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- Utilização de scanner intra oral para confeção de prótese parcial removível: revisão narrativaPublication . Marques, André Duarte de Azevedo; Soares, TâniaA prótese parcial removível é uma das reabilitações orais mais versáteis. O seu processo de confeção laboratorial já está adaptado ao digital, porém o processo clínico com o uso de scanner intra oral (IOS) ainda é pouco difundido. O objetivo dessa revisão narrativa é verificar na literatura as indicações, vantagens, desvantagens e limitações do uso do IOS para confeção de próteses parciais removíveis esqueléticas. Após pesquisa nas bases de dados PubMed, foram selecionados 37 artigos para realizar esta revisão. Foram avaliadas informações sobre a acurácia da digitalização intra oral de arcada total, a digitalização de tecidos moles, a transferência da oclusão com scanner intra oral e a adaptação de infraestrutura. O artigo conclui que a literatura apresenta a possibilidade de realizar todos os tipos de tratamento de prótese parcial removível com o uso de IOS e outras ferramentas digitais, porém, ainda é maior evidência em casos de extremo livre e em reabilitações com áreas edêntulas extensas.
- Myofascial release effects in teachers' posture, muscle tension and voice quality: a randomized controlled trialPublication . Cardoso, Ricardo; Meneses, Rute; Lumini-Oliveira, José; Pestana, PedroSummary: Objective. Myofascial release (MFR) comprises a set of manual therapeutic techniques applied to many conditions, but specific evidence concerning its effects on body posture, muscle tension and voice has been lacking. Thus, the aim of this study was to verify the effects of MFR in teachers’ posture, muscular tension and voice quality. Study Design. Randomized controlled trial − crossover. Methods. Twenty-four teachers, after completing a Sociodemographic and Clinical Questionnaire and providing written informed consent, were randomly distributed into two groups designated Group 1 (G1; n = 12; received MFR first) and Group 2 (G2; n = 12; belong to control group first). All participants received treatment and were into control group, since, after a 14 day period, procedures were switched between groups. Photogrammetry, muscle tension assessed through palpation, algometry, aerodynamic assessment of voice, acoustic and auditory-perceptual analysis of voice were performed before and after interventions. Results. Regarding voice, statistically significant differences were found when intervention was applied to both groups for maximum phonation time (MPT) (G1 P = 0.019; G2 P = 0.004). The acoustic variables did not differ. Concerning the auditory-perceptual analysis of voice statistically significant differences were found when intervention was applied in both groups for Grade in G2 (P = 0.046) and for Roughness in G1 (P = 0.025). Regarding the photogrammetry assessment statistically significant differences were found when intervention was applied to both groups in many parameters while as control group they did not. Concerning the algometry and muscle tension assessed through palpation statistically significant differences were found when intervention was applied in all muscles. Conclusions. Findings indicated that MFR seems to be an effective therapy in improving MPT, two subscales (Grade and Roughness) of the GRABASH scale, muscle tension assessed through palpation and algometry. Regarding photogrammetry, MFR had an immediately effect in improvement of the posture, especially related with head.
- Promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: estudo piloto da eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo onlinePublication . Moreira, Mafalda da Costa; Fonte, CarlaAs intervenções psicológicas positivas das quais surgem as intervenções baseadas nas forças de caráter propostas por Peterson e Seligman (2004) têm vindo a ser destacadas como competências potenciadoras dos recursos internos dos indivíduos e um ingrediente que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto e eficácia de um programa de intervenção em grupo online, de 5 semanas, baseado nas forças de caráter na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, numa amostra não clínica de jovens adultos. Um total de 20 estudantes universitários do sexo feminino voluntariam-se para participar no estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de comparação (n=10) e grupo de intervenção (n=10) compostos apenas por mulheres, com uma média de idades de 21 anos (DP=1.054) e (DP=1.491) respetivamente. A avaliação do programa foi realizada online em dois momentos (pré e pós-intervenção), adotando diferentes instrumentos: Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Ainda, como forma de avaliar a perceção dos participantes acerca desta intervenção foi aplicado um Questionário de Avaliação Global do curso. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, apresentando um aumento do nível de bem-estar social e da autoestima, bem como uma diminuição da sintomatologia depressiva. A aplicação deste programa em contexto de intervenção em grupo, parece ter tido um impacto no desenvolvimento positivo dos participantes, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Em futuras investigações sugere-se a aplicação deste tipo de programas numa amostra de maiores dimensões (dos vários géneros) e ainda que o processo de amostragem seja concretizado de forma aleatória. Em síntese, este estudo pretende contribuir para o avanço das investigações em intervenções psicológicas positivas em formato online e ainda ser um ponto de partida para futuras pesquisas.