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- A sala de aula invertida num cenário potencial de integração com a wikipédiaPublication . Lopes, Sergio; Borges Gouveia, Luis; Reis, PedroObjetivos da apresentação: Partilhar o que é a sala de aula invertida (Flipped Classroom) Verificar o estado da investigação em curso sobre a sala de aula invertida e alguns dados preliminares Refletir sobre a Wikipédia e o seu uso no Ensino Superior Refletir sobre a Wikipédia e a sua potencial relação com a sala de aula invertida
- Resultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroNeste relatório apresentamos os resultados da investigação de campo e a decorrente análise estatística realizada no âmbito do estudo de doutoramento em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) em curso, acerca de uma amostra composta por discentes (n=152) oriundos de cursos superiores da área de Ciências Informáticas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. Os resultados e as informações foram obtidos através da realização de um total de nove (9) experimentos, compostos por: um (1) experimento piloto mais oito (8), sendo uma parte dos dados coletados através de grelhas de observação e a outra parte através da aplicação de inquéritos por questionário, numa investigação de características quali-quantitativas e com a abordagem metodológica em torno da Investigação-Ação (I-A). O presente relatório apresenta os resultados para o experimento que foi testado no contexto do relatório TRS 01/2019 intitulado “Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto”. O experimento piloto serviu de base para o protocolo das sucessivas experiências realizadas e reportada a sua análise exploração de dados no presente documento.
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo FerreiraIntrodução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científica
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroO início da década de 1990 é marcado pelo surgimento de uma profunda mudança, a criação de um ponto de inflexão na relação das pessoas com a informação e a tecnologia digital, que impulsionado fortemente pela disponibilização e crescimento exponencial da Internet democratizou o acesso à informação e ao conhecimento, transformando a forma de relacionamento das pessoas em todos os setores da sociedade. O sistema de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior, passa a ser submetido a novos paradigmas, observando seus modelos educacionais sendo colocados em questão, seja pela tecnologia digital e os consequentes recursos advindos desta, como por um novo público estudantil que se apresenta com um comportamento modificado, oriundo de uma sociedade conectada em rede, submetida e tendo acesso a uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo. Instituições de Ensino, docentes e discentes precisam de se adaptar, encontrar novos caminhos na sua relação com a sala de aula, que foi modificada estando muito além do espaço temporal e físico escolar. Os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, agora tem que conviver com as tecnologias digitais, o que vem ocasionando com o passar do tempo, o surgimento de metodologias de ensino alinhadas com as tecnologias, apresentadas sob variadas denominações, como: e-learning, EaD, b-learning ou ensino híbrido, m-learning, etc. VII O presente estudo tem por objetivo analisar e realizar uma reflexão crítica e embasada cientificamente, sobre as potencialidades e os desafios de uma das variantes metodológicas do ensino b-learning conhecida como “sala de aula invertida” (em inglês flipped classroom). Para tal, além do estudo da bibliografia científica, foi realizado um processo de Investigação-Ação com os discentes de duas Instituições de Ensino Superior de Portugal, sendo os discentes submetidos a aulas experimentais em contexto de sala de aula invertida e a coleta de dados realizada através de grelhas de observação e inquéritos por questionário. Os dados e as consequentes informações obtidas pela análise dos resultados da investigação possibilitou o desenvolvimento de uma proposta metodológica no contexto da sala de aula invertida, para a implementação no âmbito do Ensino Superior, denominada “Matriz de Ciclo de Aula Invertida no Ensino Superior” ou simplesmente “MaCAIES”, que é apresentado como um dos contributos deste estudo, além de todos os dados obtidos e análises realizadas.
- O modelo de ensino da flipped classroom (sala de aula invertida) no âmbito do ensino superiorPublication . Lopes, Sergio; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
- Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroEste relatório apresenta os resultados de um experimento realizado no âmbito das turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa. O experimento consistiu em realizar uma aula sobre Diagrama de Classes (UML), conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através do modelo pedagógico da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). O experimento foi realizado com o suporte de um protocolo de procedimentos, uma grelha de observação, um inquérito e uma relação de instruções aos alunos. No final do experimento os alunos responderam um inquérito, cujo objetivo principal foi verificar os sentimentos, aspetos comportamentais e de desempenho dos alunos face ao modelo pedagógico da “sala de aula invertida”. Este experimento é parte integrante do Doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da “sala de aula invertida”, nos processos de ensino e aprendizagem no nível do Ensino Superior.
