Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo: verificar o desempenho de crianças normais falantes do português em provas
de Memória de Trabalho Fonológica (MT F). Metodologia: foram avaliadas 200 crianças entre
sete e oito anos por meio de repetição de não palavras e dígitos. Resultados: não houve
diferença estatisticamente significante entre o desempenho das crianças entre sete e oito
anos. Houve diferença estatisticamente significante na repetição de não palavras acima de
três sílabas. Conclusão: para as faixas etárias estudas não houve mudanças significativas
no armazenamento do material verbal na MT F, entretanto, há maior dificuldade na armazenagem conforme se aumenta o número de sílabas das não palavras. Objective: To review the performance of normal children of Portuguese speakers in tests
of working memory Phonological (WMP). Methodology: we evaluated 200 children between
seven and eight years through repetition of non-words and digits. Results: No statistically
significant difference between the performance of children between seven and
eight years. There was a statistically significant difference in recurrence of non-words over
three syllables. Conclusion: for the age groups studied there were no significant changes
in the storage of verbal material in the WMP, however, there is greater difficulty in storage as it increases the number of syllables non-words.
Description
Keywords
Memória Português Fonologia Memory Portuguese Phonological
Citation
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 61-72.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa