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- Investigação sobre as ferramentas de qualificação do solo no planeamento urbano e arquitetónico do (grande) PortoPublication . Oliveira, Avelino; Guedes, LuísO presente artigo pretende utilizar a investigação como uma ferramenta aplicada aos Planos Diretores Municipais dos municípios do Porto, de Matosinhos, da Maia, de Gondomar e de Vila Nova de Gaia. Procura-se com esta análise verificar de que forma os mesmos estão estruturados e como se complementam no que toca ao ordenamento do território e, consequentemente, à sua repercussão nas arquiteturas que dele resultam. Para o desenvolvimento deste estudo analisaram-se as categorias de solo constantes nos PDM de cada um dos cinco municípios, por forma a se obterem os valores das áreas para a Qualificação e Classificação do Solo. O resultado desse estudo procurou compreender a dispersão do Solo Urbano e do Solo Rural no território investigado, assim como a distribuição das subcategorias nestas duas tipologias de solo, esperando servir como contributo para a compreensão das opções arquitetónicas de desenvolvimento urbano na região.
- Editorial - Investigação em Arquitectura e UrbanismoPublication . Maia, Rui Leandro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
- Crítica genética, investigación y enseñanza en Arquitectura: el caso del seminario “Le Corbusier y las casas Loucheur” (Universidade Fernando Pessoa)Publication . Candela Suárez, MaríaLos proyectos y obras arquitectónicas pueden constituir una fuente de conocimiento. Si el estudio atiende, además, a su proceso creativo, las pistas se multiplican, la metodología del autor se revela. En este sentido, la metodología de la crítica genética permite elevar el proyecto arquitectónico a campo de investigación. El estudio crítico-genético de un proyecto y su proceso creativo equivale a reconstruir un pequeño fragmento de Historia de la Arquitectura, encarada ésta desde un punto de vista completamente disciplinar, desde el oficio, autónomo. Podría así hablarse de una “Micro-Historia” de la Arquitectura, de una “Historia de los edificios”. En el plano pedagógico, este tipo de trabajo de investigación consigue ventajosamente fundir tres ejes de la Arquitectura, muchas veces disociados o débilmente ligados: el Proyecto, la Historia y la Teoría. El seminario “Le Corbusier y las maisons Loucheur” (Mestrado Integrado em Arquitectura, Universidad Fernando Pessoa), expuesto en este artículo, es un ejemplo de ello.
- Experiencia colaborativa en la enseñanza de la Arquitectura sustentablePublication . Gómez-Tagle Morales, José MartínComo resultado de una serie de talleres internacionales implementados a un grupo de estudiantes de arquitectura y diseño en Rusia, se llegó a la conclusión de que la educación se acelera, se logra un mayor interés y las propuestas de diseño son más abiertas cuando la dinámica educativa sale de su contexto habitual. Dentro del curso “diseño sustentable para futuros arquitectos” se implementaron talleres cortos, intensivos y en equipos rotativos con la misma temática pero descontextualizando los proyectos pidiéndoles adaptarlos a condiciones totalmente diferentes a las que se daban en el emplazamiento original. El reto más importante de este modelo se dio al evaluar los cambios implementados y establecer si el proceso de estos talleres impactaron en sus propuestas finales. Se llegó a la conclusión de que este cambio de paradigma logró darles una perspectiva más amplia, mejorando los resultados que año con año se venían dando en el curso.
- Realidade institucional, historiografia e fontes de gestão financeira da corte medieval portuguesaPublication . Freitas, Judite A. Gonçalves de
- Metodologias de investigação comuns nas ciências sociais: Possíveis contributos para o conhecimento de sujeitos em planeamento arquitetónico e urbanísticoPublication . Borges, Carlos; Furtado, Gonçalo; Oliveira, JoanaEste artigo expõe metodologias de investigação científica, enquanto potenciais contributos para o conhecimento de sujeitos em planeamento arquitetónico e urbanístico. Entende-se que a investigação em arquitetura e urbanismo não está pautada por metodologias únicas e claras, parecendo ser múltiplas as metodologias que permitem desenvolver teorias com as quais arquitetos e urbanistas sustentam as suas conceções. Certo é também que uma ênfase é cada vez mais dada à dita investigação científica e que potencia que a arquitetura e urbanismo reconheçam a caraterização dessas metodologias de investigação científica como possíveis contributos. Com os dados que podem obter, arquitetos e urbanistas ficam capacitados para fundamentar certas conceções e valorizar o seu projeto. De facto, técnicas de investigação comuns noutras áreas das ciências sociais permitem aumentar o conhecimento sobre os sujeitos e ponderá-lo ao nível do planeamento arquitetónico e urbanístico.
