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Consciências- Nº 04

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Recent Submissions

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  • A diferenciação cósmica do humano
    Publication . Silva, Carlos H. do C.
    Trata-se de equacionar a procura da alteridade no âmbito do Cosmos e da sua diversa perspectivação, chamando a atenção para como uma consciência diferencial pode constituir nova abordagem não apenas de auto-referenciação, mas também de conhecimento da “identidade” do mundo. Numa primeira parte, faz-se breve consideração sobre as principais configurações do Cosmos, também como espelho de uma identidade (humana) perdida. Referem-se ainda alguns balizamentos históricos do problema do mundo e das suas principais clivagens epistemológicas. Depois reflecte-se sobre as várias formas de alteridade – também tendo em conta contributos da história da filosofia para este questionamento e salientando uma original mutação de consciência num pensar diferencial, que aqui se defende. De seguida, extraem-se consequências, quer nas dificuldades de identificação própria do humano – mesmo como “mundo interior” de referência –, quer no fecundo alargamento das concepções científicas do mundo em outras identidades universais, em paradigmas de abertura à pluralidade, ao pluridimensional e até à infinitude. Conclui-se pela diferenciação cósmica do humano no percurso desta abordagem por via da natureza num paralelo com outras vias de realização de transcendência, seja por um caminho sapiencial, como na Antiguidade e, em especial, na tradição oriental, seja mesmo na vida espiritual.
  • Outras crenças, outras consciências: a era do "Cisne Negro"
    Publication . Toldy, Teresa Martinho
    No seu livro intitulado “O Cisne Negro: O Impacto do altamente improvável”, Nassim Nicholas Taleb (2007), professor de “Ciências da Incerteza” na Universidade de Massachusetts, chama a atenção para a fragilidade do conhecimento humano moderno, baseado em observações associadas à ideia de uma regularidade construída sobre a repetição. Ora, basta o surgimento de um fenómeno raro, com impacto extremo e previsibilidade retrospectiva, para que as teorias se alterem. E, no entanto, na perspectiva de Taleb, a ciência (entendida aqui como um conhecimento com uma epistemologia própria) tende a ignorar o fenómeno ou a relegá-lo para o plano do “extraordinário”, da “excepção que confirma a regra”. Foi assim que, no seu dizer, foi preciso descobrir um cisne negro na Austrália (também poderia ter sido em Portugal!) para que se reconhecesse que os cisnes não são todos brancos. O cisne negro representa, no livro de Taleb, o fenómeno “desmancha-prazeres” das teorias: “uma única observação pode invalidar uma afirmação geral cuja origem se baseou em séculos de avistamentos de milhões de cisnes brancos” (Taleb, 2008: 15). “A lógica do cisne negro torna aquilo que não sabemos mais relevante do que aquilo que sabemos”, ou, dito de outra forma: expõe a “nossa cegueira relativamente à aleatoriedade” (idem: 17). Esta comunicação, que se concebe como um olhar sócio-antropológico sobre novas formas de crença, pretende equacionar os “cisnes brancos” dos cânones do religioso, mas também da secularização, à luz de relatos de outras experiências e de novas formas de religiosidade. Adoptando uma atitude “agnóstica” face às mesmas, isto é, uma postura que nem as confirma como uma realidade em si, nem as infirma, aceitando, contudo, plenamente, a sua “verdade” para os sujeitos que por elas se deixam inspirar, procurar-se-á traçar um breve perfil dos “cisnes negros” avistados pelos “novos crentes” e das novas formas de racionalidade e de “senso comum” que as mesmas procuram introduzir. Questionar-se-á, por fim, se existirá ou não a tentação de transformar “o cisne negro” numa teoria dos” novos cisnes brancos”. Registe-se desde o início (para que não se criem falsas expectativas!) que este desiderato “pretensioso” se tornará realidade apenas ao nível de uma reflexão que pretende “deitar algumas achas para a fogueira” do debate em torno do tema que nos reúne aqui. Mas comecemos por nos debruçar sobre a “teoria do cisne negro”, de Taleb…
  • Procura de vida em Marte: futuras missões ao planeta vermelho
    Publication . Martins, Zita
    A existência de vida para além da Terra é um tema cativante para a Humanidade. Em particular, a possibilidade de vida em Marte é o foco de várias futuras missões das agências espaciais Americana e Europeia (NASA e ESA respectivamente). A missão espacial Phoenix aterrou com sucesso no Planeta Vermelho em Maio de 2008. Desde então tem investigado a presença de água (sobre a forma de gelo), isto é qual o potencial de habitabilidade do solo marciano. A Mars Science Laboratory (MSL), com lançamento previsto para finais de 2011, será a próxima missão da NASA ao Planeta Vermelho. Esta irá detectar possíveis compostos orgânicos essenciais à vida presentes no solo marciano, tendo como objectivo identificar zonas habitáveis. Finalmente, a missão Europeia ExoMars será a primeira missão espacial desde as sondas Viking (que aterraram em Marte em 1976) que irá procurar directamente por sinais de vida (passada ou presente) no Planeta Vermelho. Contudo, antes disto será necessário saber como reconhecer vida em Marte, isto é, que compostos orgânicos são essenciais a todos os organismos. Uma vez detectados é necessário sabes distinguir a origem destes compostos, ou seja, se são provenientes de organismos vivos, organismos que já morreram ou se têm uma origem não-biológica. Por último é fundamental identificar áreas geológicas onde compostos orgânicos remanescentes de vida possam ter sido preservados por longos períodos de tempo, por exemplo contra a radiação UV e atmosfera oxidativa de Marte.
  • The international year of Astronomy 2009
    Publication . Russo, Pedro
    As the International Year of Astronomy 2009 (IYA2009) comes to a close, the true scope of the venture is becoming clear. The Year was launched by the International Astronomical Union (IAU) and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) under the theme “The Universe, Yours to Discover”. Since its inception, IYA2009 was planned to be more than just a series of activities occurring over 12 months. It has been designed and implemented as a springboard for the popularisation of astronomy with a much longer timeframe in mind. Abundant in grass-roots initiatives and global projects, this venture has been highly visible and its impact will last for years. Perhaps the most impressive statistic from IYA2009 is the sheer size and scale of the astronomy network that has been created: the largest in history. 148 countries, from Afghanistan to Zimbabwe, joined together to work toward the common goal of making astronomy accessible to all; the International Year of Astronomy 2009 truly has been international! Individuals and groups in all of these countries have been collaborating both internally and across borders on projects beneficial to us all. The relationships forged between scientists, communicators, teachers, and enthusiasts during IYA2009 should remain far into the future, and it is hoped they will only become stronger with time. Sharing resources and expertise is a win-win situation, as IYA2009 has shown.
  • As savanas africanas do céu: a guerra infinita contra a fauna sobrenatural
    Publication . Curado, Manuel
    A vida humana parece procurar o Outro obsessivamente. Eis alguns exemplos desta obsessão: umas pessoas estão interessadas em conhecer a natureza através da ciência, isto é, em conhecer objectos que não foram feitos por elas próprias; outras pessoas interessam-se por seres sobrenaturais e organizam as suas vidas em clubes de interesses comuns chamados ‘religiões’; outras pessoas não parecem ter nada de interessante a fazer nas suas vidas privadas e dedicam-se a perscrutar as anomalias do mundo, as regiões entre a natureza e o sobrenatural; outras pessoas gostam muito de inventariar os contactos com hipotéticos seres inteligentes não humanos. Nenhuma destas actividades humanas realiza o interesse humano mais radical. A ciência, a religião e a curiosidade dos que procuram seres não humanos por esse universo fora são actividades menores da humanidade. Estas pessoas (cientistas, religiosos e curiosos) dobram a espinha e fazem uma vénia ao que eles próprios não criaram. Isto é uma degradação do humano. Não é possível pensar em nada tão indigno da humanidade quanto uma vida de crianças grandes que se entretêm com brinquedos, mesmo que esses brinquedos tenham sido feitos por Deus. Eis alguns argumentos para defender estas ideias.
