Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Alfabetización en salud en contexto penitenciario: programa de educación por paresPublication . Jólluskin, Gloria; Silva, Isabel; De Castro Rodrigues, AndreiaEl presente trabajo describe la planificación de un programa de educación para la salud en contexto penitenciario, utilizó una metodología comunitaria y de educación por pares. El programa tenía como objetivo aumentar el bien estar físico y emocional de los internos y dotarlos de estrategias para poder enfrentar los retos de la reclusión. Identificamos las necesidades de intervención a través de entrevistas a informadores clave y a los internos. Posteriormente, diseñamos e implementamos la intervención, desarrollando ocho sesiones que evaluamos con un cuestionario. Fueron elaborados carteles divulgativos de mensajes de salud para transferir conocimientos a los restantes internos.
- Análise da fundamentação das decisões dos juízes: a relevância dos relatórios sociaisPublication . Sacau, Ana; Jólluskin, Gloria; Castro Rodrigues, Andreia de; Gonçalves, Salvador; Rua, Filipa; Pinho, MarisaA partir da análise da importância dada aos relatórios sociais para determinação da sanção elaborados pela Direcção-Geral de Reinserção Social, o objectivo deste trabalho consiste em analisar como os juízes fundamentam a motivação das decisões de sentença. Através de uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo de sentenças no âmbito criminal, pudemos identificar três tipos de argumentos usados pelos juízes para motivar as suas decisões: argumentos relativos ao crime, argumentos relativos ao arguido e argumentos do próprio juiz. Using the analysis of the importance given to social reports for sentence determination made by Direcção-Geral de Reinserção Social, the aim of this paper consists in studying how judges justify judicial decisions. Using a qualitative methodology based on content analysis of criminal sentences we identified three categories of arguments used by judges to support their sentence decisions: crime explanations, offender explanations and explanations based on the own judge experiences.
- A cidadania e a (des)identificação dos cidadãos com a justiça – um contributo da PsicologiaPublication . Sacau, Ana; Castro Rodrigues, Andreia deNeste artigo reflecte-se sobre o papel do conhecimento que deriva e se fundamenta na investigação científica no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente e implicada. Utilizando como fio condutor uma breve resenha histórica da consolidação da escola da psicologia da justiça e apelando a algum do seu corpo teórico, concretamente acerca da tomada de decisões judiciais, pretende-se uma reflexão sobre a perniciosidade de uma visão distorcida e desinvestida (ou erradamente investida) dos cidadãos relativamente aos dispositivos de justiça. This article focuses on the role of knowledge based on scientific research in developing citizens’ awareness and involvement. By addressing a brief history of the consolidation of psychology of justice and some of its theoretical framework, specifically about the judicial decision-making, we intend to discuss the perniciousness of a distorted and disinvested (or wrongly invested) perspective of citizens towards justice.