas, por parte dos vários intervenientes e atores da cidade deve ser fundamento de defesa, interessante para quem governa a cidade com vista a uma só atividade, que é o turismo. Como definir e atualizar “o seu consumidor?” Algumas questões se levantam sobre a sustentabilidade económica da cidade já que a sua gestão, direcionada para uma só atividade, pode levar ao descalabro económico e social, como se percebeu com a pandemia. O que fazer neste contexto? Congregar pensamentos para que a gestão tenha dados mensuráveis e objetivos, é uma possibilidade. Adicionalmente é proposta uma restruturação da missão, objetivos e valores das associações e outros stakeholders que acumulam competências sobrepostas no contexto do turismo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGouveia, L. e Correia, A. (2023). Porto, Smart Cities e turismo - a criação de uma Persona, pós pandemia? Atlântico Business Summit. Vila Nova de Gaiapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12438
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher*TRS - Tecnologia, Redes e Sociedadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPersonapt_PT
dc.subjectSmart citiespt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectPortopt_PT
dc.titlePorto, Smart Cities e turismo - a criação de uma Persona, pós pandemia?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Gaiapt_PT
oaire.citation.titleAtlântico business summitpt_PT
person.familyNameBorges Gouveia
person.givenNameLuis
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
apre_abssummit2023_lmbg_ac.pdf
Size:
3.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: