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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: As competências de comunicação são consideradas core skills para os
profissionais de saúde, não só mas também no âmbito da saúde mental, sendo essencial
que se proceda à sua avaliação, no sentido de melhorar a comunicação profissionalutente. Desta forma foi efectuada uma revisão narrativa acerca das metodologias de
avaliação das competências comunicacionais em saúde.
Método: Pesquisa na PubMed com as palavras-chave communication skills AND
efficacy AND assessment, associada a pesquisa manual de artigos e teses de
mestrado/doutoramento, com os seguintes critérios de inclusão: (1) revisões
sistemáticas da literatura, ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais
descritivos, estudos qualitativos; (2) descrição das metodologias de avaliação das
competências comunicacionais; (3) artigos completos; (5) em inglês. Definiram-se
como critérios de exclusão: (1) não ser sobre profissionais de saúde; (2) artigos de
opinião. Resultados: A pesquisa resultou em 77 publicações, das quais 13 cumpriam os critérios
definidos. Verificou-se a existência de variadas metodologias de avaliação, tendo-se
identificado as seguintes metodologias: Observação direta, Consultas simuladas,
Checklists, Feedback dos utentes, Auto-percepção dos participantes, Modelo de 360o
,
Modelo ACT.
Discussão: Ao identificar as metodologias de avaliação mais utilizadas, verificou-se
uma elevada heterogeneidade entre os estudos analisados, o que dificulta a comparação
da eficácia de diferentes programas de treino de (variadas) competências de
comunicação. Urge clarificar e sistematizar os prós e contras das diferentes
metodologias, de modo a uma maior uniformização e melhor comparação dos resultados das intervenções.
Description
Keywords
Competências de comunicação Avaliação Profissionais de saúde