Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

oliveira, avelino

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • O pensamento e imaginĆ”rio lusitano nas obras dos arquitectos portugueses do sĆ©culo XX
    Publication . Oliveira, Avelino; Rui Leandro Maia; Luƭs Pinto de Faria; dir. Ɓlvaro Monteiro
  • Investigação sobre as ferramentas de qualificação do solo no planeamento urbano e arquitetónico do (grande) Porto
    Publication . Oliveira, Avelino; Guedes, LuĆ­s
    O presente artigo pretende utilizar a investigação como uma ferramenta aplicada aos Planos Diretores Municipais dos municípios do Porto, de Matosinhos, da Maia, de Gondomar e de Vila Nova de Gaia. Procura-se com esta anÔlise verificar de que forma os mesmos estão estruturados e como se complementam no que toca ao ordenamento do território e, consequentemente, à sua repercussão nas arquiteturas que dele resultam. Para o desenvolvimento deste estudo analisaram-se as categorias de solo constantes nos PDM de cada um dos cinco municípios, por forma a se obterem os valores das Ôreas para a Qualificação e Classificação do Solo. O resultado desse estudo procurou compreender a dispersão do Solo Urbano e do Solo Rural no território investigado, assim como a distribuição das subcategorias nestas duas tipologias de solo, esperando servir como contributo para a compreensão das opções arquitetónicas de desenvolvimento urbano na região.
  • Cidade compreensiva entre a cidade representativa e a cidade do quotidiano - a importĆ¢ncia da compreensĆ£o da arquitetura e do urbanismo no espaƧo contemporĆ¢neo das cidades
    Publication . Oliveira, Avelino; Ferreira, João C Castro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
    Kevin Lynch referiu-se Ć  cidade como uma obra de arte temporal, ou seja, moldada pelo tempo. Leonardo Benevolo definiu a cidade em dois sentidos, o primeiro indicando a organização concentrada e integrada da vida humana, e o segundo denotando-a como um cenĆ”rio fĆ­sico da sociedade, que subsiste para lĆ” dessa sociedade. Entre um e outro, Aldo Rossi acrescentou a definição existencial de ā€œcoisa humanaā€ e defendeu que a cidade reforƧa a sua representação na ā€œreal transformação da naturezaā€. Ɖ nesta perspetiva, comum aos trĆŖs autores – de que a cidade assenta a sua gĆ©nese nas diversas camadas temporais que se vĆ£o acrescentando –, que pretendemos fazer esta reflexĆ£o. Analisando a cidade contemporĆ¢nea, defendemos que existem, dentro dos nossos espaƧos urbanos, duas cidades que colidem e só tangencialmente se tocam: a primeira designĆ”mos ā€˜cidade representativa’ e a segunda ā€˜cidade quotidiana’. O espaƧo urbano compreensivo, como intermediĆ”rio conceptual das diferentes dimensƵes da cidade apresenta-se como a matriz de investigação das diferentes visƵes urbanas permitindo-se tornar uma ferramenta no Ć¢mbito disciplinar da arquitetura e do urbanismo contemporĆ¢neo.
  • A gentil maturidade na obra de um arquitecto portuguĆŖs moderno: o Hospital de GuimarĆ£es de Celestino de Castro
    Publication . Oliveira, Avelino; dir. Ɓlvaro Monteiro
    AnÔlise do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, obra de Celestino de Castro, arquitecto da geração moderna portuguesa. Realizamos uma aproximação a elementos de projecto e de desenho compositivos nesta peça de arquitectura. Consideramos o espaço cronológico da carreira de Celestino de Castro, sob uma tentativa de interpretação contemporânea das influências que contaminaram este trabalho. This work is an analysis about the Project of Celestino de Castro for the Hospital Nossa Senhora da Oliveira located in Guimarães. We propose an approach interpretating the design elements in this architecture piece, considering the important career of the modern architect and his infuences.
  • Uma casa como eu!: apontamentos dispersos e fragmentos didĆ”cticos sobre aquela a que chamaram a mais bonita casa do mundo
    Publication . Oliveira, Avelino
    O texto consiste na abordagem a uma obra paradigmĆ”tica da história recente da arquitectura – a casa do famoso escritor Curzio Malaparte, em ItĆ”lia, explorando as suas contradiƧƵes conceptuais subjugadas Ć  ausĆŖncia de um autor formal, mas absolutamente visĆ­veis no reflexo da criação arquitectónica quando sujeita a uma anĆ”lise, segundo o ponto de vista do sujeito. Pretende-se tambĆ©m a utilização do material didĆ”ctico produzido pelos discentes, e atravĆ©s da rĆ©plica de uma obra, desenvolver as reflexƵes crĆ­ticas, assumidamente fragmentadas que pretendem lanƧar pistas para uma ligação entre a história das ideias e a história da Arquitectura e das Artes. The text is an approach to a paradigmatic architectural work within the recent history – the house of the famous writer, Curzio Malaparte, in Italy. The article aims explores its conceptual contradictions which have arisen due to the absence of a formal author. These are nevertheless visible in the reflection of the architectural creation when analysed according to Curzio’s point of view. This work also uses material produced by students, including a replica of the building, through which a critical reflection is developed. Even this is fragmented, the intention is to link the history of ideas, architecture and arts.
