Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 01, Nº 01, 2009
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Incremento e dignificação do estudo do idioma pátrio no ensino do jornalismo: imprescindibilidade improtelávelPublication . Pinto, MárioOs media como principais mestres da linguagem. A linguagem da imprensa, padrão a seguir pelos leitores e suporte para o estudo da linguagem escrita. A responsabilidade dos jornais na preservação e dignificação do idioma. A função da imprensa na criação e entrada em circulação de novos vocábulos e de novas acepções para outros já existentes. Vícios mais recorrentes. A construção frásica deficiente. O imperativo de rigor na selecção vocabular. O laxismo campeante em determinada escrita jornalística. A diluição de responsabilidades pelo statu quo. Medidas a empreender. A crucialidade do incremento do ensino das normativas gramaticais. Exigência de rigor expressivo. Media as the main language experts. Press language, standard to be fallowed by readers and written language study support. Newspapers responsibility on the preservation and dignify of idiom. Press duty in the creation and spreading of new words and new meanings to some already existing ones. Most common vices. The defective phrase construction. The importance of a correct choice of words. The easiness In some press witting.The responsibility decreasing in statu quo. Measures to implement. The importance of grammatical rules teaching increment. Need of expression rigor.
- Intervenção da terapêutica da fala na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)Publication . Amorim, Lurdes; Rocha, Joana; Almeida, Alexandre Frey Pinto deA Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa, de evolução rápida, que enfraquece e paralisa os músculos, conduzindo à morte. Afecta a fala (articulação verbal- oral, voz e respiração), motricidade orofacial e deglutição. Desta forma, a intervenção do terapeuta da fala é fundamental para manter e maximizar essas funções, assim como para ajudar o paciente e a sua família a compreender e a lidar com cada etapa da doença. Amyotrophic lateral sclerosis is a neurodegenerative disease, rapidly progressive, causing weakness with a wide range of disabilities leading to death. It affects speech, respiration, orofacial motricity, and swallowing. The intervention of speech therapist is crucial to preserve and maximize such functions and to help the patient and his family to understand and deal with each stage of this disease.
- Intervenção dos terapeutas da fala nas sequelas de cirurgias de tumores da cabeça e pescoçoPublication . Vieira, Daniela de Oliveira; Monteiro, EuricoCom este artigo, os autores pretendem divulgar e tornar compreensíveis algumas deficiências decorrentes de intervenções cirúrgicas efectuadas em indivíduos portadores de tumores naso-sinusais e oro-faringo-laríngeos, em áreas como a voz, a fala e a deglutição, áreas de intervenção dos Terapeutas da Fala, procurando assim contribuir para o desenvolvimento e divulgação desta área científica. With this article, the authors intend to divulge and became understandable some deficiencies conditioned by surgical interventions efectued in patients with naso-sinusal and oropharynx and larynx, in areas as voice, speech, and deglutition, areas of intervention of the Speech Therapists, thus looking for to contribute for the development and spreading of this scientific area.
- Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no portuguêsPublication . Antunes, Eva Bolle; Rocha, JoanaA fala e a linguagem são áreas privilegiadas da intervenção dos Terapeutas da Fala, sendo os conhecimentos sobre a aquisição fonológica essenciais para a determinação da natureza de eventuais perturbações e o estabelecimento do plano individual de intervenção. Apresentamos uma compilação de dados relativos ao desenvolvimento fonológico e aos desvios da fala encontrados na população infantil, que poderão ser considerados como uma referência para a realidade portuguesa. Realçamos que se deverão sempre considerar as idiossincrasias de cada criança e das línguas. Speech and language are privileged areas of Speech Therapists’ intervention and knowledge about phonological acquisition is essential for the determination of the nature of possible disorders and the establishment of an individual intervention plan. We present a compilation of data related to the phonological development and speech deviations found on the infant population, which may be considered as a reference to the Portuguese reality. We stress that one should always consider the idiosyncrasies of each child and of the languages.
- Eficácia do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagemPublication . Pinheiro, Fábio Henrique; Nunes, Cristiane Lima; Capellini, Simone AparecidaObjetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conclusão: Os achados evidenciaram a eficácia do programa pela melhora obtida nos testes do processamento auditivo e de habilidades fonológicas. Aim: To verify the effectiveness of an auditory training program in students with learning disabilities. Methods: A number of 40 students between 8 to 14 years old, both genders, from 2nd to 4th grades participated in this study. As procedure the Sequential Evaluation – CONFIAS, the auditory processing tasks, and Audio Training® Program were used. Conclusion: The results revealed the effectiveness of the program through improvement in the
- Memória de dígitos e memória de frases: dois instrumentos de avaliação neuropsicológicaPublication . Gomes, Inês; Castro, São Luís; Caló, SusanaA memória é uma componente envolvida em diversas perturbações, e os casos onde a linguagem se encontra comprometida não são excepção. Assim, torna-se importante dispor de instrumentos que avaliem a memória em geral, e a memória verbal em particular, no contexto das perturbações de linguagem. No presente trabalho serão apresentadas duas provas de memória adaptadas ao português a partir das homónimas que integram a bateria PALPA (Kay, Lesser & Coltheart, 1992): a Amplitude de Memória de Dígitos e a Amplitude de Memória de Sequências Substantivo-Verbo. Memory is a central cognitive process that, as such, can be implicated by absence or misfunctioning in a variety of psychological disorders. In the context of language disorders, it is important to have adequate tools to assess memory, in general, and verbal memory, in particular. In the present paper, two memory tasks adapted from the PALPA battery (Kay, Lesser & Coltheart, 1992) to European Portuguese, will be presented: the Digit Span and the Pointing Span for Noun – Verb Sequences tasks.
