Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação Ambiental
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
  • Produtoras de filmes publicitários em Portugal - caracterização de spots audiovisuais
    Publication . Cairrão, Álvaro; Meirinhos, Galvão dos Santos; Cardoso, Paulo Ribeiro
  • Estilos de vida e comportamento de consumo: uma análise conceptual
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Tavares, Marcos Alexandre
    A densidade do mercado concorrencial ocupado por uma forte diversidade de marcas obriga os profissionais de marketing e publicidade a analisarem cada vez com mais rigor as atitudes e comportamentos do consumidor. Os estudos de estilos de vida são uma das ferramentas essenciais para uma maior efi cácia estratégica, proporcionando uma perspectiva rica e ilustrativa dos vários grupos de potenciais consumidores ou alvos de comunicação. Este artigo faz uma abordagem conceptual dos estilos de vida como critério de segmentação identificando e analisando alguns dos principais modelos ao nível nacional e internacional.
  • Uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses: aplicação da escala List of Values (LOV)
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Costa, Helda Sofia
    Este estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”, “Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados para si próprio, concretamente “Auto-realização”. This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale – LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values “Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as “Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 1. Família, justiça, social e comunitária
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
  • O consumo de livros de ficção: contributos para uma pesquisa exploratória sobre o seu processo de compra
    Publication . Carneiro, J. A. Nunes; Cardoso, Paulo Ribeiro
    Hoje, o livro está presente no mercado competindo de forma muito viva com outros produtos e serviços culturais. Por esta razão, as ferramentas e os instrumentos de gestão de marketing e comunicação deverão assumir um papel preponderante na actividade de editores, autores e livreiros. Enquadrado neste contexto, este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório que pretende compreender o processo de compra de livros de ficção junto dos consumidores urbanos. Depois de uma análise e reflexão sobre os dados obtidos são apresentadas algumas pistas para futuras investigações. Nowadays books compete in the market with other cultural products and services. Therefore, the tools and techniques of marketing and communication management should be play an important role in the activity of editors, authors and stores. In this context this article presents a qualitative study that aims to understand the buying process of fiction books among urban consumers. After data analysis and discussion we present some suggestions for future research.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 4. Literatura, música e religião
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
  • Inovadores e seguidores: uma análise dos jovens consumidores de produtos de moda e vestuário
    Publication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Novais, Liliana Andreia; Costa, Helda Sofia
    Este estudo procura identificar os traços que caracterizam dois grupos de consumidores de produtos de moda e vestuário: inovadores e seguidores. Com base nos construtos “envolvimento”,“expressão do self” e “impulsividade no consumo”, pretende-se desenhar o perfil de cada um destes grupos. os inovadores apresentam valores mais altos em todas os construtos, enquanto que os seguidores apresentam valores mais baixos. As implicações para os profissionais, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações são apresentadas na parte conclusiva do artigo. This study aims to identify the traits that characterize two groups of consumers of clothing and fashion products: innovators and followers. based on constructs such as “involvement”,“self expression” and “impulsiveness” we try to draw the profile of each one of these groups. innovators present higher scores in all the constructs, while followers present lower scores. Implications for professionals, limitations and suggestions for future research are presented at the end of the article.
  • Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 3. Cidadania, relações internacionais, comunicação e responsabilidade social
    Publication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho; Simões, Elsa; Tuna, Sandra
    A procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.