  • Um edifĆ­cio que nĆ£o vejo todos os dias: o edifĆ­cio da rua Delfim Ferreira de Artur Andrade
    Publication . Oliveira, Avelino
    Apreciações sobre um edifício de comércio e de serviços do arquitecto Artur Andrade. O edifício localiza-se numa artéria de grande circulação da cidade e obtem pouca atenção dos milhares de transeuntes que todos os dias por ali circulam. Neste artigo propomos uma receita simples, recomendar um segundo olhar sobre esta obra corrente e ler a qualidade dos seus vÔrios elementos arquitectónicos, sem exaltações, mas coerentemente. Basic analysis over a building designed by the 20th century Portuguese architect Artur Andrade. The building is located in one of the most traffic jam affected roads in the city of Porto and there a lack of attention to this architecture piece from the commuters. In this text we propose a simple recipe, a second look to this common building reading its architectonic elements, without elation, but reasonably.
  • A casa compreensiva: a convivencialidade na concepção arquitectónica das tipologias de habitação em Portugal Continental
    Publication . Oliveira, Avelino JosƩ Pinto de; Seixas, Paulo Castro; Faria, Luƭs Pinto de
    Esta tese aborda o tema da habitação contemporĆ¢nea e questiona as grelhas de classificação quantitativas que sustentam os parĆ¢metros tĆ©cnico-normativos que definem hoje o conceito de Casa. Em 1975, o Decreto-Lei 650/75 de 18 de Novembro introduz a designação de T (Ć­ndice nĆŗmero de quartos de uma habitação) ao Regulamento Geral de EdificaƧƵes Urbanas (Decreto-Lei n.Āŗ 38 382 de 7 de Agosto de 1951), dando origem Ć  forma de categorização utilizada para definir a habitação: T0, T1, T2, T3, etc.. Assim, por decreto, estes rótulos legais de hierarquização tipológica passaram a partilhar com o termo assoalhadas as definiƧƵes quantitativas correntes na linguagem aplicada Ć s tipologias de habitação. Cada cidadĆ£o tende a diferenciar as habitaƧƵes de uma forma muito quantitativa, pelo nĆŗmero de quartos ou pelo nĆŗmero de assoalhadas. Recentemente, na primeira dĆ©cada do sĆ©culo XXI, utilizando a mesma lógica de graduação, a legislação europeia e nacional introduziu em Portugal as classes de eficiĆŖncia energĆ©tica, neste caso, atribuindo a cada habitação uma letra, numa escala de A+ a G. Nesta tese defendemos que estas formas de classificação estĆ£o ultrapassadas e procuramos demonstrar que o abandono destes modelos quantitativos serĆ£o a charneira que marcarĆ” a mudanƧa de paradigma no trabalho dos produtores de espaƧo, nomeadamente nas habitaƧƵes a construir ou reabilitar no futuro próximo. Em vez de encarar apenas o espaƧo de habitat enquanto um contentor funcional, esta investigação pretende focalizar-se em torno do objecto conceptual e da anĆ”lise antropológica que se identifica com a ideia de uma casa. Defendemos que o habitar deve ser, tal como aconteceu no inĆ­cio do sĆ©culo XX, objecto de profunda investigação, desta vez atravĆ©s de novos processos que possam elencar a convivencialidade, os conceitos inerentes ao inclusivo e os princĆ­pios da sustentabilidade, como factores predominantes das opƧƵes futuras dos projectistas e dos promotores de espaƧo. Nesse Ć¢mbito, o nosso trabalho realiza um itinerĆ”rio no tempo (história) e no pensamento (teoria), estabelecendo os parĆ¢metros culturais, antropológicos e arquitectónicos que sustentam os princĆ­pios da organização do espaƧo da habitação, dedicando particular atenção ao contexto geogrĆ”fico de Portugal continental. Esta ā€œtematizaçãoā€ implicou tambĆ©m um resumido trabalho de ā€œhistória social da casaā€, que procurou apoiar-se numa metodologia Foucaultiana, centrando-se nos diferentes processos de subjectivização que permitissem realizar um estudo que analisasse as transformaƧƵes históricas, as quebras nas cronologias lineares e a multiplicidade de questƵes dos temas consolidados do habitar. ConstruĆ­mos uma amostra conveniente de casos de estudo, constituĆ­da por diferentes tipologias habitacionais, incluindo diferentes casas, ou seja, vivendas, moradias, apartamentos, estĆŗdios, etc., a qual permitiu realizar uma caracterização qualitativa dos modelos de habitação em Portugal na Ćŗltima dĆ©cada. Desenvolvemos uma investigação que procurou aprofundar os critĆ©rios funcionais, culturais e simbólicos que a população valoriza na vivĆŖncia das suas casas. Após esse trabalho, a investigação fornece duas importantes contribuiƧƵes para o conhecimento da casa contemporĆ¢nea, uma com uma vertente mais acadĆ©mica e outra com uma direcção profissional. O contributo acadĆ©mico assenta no estudo da casa dos portugueses, versando aproximadamente trĆŖs centenas de tipologias de habitação em Portugal continental o que representa um retrato muito Ćŗtil do estado de arte