- O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagemPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Reis, PedroAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão profundamente relacionadas com a maioria das atividades humanas, seja no meio profissional ou acadêmico, as TIC trazem como ferramenta, enormes vantagens, e otimizam as atividades diárias de maneira muito eficiente se empregadas adequadamente. É tal a importância das TIC na sociedade atual e no meio acadêmico, que essas vêm sendo amplamente estudadas e analisadas por pesquisadores universitários de diversas áreas acadêmicas, em função das transformações que as TIC causam nas atividades profissionais no interior das indústrias, e principalmente na Educação. No contexto da Educação, principalmente no ensino superior, a utilização das TIC está profundamente disseminada, sejam nos recursos tecnológicos utilizados no ensino presencial, como nos utilizados na Educação a Distância (EaD), tendo este último crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente na oferta de cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Na atualidade observamos uma enorme variedade de recursos disponibilizados pelas TIC, oferecidos aos professores e alunos, o que vem notadamente exigindo uma rápida adaptabilidade por parte de ambos, obrigando-os de certa forma, a se ajustar em suas atividades pedagógicas, principalmente nos processos de ensino-aprendizagem. O mundo tecnológico atual exige muito dos professores, exigindo um constante aperfeiçoamento profissional frente às novas tecnologias, destacadamente as computacionais, conhecimentos esses que vão muito além de suas áreas de formação, colocando os professores numa situação de aprender e reaprender constantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo de caso no Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares de Azevedo (CETTAA), mantenedora de diversas faculdades do estado de São Paulo, Brasil, junto aos professores das diversas áreas de conhecimento, investigando como esses estão se adaptando com a constante evolução das TIC, e quais os impactos positivos e/ou negativos que as TIC vem causando nos processos e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados no ensino presencial e no ensino-à-distância (EaD). The Information and Comunication Technology (ICT) is deeply related to most human activities. Either at the professional or at the academic world, ICT, as a tool, provides huge advantages, and, if properly used, those tools optimize our daily activities in a very special way. The importance of ICT is so high nowadays both in society and in the academic environment that it has been studied and analysed by university researchers from various academic areas, and that happens due to the transformations ICT brings to the professional activities inside the taken industries, and mainly in the Educational sector. Considering the Educational sector, mainly at the highest levels, ICT’s use is highly disseminated both when needed for developping the technological resources used during the classes taken and during the distance learning. This last way of teaching has become extremely more frequent lately mainly considering the offer of graduation and post graduation courses at the Institutions of Superior Courses (IES) in Brazil. We notice, nowadays, that a great variety of resources has been offered by ICT to teachers and students and that this has demanded a quick adaptability of both groups. Due to this fact, they are somehow obliged to adjust their pedagogical activities, mainly on teaching-learning processes. At this moment in history, the technological world demands a lot from teachers and a constant knowledge increasing regarding the new acquisitions in the different áreas of studies, leads teachers to a situation of constant learning and perfecting knowledge on different areas. This goes, then, beyond their specific áreas of studies. Considering this context, this piece of work has the purpose of making a subject study at the Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares Penteado (CETTAA), which maintains several colleges in the State of São Paulo, Brazil, with teachers in different areas of knowledge. It will investigate how they are adapting to the constant evolution of TIC and the positive and/or negative impact the ICT’s have been causing on the processes and the methodologies of teaching-learning used on the premises and distance learning.
- A avaliação das aprendizagens em ambientes de ensino no contexto do e-learning: as possibilidades e os desafios em torno da aferição do conhecimentoPublication . Lopes, Sergio; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
- Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedadePublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroEste relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo FerreiraIntrodução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científicas