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Moutinho, Ana Viale

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  • A origem da obra de publicidade
    Publication . Moutinho, Ana Viale; Tunhas, Paulo
  • O desejo por uma comunicação em linha que, tal como a tradição, já não é o que era
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    Diz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detrimento de outras formas de comunicação. Este artigo pretende mostrar como é que o desejo definido por René Descartes está ligado à forma como o usuário utiliza os diversos meios de comunicação em linha para explicar e exemplificar aspectos positivos e negativos desta comunicação, de forma a que possa maximizar os resultados provenientes desta interacção.
  • Publicidade, tabaco e estratégias
    Publication . Nunes, Laura M.; Moutinho, Ana Viale
    O tabaco, chegado à Europa através do movimento dos Descobrimentos, exibe uma história impregnada dos efeitos da publicidade. Nomeadamente, o consumo generalizado do cigarro foi-se instalando em obediência a estratégias publicitárias astutamente delineadas. Actualmente alvo de campanhas dissuasoras, o tabagismo já foi estimulado por uma máquina publicitária poderosa e muito apelativa. Este trabalho apresenta uma breve história do tabaco, procurando evidenciar a determinante influência da publicidade sobre a evolução do consumo tabágico, dando como exemplo as estratégias utilizadas pela Camel.
  • Internet, museu e educação: alguns exemplos de e para Portugal e Brasil
    Publication . Ferreira, Isabel Cristina Rodrigues; Moutinho, Ana Viale
    Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas que possam ser usadas pelos sítios dos museus para melhorar os recursos educacionais.
  • Sincronizando o kitsch
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    Por ser um termo relativamente recente, e por se utilizar com várias conotações, umas certas e outras erradas, vou abordar o kitsch neste artigo para tentar contribuir com uma achega com vista à sua definição e à sua tipologia. Assim, começarei por definir o termo e sincronizar o seu, aparecimento no espaço e no tempo. Digo sincronizar e não localizar, porque, como veremos, ele começou no séc. XIX na Baviera e teve, desde logo, vários significados, todos eles sinónimos de vigarice, falsificação ou “piroso”. Mas kitsch é, ou pode ser, mais do que isso. Kitsch pode ser uma anti-Arte, e isto quer dizer que ele deve ter alguma Arte para poder ser considerado como tal; é ele que vai ajudar a levar um pouco de cultura às massas. Finalmente, sincronizo o kitsch através da sua tipologia, isto é, depois de investigar sobre este tema, pude constatar que, no fundo, ele pode ser classificado em quatro tipos que abarcam praticamente todas as formas em que o kitsch nos aparece.
  • Teaching culture through advertising
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    Quando se ensina uma língua estrangeira, devem-se apresentar aos alunos aspectos culturais e a publicidade poderá ser uma boa maneira de mostrar a cultura através de uma perspectiva diferente. Este artigo irá mostrar o que é a cultura e como é que a publicidade poderá ser usada para ensinar alguns aspectos culturais de um país.
  • Tirar prazer da obra de arte?
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    Na noção de fruição de uma peça, está implícito que o seu espectador ou utilizador vai compreendê-la, perceber para que é que ela serve e, por fim, tirar partido dela, no sentido de gostar ou não dela. Descobrimos que, no seguimento da definição anterior, a legislação portuguesa, no artigo 78º da Constituição da República Portuguesa, prevê o Direito à Fruição e Criação Cultural, segundo o qual “todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de defender o património cultural” e que o Estado está incumbido de diversas obrigações para esta situação se realizar (Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa). Nos anos 80, a Museums Association (Davies, 1994: 36) definiu o museu como uma institução que recolhe, documenta, preserva, exibe e interpreta materiais, aos quais associa informação para benefício do seu público. Esta ideia está actualizada, na medida em que, hoje em dia, e segundo a Museums and Galleries Commission (1994: 321), é função dos museus colocar à disposição dos seus visitantes ou estudiosos um representação selectiva das peças das suas colecções, bem como a informação disponível sobre elas, de forma a poder ser estudada e… fruída.
  • PO.EX'70-80 arquivo digital da literatura experimental portuguesa: comunidades e coleções no DSpace
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    Este poster tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e classificação de literaturas e práticas artísticas multimodais a partir do projecto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, o qual vai utilizar a plataforma DSpace para mostrar os seus cerca de sete mil documentos. PO-EX [POesia EXperimental] foi um movimento literário português iniciado na década de 1960 que surgiu a partir da poesia concreta e visual. Entre 2005 e 2008, o projeto “CD-ROM da PO-EX (Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos)” permitiu a realização de estudos acerca do experimentalismo literário português dos anos 1960 e se criou um arquivo digital com as principais revistas, catálogos e publicações desse grupo de poetas, podendo ser consultado em www.po-ex.net. Este trabalho foi recentemente alargado aos anos 1970 e 80, aperfeiçoando e desenvolvendo os estudos e recolhas já iniciados. Ambos os projectos têm financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projecto PO.EX’70-80 pretende “recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o ‘happening’ e a literatura cibernética - extensões e renovações do experimentalismo literário do período anteriormente analisado” (Torres 2009), permitindo o acesso aberto a revistas, catálogos, textos teóricos, manifestos, livros de autor, bibliografia, entrevistas com poetas; a artigos científicos sobre vários temas abrangidos no arquivo que vão contribuir para o enquadramento teórico do arquivo; e a planos de aula para ajudar a disseminar a utilização dos documentos disponíveis. Os cerca de sete mil documentos deste arquivo foram organizados numa plataforma DSpace numa única coleção intitulada “Poesia Experimental Portuguesa”. Esta está dividida em três comunidades que, por sua vez, se repartem em sub-comunidades: Materialidades - Digitais, Fonográficas, Performativas, Planográficas, Tridimensionais e Videográficas; Metatextualidades - Metatextualidades Autorais e Recepção Crítica; Paratextualidades). Estas sub-comunidades vão derivar em coleções. Todos estes itens são ainda classificados através de um conjunto fechado de palavras-chave (‘keywords’ ou ‘subject’) e de um conjunto de campos do DSpace baseados em Dublin Core (Torres, Portela e Sequeira 3). Por se tratar de um projeto ainda em construção, trata-se de uma proposta de a sua taxonomia que é relacional e processual, mas que poderá vir a sofrer alterações.
  • (Good) images (some) psychology (items) = (good) advertising?
    Publication . Moutinho, Ana Viale
    The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the product/service). These principles, plus mechanisms like dream, motivation, acceptance, empathy, seduction and other theories like the psychoanalytical, for example, will tell us why an image is more effective than another. I will bring examples of some printed advertisements to show my point of view.
  • Arquivos digitais: intersecção entre o educacional e o social
    Publication . Ferreira, Isabel Cristina Rodrigues; Moutinho, Ana Viale
    Este trabalho tem como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a sociedade, levando os alunos a ter uma perceção crítica sobre os conteúdos e a questionar sobre práticas ou conceitos do meio envolvente. Para isso mostraremos como é que se podem utilizar estes recursos, apresentando exemplos de alguns arquivos da área da história e da literatura, aplicando alguns deles ao PO.EX’70-80 – Arquivo da Literatura Experimental Portuguesa.