Repository logo
 
Publication

Maus-tratos e linguagem: estudo realizado com crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorRocha, Joana
dc.contributor.authorSousa, Mário Pedro de Queiroz e
dc.date.accessioned2012-02-09T15:38:10Z
dc.date.available2012-02-09T15:38:10Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionTrabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Terapêutica da Falapor
dc.description.abstractA relevância deste estudo prende-se com o aumento da prevalência de maus-tratos a crianças, com consequências ao nível desenvolvimento da linguagem. (Westby, 2007) A tipologia de risco negligência pode implicar um maior comprometimento. Allen e Olivier, 1982) Neste sentido, avaliamos a linguagem. O estudo consistiu na utilização de um instrumento de avaliação TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) Aplicámos aos 37 participantes o instrumento, calculando as correlações entre os resultados recolhidos num só momento, para os grupos 1) e 2), respectivamente: crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ e sem processo, assim como, para os grupos: 3) e 4) respectivamente crianças com processo de promoção e protecção em CPCJ – Tipologia de Risco – Negligência e Abuso Emocional/Psicológico. Concluímos que as vítimas de maus-tratos, apresentam resultados inferiores do ponto de visto da linguagem - compreensão e expressão, concluindo-se igualmente de acordo com os resultados, que as crianças negligenciadas apresentam resultados inferiores ao nível da linguagem - expressão. The relevance of this study it’s related with the increase of prevalence of child maltreatment, with consequences on the language development. (Westby, 2007) The neglect typology, can promote a larger commitment. (Allen e Olivier, 1982) Thus, we use an assessment tool – TALC. (Sua-Kay e Tavares, 2010) The instrument was used in 37 subjects, and the correlations between the results of the groups 1) and 2), respectively: child with protection and promotion process in CPCJ and without process, has, the groups: 3) and 4) respectively: child with protection and promotion process in CPCJ – neglected and emotionally/psychologically abused. We have found that the victims of child maltreatment, shows worst results in language assessment – comprehension and expression, we also found that neglected children shows worst results on language assessment – expression.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2751
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleMaus-tratos e linguagem: estudo realizado com crianças em idade pré-escolarpor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
T_18514.pdf
Size:
269.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXOS_18514.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: