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  • Competências de comunicação na formação pré-graduada de estudantes de fisioterapia: análise comparativa documental
    Publication . Almeida Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
    A elevada importância das competências de comunicação clínica/em saúde nas profissões de saúde, requer que o seu ensino seja introduzido ainda na aprendizagem pré-graduada. Para verificar se os programas/planos de estudo do curso de fisioterapia dos estabelecimentos de ensino superior português evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde e identificar unidades curriculares que o façam de uma forma exclusiva ou inclusiva, caracterizando tal ensino, procedeu-se a um estudo de Análise Comparativa Documental. Pesquisa efetuada entre final de dezembro/2020 e início de março/2021, inicialmente para identificação dos ciclos de estudo com acreditação dos seus planos curriculares e conteúdos programáticos das unidades curriculares que evidenciam o ensino de competências de comunicação clínica/em saúde. Levantamento de documentos/dados, disponíveis publicamente nos sites oficiais das instituições de ensino superior e Diário da República eletrónico, com posterior reforço de informação complementar, enviada via email, pelas coordenações dos cursos. Foram identificados 20 ciclos de estudo em fisioterapia, registados na Direção-Geral do Ensino Superior e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Oito apresentavam unidade curricular específica/exclusiva no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde, nove apresentavam o seu ensino de forma integrada noutras unidades curriculares e outros três não apresentavam o seu ensino de modo formal em nenhuma unidade curricular. Constatou-se ainda uma disparidade em relação ao número de horas, às componentes, ao semestre/ano, ao número de ECTS (European Credit Transfer System), e mesmo em relação ao nome atribuído à unidade curricular.
  • Treino de competências de comunicação para profissionais de saúde
    Publication . Queirós, Sílvia; Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
  • Práticas interdisciplinares na Clínica Pedagógica de terapia da fala – o contributo da psicologia
    Publication . Pinto, Alexandre; Meneses, Rute; Marinho, Susana; Fonte, Carla; Freitas, Susana Vaz
    Práticas interdisciplinares na Clínica Pedagógica de Terapia da Fala – O contributo da Psicologia.
  • Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
    Publication . Botelho, Ana Ribeiro; Costa, Ana; Gomes, Ana; Carneiro, Ana Raquel; Fonte, Carla; Santana, Cláudia; Ferreira, Cristina; Duarte, Fernanda; Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; Meneses, Rute F.; Toldy, Teresa
    Construção da paz na infância: resultados de um programa de promoção da saúde
  • Editorial - Um novo sentido para o Sagrado?
    Publication . Campelo, Álvaro; Fernandes, Joaquim; Meneses, Rute
  • Psychological status of women with breast cancer during chemotherapy
    Publication . Santos, Ana; Silva, Isabel; Guimarães, Raquel; Meneses, Rute
    A breast cancer diagnosis and corresponding treatments bring several consequences to women at many distinct levels, particularly on a psychological level with the fast change of their routines and even of their bodies. As such, it seems important to understand to what factors women attribute their psychological state during or shortly after chemotherapy. Therefore, it was carried out a qualitative cross-sectional study with the main objective: to comprehend which factors contribute to women’s psychological state, in their perception, during or shortly after the submission to chemotherapy. Twenty-five women with breast cancer submitted to neoadjuvant chemotherapy were recruited through a non-probabilistic convenience sampling method. Data were collected through a structured interview and were analysed using Grounded Theory. Ten categories women consider as factors that contribute to their psychological state were identified: diagnosis’ impact; treatment’s side effects; psychological symptoms; excessive information; general well-being; social support; personal characteristics; health care; and external factors to the disease. These results show that several factors affect women psychologically during chemotherapy: some negatively and others positively. We concluded that psychologists should give personalised attention to each patient to understand their needs for being more capable of promoting factors that positively contributed to these women psychological state.
  • Metodologias de avaliação das competências de comunicação em saúde
    Publication . Queirós, Sílvia; Santos, Leonor; Meneses, Rute; Couto, Germano
    Introdução: As competências de comunicação são consideradas core skills para os profissionais de saúde, não só mas também no âmbito da saúde mental, sendo essencial que se proceda à sua avaliação, no sentido de melhorar a comunicação profissionalutente. Desta forma foi efectuada uma revisão narrativa acerca das metodologias de avaliação das competências comunicacionais em saúde. Método: Pesquisa na PubMed com as palavras-chave communication skills AND efficacy AND assessment, associada a pesquisa manual de artigos e teses de mestrado/doutoramento, com os seguintes critérios de inclusão: (1) revisões sistemáticas da literatura, ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais descritivos, estudos qualitativos; (2) descrição das metodologias de avaliação das competências comunicacionais; (3) artigos completos; (5) em inglês. Definiram-se como critérios de exclusão: (1) não ser sobre profissionais de saúde; (2) artigos de opinião. Resultados: A pesquisa resultou em 77 publicações, das quais 13 cumpriam os critérios definidos. Verificou-se a existência de variadas metodologias de avaliação, tendo-se identificado as seguintes metodologias: Observação direta, Consultas simuladas, Checklists, Feedback dos utentes, Auto-percepção dos participantes, Modelo de 360o , Modelo ACT. Discussão: Ao identificar as metodologias de avaliação mais utilizadas, verificou-se uma elevada heterogeneidade entre os estudos analisados, o que dificulta a comparação da eficácia de diferentes programas de treino de (variadas) competências de comunicação. Urge clarificar e sistematizar os prós e contras das diferentes metodologias, de modo a uma maior uniformização e melhor comparação dos resultados das intervenções.
  • Myofascial release effects in teachers' posture, muscle tension and voice quality: a randomized controlled trial
    Publication . Cardoso, Ricardo; Meneses, Rute; Lumini-Oliveira, José; Pestana, Pedro
    Summary: Objective. Myofascial release (MFR) comprises a set of manual therapeutic techniques applied to many conditions, but specific evidence concerning its effects on body posture, muscle tension and voice has been lacking. Thus, the aim of this study was to verify the effects of MFR in teachers’ posture, muscular tension and voice quality. Study Design. Randomized controlled trial − crossover. Methods. Twenty-four teachers, after completing a Sociodemographic and Clinical Questionnaire and providing written informed consent, were randomly distributed into two groups designated Group 1 (G1; n = 12; received MFR first) and Group 2 (G2; n = 12; belong to control group first). All participants received treatment and were into control group, since, after a 14 day period, procedures were switched between groups. Photogrammetry, muscle tension assessed through palpation, algometry, aerodynamic assessment of voice, acoustic and auditory-perceptual analysis of voice were performed before and after interventions. Results. Regarding voice, statistically significant differences were found when intervention was applied to both groups for maximum phonation time (MPT) (G1 P = 0.019; G2 P = 0.004). The acoustic variables did not differ. Concerning the auditory-perceptual analysis of voice statistically significant differences were found when intervention was applied in both groups for Grade in G2 (P = 0.046) and for Roughness in G1 (P = 0.025). Regarding the photogrammetry assessment statistically significant differences were found when intervention was applied to both groups in many parameters while as control group they did not. Concerning the algometry and muscle tension assessed through palpation statistically significant differences were found when intervention was applied in all muscles. Conclusions. Findings indicated that MFR seems to be an effective therapy in improving MPT, two subscales (Grade and Roughness) of the GRABASH scale, muscle tension assessed through palpation and algometry. Regarding photogrammetry, MFR had an immediately effect in improvement of the posture, especially related with head.