Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo pedagógico ML-SAI aplicado na pós pandemia de Covid-19

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PD_36171.pdf1.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com a pandemia de COVID-19 e sem previsão de retorno das aulas presenciais, a educação foi obrigada a se adequar ao ensino a distância. Em meio a esse cenário este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar e refletir, através de estudos de caso, como estão as atividades remotas emergenciais ofertadas, em tempos da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na educação. O projecto de investigação é um trabalho de três meses para discutir os esforços aumentados pela resposta ao Covid-19 e a potencial utilização de smartphones no processo. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda a utilização do modelo pedagógico ML-SAI, para orientar atividades de Mobile Learning (m-learning), por meio da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), durante a pandemia de Covid-19 e promover algumas reflexões relevantes sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Este trabalho de pesquisa investigou como a abordagem do ML-SAI pode ser usada para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Para tal, foram realizados alguns estudos de caso, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Moodle. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o uso do Mobile Learning aplicado no modelo pedagógico ML-SAI para melhorar o ensino remoto emergencial em tempos da pandemia de COVID-19. Os resultados encontrados com o projeto do pós doutoramento, demonstraram que embora a utilização do modelo exija maior planejamento por parte dos professores, os benefícios alcançados são muito interessantes, tanto para os alunos, quanto para os professores, indicando uma receptividade favorável ao modelo neste momento de enormes desafios causados pela pandemia de Covid-19. Os resultados da avaliação demostraram também que a grande maioria dos alunos apreciaram a utilização dos seus Smartphones como recursos para a aprendizagem, principalmente em um cenário de incertezas, como o causado pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, os alunos expressaram ainda que a proposta de utilização do Smartphone, em geral, foi muito importante, ajudando no acesso a conteúdos da disciplina, de forma remota. Os resultados demostraram ainda que o uso das tecnologias digitais e as suas práticas nos cursos apresentou um saldo positivo, com uma releitura das experiências vivenciadas em um momento muito complicado, que é o da pandemia COVID-19, demostrando também a capacidade e compromisso dos professores e alunos com o ensino.
With the COVID-19 pandemic and with no prediction of the return of in-person classes, education was forced to adapt to distance learning. In the midst of this scenario, this research work aims to investigate and reflect, through case studies, how they are as remote emergency activities offered, in times of the COVID-19 pandemic, and their impacts on education. The research project is a three month work to discuss the efforts risen by the response to Covid-19 and the potential use of smartphones in the process. The work developed and described in this document addresses the use of the ML-SAI pedagogical model to guide Mobile Learning (m-learning) activities through the Active Inverted Classroom (IC) methodology during a Covid-19 pandemic and promote some relevant reflections on the use of the technological resources involved. This research paper investigated how the ML-SAI approach can be used to improve emergency remote learning in times of the COVID-19 pandemic. To this end, some case studies were carried out, with the following data collection instrument: observation, online questionnaires and registration in the Moodle virtual environment. This research work aims to evaluate the use of Mobile Learning applied in the ML-SAI pedagogical model to improve emergency remote teaching in times of the COVID-19 pandemic. The results found with the post-doctoral project showed that although the use of the model requires greater planning on the part of teachers, the benefits achieved are very interesting, both for students and for students and for teachers, indicating a receptiveness favorable to the model at this time of enormous challenges by the Covid-19 pandemic. The evaluation results also showed that the vast majority of students use their Smartphones as resources for learning, especially in a scenario of uncertainty, such as the announcement of the COVID-19 pandemic. They also expressed that the proposal to use the Smartphone, in general, was very important, helping students to access the subject's contents remotely. The results also showed that the use of digital technologies and their practices in the courses have a positive balance, with a reinterpretation of the experiences lived in a very complicated moment, which is a COVID-19 pandemic, demonstrating the capacity and commitment of teachers and students with the education.

Description

Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação, ramo de E-learning

Keywords

Sala de aula invertida Recursos tecnológicos Mobile learning Ensino Pandemia Modelo pedagógico MS-SAI Inverted classroom Technological resources Teaching Pandemic ML-SAI pedagogical model

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License