- Ensino e Investigação em Arquitectura e Urbanismo: Um ensaio sobre as dificuldades e os desafios de uma necessária reinvençãoPublication . Calix, Teresa; Sá, Manuel Fernandes deO fim do ciclo de crescimento e de investimento que teve lugar a partir da segunda metade da década de 2000 e que alterou o percurso ‘normal’ da história deixou a contemporaneidade num impasse, reconhecendo-se, por essa razão, a necessidade de uma reflexão e da reinvenção dos currículos académicos, e, também, das matérias críticas ou dos enfoques da investigação em Arquitectura e Urbanismo. No ensino a renovação incide sobre o modo como garantir a melhor formação para um mercado de trabalho necessariamente novo, diverso e cheio de incertezas, no qual os arquitectos nem sempre se conseguirão integrar nos espaços tradicionalmente e directamente associados às suas áreas de competência. Na investigação a inovação recai sobre a escolha dos objectos e dos objectivos de estudo mais pertinentes, no sentido de aceitar a mudança e reconhecer a importância de aprofundar o conhecimento sobre o novo paradigma da escassez.
- A experiência do estágio académico como interface entre o mundo universitário e profissionalPublication . Quintas, Andreia V.; Akkavak, Burcu Gözde; Amaral, Diana; Silva, MargaridaA Universidade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes na preparação da sua vida futura, em resposta aos novos e constantes desafios que se lhes afiguram, tanto a nível profissional como comportamental. A realização de estágios académicos consiste num método bastante eficaz de efetuar a interface entre o mundo académico e profissional, ao introduzir o aluno num contexto real de trabalho, ao mesmo tempo que este continua a ser acompanhado na sua formação. Além disso, o estágio permite uma validação dos conhecimentos apreendidos, assim como da preparação do aluno para a sua vida profissional futura. No urbanismo, arquitetura e arquitetura paisagista, assim como noutras áreas em que é também necessário um contacto íntimo, realista e permanente com os territórios e sociedades, de modo a responder às suas necessidades e valorizar as suas valências, esta experiência formativa revela-se da maior importância. Deste modo, pretende-se, neste artigo descrever e comparar quatro experiências de estágios académicos, realizados no âmbito da arquitetura paisagista, em diferentes ambientes profissionais e com distintos objetivos.
- Otimização de fachada no processo de projetar com recurso ao BIM – o bloco de internamento do Hospital Senhor do BonfimPublication . Santiago, PedroA fachada do edifício foi sempre alvo de investigação pelo arquiteto tanto por parâmetros técnicos como estéticos. Uma vez que assume um papel de destaque na relação com a envolvente, constituindo o interface entre o interior e o exterior, permite explorar e pesquisar o conceito de limite. É responsável pela perceção do objeto arquitetónico a partir da forma apresentada, dos materiais, do ritmo das aberturas e em alguns casos, da própria leitura dos espaços interiores. Um aspeto de extrema importância a acrescentar ao já exposto é a questão do conforto interior articulado com a necessidade energética do edifício, assumindo este elemento a responsabilidade de garantir grande parte do conforto térmico, acústico e visual. A investigação, neste caso, incidiu sobre a fachada de um edifício hospitalar, onde se considera que esse aspeto merece um cuidado especial pela parte do arquiteto. No caso do Hospital do Senhor do Bonfim, com recurso a programas BIM, testaram-se várias tipologias de fachada com o objetivo de conseguir uma otimização da solução que melhor responde à abordagem holística do problema fachada.
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