Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.95 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão profundamente relacionadas com a maioria das atividades humanas, seja no meio profissional ou acadêmico, as TIC trazem como ferramenta, enormes vantagens, e otimizam as atividades diárias de maneira muito eficiente se empregadas adequadamente.
É tal a importância das TIC na sociedade atual e no meio acadêmico, que essas vêm sendo amplamente estudadas e analisadas por pesquisadores universitários de diversas áreas acadêmicas, em função das transformações que as TIC causam nas atividades profissionais no interior das indústrias, e principalmente na Educação.
No contexto da Educação, principalmente no ensino superior, a utilização das TIC está profundamente disseminada, sejam nos recursos tecnológicos utilizados no ensino presencial, como nos utilizados na Educação a Distância (EaD), tendo este último crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente na oferta de cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.
Na atualidade observamos uma enorme variedade de recursos disponibilizados pelas TIC, oferecidos aos professores e alunos, o que vem notadamente exigindo uma rápida adaptabilidade por parte de ambos, obrigando-os de certa forma, a se ajustar em suas atividades pedagógicas, principalmente nos processos de ensino-aprendizagem.
O mundo tecnológico atual exige muito dos professores, exigindo um constante aperfeiçoamento profissional frente às novas tecnologias, destacadamente as computacionais, conhecimentos esses que vão muito além de suas áreas de formação, colocando os professores numa situação de aprender e reaprender constantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo de caso no Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares de Azevedo (CETTAA), mantenedora de diversas faculdades do estado de São Paulo, Brasil, junto aos professores das diversas áreas de conhecimento, investigando como esses estão se adaptando com a constante evolução das TIC, e quais os impactos positivos e/ou negativos que as TIC vem causando nos processos e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados no ensino presencial e no ensino-à-distância (EaD). The Information and Comunication Technology (ICT) is deeply related to most human activities. Either at the professional or at the academic world, ICT, as a tool, provides huge advantages, and, if properly used, those tools optimize our daily activities in a very special way.
The importance of ICT is so high nowadays both in society and in the academic environment that it has been studied and analysed by university researchers from various academic areas, and that happens due to the transformations ICT brings to the professional activities inside the taken industries, and mainly in the Educational sector.
Considering the Educational sector, mainly at the highest levels, ICT’s use is highly disseminated both when needed for developping the technological resources used during the classes taken and during the distance learning.
This last way of teaching has become extremely more frequent lately mainly considering the offer of graduation and post graduation courses at the Institutions of Superior Courses (IES) in Brazil. We notice, nowadays, that a great variety of resources has been offered by ICT to teachers and students and that this has demanded a quick adaptability of both groups. Due to this fact, they are somehow obliged to adjust their pedagogical activities, mainly on teaching-learning processes.
At this moment in history, the technological world demands a lot from teachers and a constant knowledge increasing regarding the new acquisitions in the different áreas of studies, leads teachers to a situation of constant learning and perfecting knowledge on different areas. This goes, then, beyond their specific áreas of studies. Considering this context, this piece of work has the purpose of making a subject study at the Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares Penteado (CETTAA), which maintains several colleges in the State of São Paulo, Brazil, with teachers in different areas of knowledge. It will investigate how they are adapting to the constant evolution of TIC and the positive and/or negative impact the ICT’s have been causing on the processes and the methodologies of teaching-learning used on the premises and distance learning.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação
Keywords
TIC Ensino-aprendizagem Ensino presencial EaD TIC Teaching-learning Face to face learning Distance learning