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- Modelo pedagógico para atividades de mobile learning: um estudo fundamentado na sala de aula invertidaPublication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis BorgesA educação atual apresenta-se na terceira onda tecnológica denominada de Mobile Learning (m-learning), caracterizada pelo uso de equipamentos portáteis, pela mobilidade global do usuário, conectividade ubíqua, independência de dispositivo e ambiente computacional disponível em qualquer lugar e a qualquer tempo. Na presente tese é proposto o ML-SAI, um modelo pedagógico para atividades de mobile learning, que visa contribuir na orientação, planejamento e realização de atividades pedagógicas, por meio de dispositivos móveis, tendo como base a abordagem da Sala de Aula Invertida (SAI). Nesta abordagem, o conteúdo é estudado em casa com o auxílio da tecnologia e na escola os alunos tiram as suas dúvidas e compartilham o seu aprendizado com o auxílio do professor, orientando e realizando feedbacks, com a utilização de atividades, tais como: projetos, experimentos, debates, atividades em grupo, pesquisas, entre outros. Assim o modelo apresenta como diferencial o fato de integrar o aprendizado on-line com o presencial, relacionando duas abordagens de ensino atuais, o m-learning e a SAI. Para a elaboração do ML-SAI, além da revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas exploratórias por meio de um levantamento de indicativos e três estudos de casos pilotos, que forneceram subsídios importantes que permitiram compreender melhor algumas das questões relacionadas ao uso educacional de tecnologias móveis combinadas com a abordagem SAI. Para a experimentação do modelo foram organizados três estudos de casos envolvendo alunos do ensino Médio e Superior, que ocorreram durante o ano letivo de 2019, com a utilização dos celulares dos próprios alunos. A coleta e análise dos dados foi promovida por meio de questionários on-line do Google Forms, envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa, devido às características dos dados. Por fim, as experimentações realizadas, sinalizaram que o ML-SAI apresenta potencial para orientar as atividades de m-learning, colaborando positivamente com o seu desenvolvimento.
- Perceção dos advogados sobre a representação legal de menores em processos de promoção e proteçãoPublication . Sarabando, Catarina Rodrigues; Sacau, AnaA criança, enquanto sujeito dos seus direitos, direito à sua participação e audição nos processos que a si lhe dizem respeito. Neste sentido, e de forma a que o seu superior interesse seja salvaguardado, os advogados podem constituir um papel fundamental na promoção e defesa destas crianças. De forma a constituir a melhor defesa, e com o menor dano possível, considerou-se a necessidade de aferir qual a experiência e a perceção dos advogados na representação legal de menores, mais precisamente nos processos de promoção e proteção. Através de um questionário, procuramos entender quais as dificuldades que estes profissionais sentem no contacto com os menores, que tipo de formação têm e que valorização dão a aspetos relacionados com a qualidade da entrevista, o conhecimento do desenvolvimento infantil e relacionamento profissional, o contexto de origem dos menores, a integração do menor no processo legal e a aspetos genéricos da representação legal de menores. Os resultados mostram que, embora valorizem bastante os itens apresentados, estes não deixam de apresentar diversas dificuldades relacionadas com o contacto com os pais/representantes legais, com os menores, com os técnicos, entre outras. Isto pode advir do facto que, embora os resultados revelem que 55.7% da amostra tenha realizado formação para além das suas habilitações académicas, esta formação não está relacionada com questões que os possam auxiliar no contacto com os menores, demonstrando assim uma lacuna na formação. Com base nos resultados obtidos, pretende-se que esta investigação sirva de impulso para se iniciar estudos que promovam uma cooperação entre estes profissionais, bem como na construção de formações que possam colmatar as dificuldades apresentadas, de forma a que os direitos das crianças sejam promovidos e assegurados eficazmente.
- Representação de menores em processos tutelares cíveis: a perceção dos advogadosPublication . Mendes, Joana Filipa da Silva; Sacau, AnaA participação da criança e do jovem no Tribunal está a tornar-se cada vez mais comum. Por esse motivo, torna-se fundamental que os seus representantes compreendam a relevância do seu papel para a experiência da criança e de jovem no sistema de justiça. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo perceber se existe preocupação por parte dos advogados no que concerne o bem-estar e conforto das crianças e jovens envolvidas em processos tutelares cíveis. A recolha de dados foi feita através da administração online de um questionário a uma amostra de 58 advogados com experiência em processos tutelares cíveis. Em termos de resultados, grande parte dos advogados evidenciou valorizar a participação da criança e do jovem em Tribunal destacando assim, a importância que os mesmos dão ao papel e à experiência dos menores no sistema de justiça e reconhecendo a opinião e os pontos de vista dos mesmos como uma das principais fontes de informação para a tomada de decisão. Contudo, constatou-se uma pouca procura por parte destes inquiridos em proceder com formações inerentes ao desenvolvimento da criança. O trabalho interdisciplinar foi outro tópico menos valorizado por estes profissionais. Assim, pretende-se com este estudo sensibilizar para a importância das formações inerentes à infância e aos estágios desenvolvimentais dos menores, bem como, para todos os aspetos mencionados ao longo deste estudo, por constituírem uma mais valia para salvaguardar e defender os direitos da criança.