- Desempenho de crianças normais falantes do português em prova de memória de trabalho fonológicaPublication . Hage, Simone Rocha de Vasconcellos; Grivol, Márcia AparecidaObjetivo: verificar o desempenho de crianças normais falantes do português em provas de Memória de Trabalho Fonológica (MT F). Metodologia: foram avaliadas 200 crianças entre sete e oito anos por meio de repetição de não palavras e dígitos. Resultados: não houve diferença estatisticamente significante entre o desempenho das crianças entre sete e oito anos. Houve diferença estatisticamente significante na repetição de não palavras acima de três sílabas. Conclusão: para as faixas etárias estudas não houve mudanças significativas no armazenamento do material verbal na MT F, entretanto, há maior dificuldade na armazenagem conforme se aumenta o número de sílabas das não palavras. Objective: To review the performance of normal children of Portuguese speakers in tests of working memory Phonological (WMP). Methodology: we evaluated 200 children between seven and eight years through repetition of non-words and digits. Results: No statistically significant difference between the performance of children between seven and eight years. There was a statistically significant difference in recurrence of non-words over three syllables. Conclusion: for the age groups studied there were no significant changes in the storage of verbal material in the WMP, however, there is greater difficulty in storage as it increases the number of syllables non-words.
- Abordagem individualizada do disléxico em equipa interdisciplinarPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deO presente estudo contextualiza e revê a casuística de maus leitores da Clínica Médica de Serralves em 2005-2006, enunciando os princípios a respeitar no diagnóstico de dislexia e evidenciando a necessidade da sua abordagem individualizada, tanto ao nível da avaliação como da intervenção. Discute-se nomeadamente a sua frequente associação com disortografia, disgrafia, défice de atenção, alterações da motilidade ocular, perturbações da fala e do desenvolvimento da linguagem oral, alterações subtis da psicomotricidade, alterações posturais ou síndrome escotópico, e sublinha-se a especificidade do perfil de cada caso individual em concreto. No tocante à intervenção, apresentam-se os critérios que foram seguidos, com sucesso, na escolha de diferentes meios ópticos de correcção (prismas Vs. filtros) e de diversas outras terapias (intervenção psicopedagógica, psicoterapia, terapia da fala, medicação psicotrópica…). Retoma-se a pesquisa pioneira do autor sobre dislexia e síndrome de deficiência postural (Pinto de Almeida, 1993) e refutam-se os pontos de vista limitados que pretendem reduzir a problemática da dislexia a uma apenas das diferentes dimensões implicadas. Desenvolve-se um modelo fisiopatológico no qual as perturbações do input sensorial, do processamento psicolinguístico e do output postural e motor são susceptíveis de agir entre si por meio de diferentes ansas de feedback. Conclui-se estabelecendo um quadro no qual a fisiopatologia serve de guia à abordagem do disléxico: tanto a avaliação como a intervenção obrigam a uma coordenação de esforços numa ampla equipa interdisciplinar, com vista a que se vá ao encontro da especificidade de cada caso. This study contextualizes and reviews the casuistics of bad readers from the Medical Clinic of Serralves in 2005-2006, setting out the principles to be observed in the diagnosis of dyslexia and demonstrating the need for its individualized approach, including both the evaluation and intervention. One discusses in particular its frequent association with dysortographia, dysgraphia, attention deficit disorder, changes in ocular motility, speech and oral language developmental disorders, subtle psychomor deficits, postural deviations or scotopic syndrome, and the specific profile of each concrete individual case is underlined. In what concerns the intervention, successful criteria are presented with regard to the choice of different means of optical correction (prisms Vs filters) and various other therapies (psychopedagogic intervention, psychotherapy, speech therapy, psychotropic medication ...). The author’s pioneering research on dyslexia and postural deficiency syndrome (Pinto de Almeida, 1993) is recovered and one refutes the limited points of view of those who want to reduce the problems of dyslexia to only one of the various dimensions involved. A physiopathological model is developped in which the disturbances of sensory input, of psycholinguistic processing and of postural and motor output are likely to act with each other through different feedback loops. One concludes by establishing a framework within which physiopathology can serve as a guide to dyslexics approach: both the evaluation and intervention require a coordination of efforts within a broad interdisciplinary team, in order to fit the specific needs of each case.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de