Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Modelo pedagógico para atividades de mobile learning: um estudo fundamentado na sala de aula invertidaPublication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis BorgesA educação atual apresenta-se na terceira onda tecnológica denominada de Mobile Learning (m-learning), caracterizada pelo uso de equipamentos portáteis, pela mobilidade global do usuário, conectividade ubíqua, independência de dispositivo e ambiente computacional disponível em qualquer lugar e a qualquer tempo. Na presente tese é proposto o ML-SAI, um modelo pedagógico para atividades de mobile learning, que visa contribuir na orientação, planejamento e realização de atividades pedagógicas, por meio de dispositivos móveis, tendo como base a abordagem da Sala de Aula Invertida (SAI). Nesta abordagem, o conteúdo é estudado em casa com o auxílio da tecnologia e na escola os alunos tiram as suas dúvidas e compartilham o seu aprendizado com o auxílio do professor, orientando e realizando feedbacks, com a utilização de atividades, tais como: projetos, experimentos, debates, atividades em grupo, pesquisas, entre outros. Assim o modelo apresenta como diferencial o fato de integrar o aprendizado on-line com o presencial, relacionando duas abordagens de ensino atuais, o m-learning e a SAI. Para a elaboração do ML-SAI, além da revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas exploratórias por meio de um levantamento de indicativos e três estudos de casos pilotos, que forneceram subsídios importantes que permitiram compreender melhor algumas das questões relacionadas ao uso educacional de tecnologias móveis combinadas com a abordagem SAI. Para a experimentação do modelo foram organizados três estudos de casos envolvendo alunos do ensino Médio e Superior, que ocorreram durante o ano letivo de 2019, com a utilização dos celulares dos próprios alunos. A coleta e análise dos dados foi promovida por meio de questionários on-line do Google Forms, envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa, devido às características dos dados. Por fim, as experimentações realizadas, sinalizaram que o ML-SAI apresenta potencial para orientar as atividades de m-learning, colaborando positivamente com o seu desenvolvimento.
- Modelo pedagógico ML-SAI aplicado na pós pandemia de Covid-19Publication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis BorgesCom a pandemia de COVID-19 e sem previsão de retorno das aulas presenciais, a educação foi obrigada a se adequar ao ensino a distância. Em meio a esse cenário este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir, através de estudos de caso, como estão as atividades remotas emergenciais ofertadas, em tempos da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na educação. O projecto de investigação é um trabalho de três meses para discutir os esforços aumentados pela resposta ao Covid-19 e a potencial utilização de smartphones no processo. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda a utilização do modelo pedagógico ML-SAI, para orientar atividades de Mobile Learning (m-learning), por meio da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), durante a pandemia de Covid-19 e promover algumas reflexões relevantes sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Este trabalho de pesquisa investigou como a abordagem do ML-SAI pode ser usada para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Para tal, foram realizados alguns estudos de caso, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Moodle. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o uso do Mobile Learning aplicado no modelo pedagógico ML-SAI para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Os resultados encontrados com o projeto do pós doutoramento, demonstraram que embora a utilização do modelo exija maior planejamento por parte dos professores, os benefícios alcançados são muito interessantes, tanto para os alunos, quanto para os professores, indicando uma receptividade favorável ao modelo neste momento de enormes desafios causados pela pandemia de Covid-19. Os resultados da avaliação demostraram também que a grande maioria dos alunos apreciaram a utilização dos seus Smartphones como recursos para a aprendizagem, principalmente em um cenário de incertezas, como o causado pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, os alunos expressaram ainda que a proposta de utilização do Smartphone, em geral, foi muito importante, ajudando no acesso a conteúdos da disciplina, de forma remota. Os resultados demostraram ainda que o uso das tecnologias digitais e as suas práticas nos cursos apresentou um saldo positivo, com uma releitura das experiências vivenciadas em um momento muito complicado, que é o da pandemia COVID-19, demostrando também a capacidade e compromisso dos professores e alunos com o ensino.
- Desenvolvimento de aplicativo móvel para carona acadêmicaPublication . Martins, Ernane; Trindade, Glenda; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges
- Uso do kahoot como ferramenta de aprendizagemPublication . Martins, Ernane; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges
- O uso do whatsApp na aprendizagem: uma experiência no ensino superiorPublication . Martins, Ernane; Bento Geraldes, Wendell; Rodrigues Afonseca, Ulisses; Gouveia, Luis Borges
- Contribuições da utilização do modelo pedagógico ML-SAIPublication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis Borges