da habitação no nosso PaĆ­s. O contributo profissional concretiza-se atravĆ©s de uma ferramenta digital, um logiciĆ”rio (software) Ćŗtil aos produtores de espaƧo que pretendem construir habitaƧƵes contemporĆ¢neas adaptadas aos utentes e habitantes do paĆ­s, culminando na definição de uma nova forma de nomenclatura das habitaƧƵes. Propomos substituir as assoalhadas ou os ā€œtĆŖsā€ acrescidos de um nĆŗmero de quartos, por uma nova escala de classificação e designação das tipologias de habitação, mais articulada com as necessidades e identidades contemporĆ¢neas, com hierarquias de base qualitativa e descritiva em vez do determinismo tĆ©cnico-normativo. Finalmente, na conclusĆ£o, o trabalho lanƧa alguns desafios que emergiram da construção das ferramentas de utilidade e do estudo em torno da conceptualização do espaƧo compreensivo sobre os novos paradigmas do habitar. This thesis is structured around the theme of contemporary housing and seeks to question the quantitative and legal ranking grids that support the technical and regulatory parameters of today’s concepts of Housing. In 1975, regulation act nr. 650/75 of November 18th, introduced the term T (as an index designating the number of bedrooms per dwelling) to the General Regulation of Urban Construction (Law nr. 38382 of August 7th 1951), giving rise to the widespread use of "Ts" as a label for any type of housing cell: T0, T1, T2, T3, etc., which, together with the other internal divisions, came to provide the quantitative definitions of housing types that have remained unchanged to date. Recently, in the first decade of this century, and in line with European and national regulation, the government introduced in Portugal the energy efficiency class, in this case, giving to each house a letter, like a school rank, on a scale that goes from A + to G. In this work we argue that these forms of classifying dwellings are outdated, and we attempt to demonstrate that the rejection of these quantitative models will be the hinge that will mark a new paradigm in the work of architects and project teams for the houses in the near future. Our research suggests that the concept of house should be, as in the early twentieth century, the subject of thorough investigation, but this time, through new processes that can increase conviviality, including, therefore the idea of inclusive design and the principles of sustainable architecture, as predominant factors for the future options of designers and developers of space. In this context, this research makes a journey through time (history) and human thought (theory), establishing a number of cultural parameters, establishing the anthropological and architectural principles that underpin the spatial organization of housing, focusing particular attention on the geographical context of mainland Portugal. The theme of this thesis also entailed a brief study of the "social history of the house," seeking to draw on Foucault’s methodology, which meant focusing on the different processes of subjectivism that would allow for a study of historical transformations. We constructed a sample of case studies, consisting of different housing typologies, including different residential properties, i.e. houses, villas, apartments, studios, etc.., which allowed for a qualitative portrayal of housing models in Portugal for the last decade. We also developed a research project that sought to deepen the functional, cultural and symbolic criteria that people value in their homes. After this work, the research provides two important contributions to the knowledge of the contemporary Portuguese house. These contributions are divided into two parameters, one with an academic framework and the other as a professional guideline. The first contribution is based on the academic study of Portuguese houses, covering about three hundred types of dwellings in Portugal, which is a very useful depiction of the state of the art of housing in our country. On the other hand, the professional contribution is achieved through a digital software tool that is useful for professionals who want to build contemporary houses adapted to the users and inhabitants of their country. This tool also produces a new way of designating dwellings. We propose replacing the label of "Ts" plus a number of residential divisions with a new rating scale and description of types of housing, one that is more in tune with contemporary needs and identities, based on qualitative and descriptive building hierarchies rather than technical/normative determinism. Finally, in conclusion, the work poses some challenges for the new dwelling paradigms that emerged from the construction of the utility tools (software) and meditation on the conceptualization of comprehensive space.