  • Discos voadores: entre a crença e o conhecimento
    Publication . Reis, Carlos; Rodrigues, Ubirajara
    Through a multidisciplinary approach, albeit synthetic, comprising studies in the fields of psychology, sociology, anthropology, philosophy, astrobiology, history, mytholog, and religion, the authors of a book released in Brazil, in 2009, «The Deconstruction of a Myth», walk the winding paths of the UFO universe, pointing out the errors and mistakes self-powered by inadequate procedures and sometimes biased by the researchers. Calling for science fiction, the behavioral nuances of the witnesses and the corrosive and intimate relation with religion and pseudo-spiritualist doctrines, contributed heavily to compose the unreal and distorted scenary that is observed today throughout the world, in the permanent struggle between belief and knowledge. This article proposes a critical and careful analysis in order to demonstrate that the reality of facts is different from that rooted in the popular imagination. Taking as models the commented reactions observed shortly after the release of their work, the authors saw confirmed the thesis of an announced rebellion of factions against the proposal breach of the work, to try to impose that what they believe is the established truth and the existence of alien ships manned in constant visits to the planet is unquestionable. Based on the premise that the Ufology appeared and was driven from cultural and historical mistakes, this new approach is part of the present era when the corrective macrovision of the facts states upon in all fields of knowledge, and the Ufology could not be taken as an exception. The aim of this article is to present a more scientific approach to the subject based on studies of broad-spectrum. Através de uma abordagem multidisciplinar, ainda que sintética, envolvendo estudos em psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, astrobiologia, história, mitologia e religião, os autores de um livro lançado no Brasil em 2009, “A Desconstrução de um Mito”, percorrem os sinuosos caminhos do universo ufológico apontando os erros e os equívocos auto-alimentados pelos procedimentos inadequados e, por vezes, tendenciosos dos próprios investigadores. A influência da ficção científica, as nuances de comportamento das testemunhas e a íntima relação com a religião e doutrinas pseudo-espiritualista contribuem fortemente para compor o quadro irreal e distorcida que se observa hoje em todo o mundo, no permanente embate entre crença e conhecimento. Este artigo propõe uma análise crítica e cuidadosa, a fim de demonstrar que a realidade dos fatos é muito diferente daquela enraizada no imaginário popular. Tomando como modelo as reações observadas logo após o lançamento daquele livro, os autores viram confirmadas a tese de total indignação de facções contrárias à proposta da obra, que tentam impor o que acreditam ser a verdade estabelecida:a existência de naves alienígenas tripulados e de constantes visitas ao planeta é inquestionável. Com base na premissa de que a Ufologia surgiu e se desenvolve através de uma somatória de erros sociais e culturais, esta nova abordagem integra uma macrovisão historiográfica corretiva dos fatos que se desemvolve em todas as áreas do conhecimento, e a Ufologia não poderia ser um exceção. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem mais científica do tema fundamentada em estudos de largo especto.
  • O fundo musical da história: memória, sagrado e tradição indígenas
    Publication . Dantas, Sérgio Neves
    Neste artigo abordo a experiência do sagrado à luz do dinamismo proporcionado pelos vários campos de composição musical indígena. Dirijo-me, em especial, ao contexto cultural do Nordeste brasileiro, particularmente representado pela sociedade indígena Fulni-ô, no interior de Pernambuco, para dar relevo aos significados estéticos e simbólico-regenerativos ligados ao repertorio musical que estrutura a fenomenologia religiosa nessa sociedade. Nas múltiplas ambiências de instauração simétrica do sagrado e da música, destaco o valor do Toré (e suas variantes) nas condições em que este imerge na memória coletiva, no ritual e nos canais contemporâneos de tecnologia musical (compact disk-CD’s, bandas étnicas eletrônicas etc.). In this paper the author focuses on the experience of the sacred in the light of multiple dimensions of Indigenous traditional music. He analyses the particular experience lived with the Indians Fulni-ô, at the country city of Águas Belas in the state of Pernambuco (Northeastern Brazil), in order to consider the aesthetic and symbolic-regenerative meanings of the musical repertoire that structure the religious phenomenology in this society. In the multiple perspectives of symmetrical instauration of the sacred and music, he emphasizes the value of the Toré (and its variants) under the conditions it immerges into the collective memory, ritual as well as in the modern musical technologies (CD’s-compact dik, Digital versatile diks-DVD’ s etc.).
  • Electrodinâmica fluídica: interpretação das forças electromagnéticas e de inércia em termos hidromecânicos
    Publication . Martins, Alexandre A.
    Este artigo irá tentar fornecer uma interpretação física das forças electromagnéticas e de inércia, mostrando um paralelo entre a equação da força electromagnética para uma partícula carregada e a equação da força hidrodinâmica para uma massa que se move imersa num fluido perfeito. As semelhanças entre estas duas equações contém evidências de que o vácuo se comporta como um fluido perfeito e de que as forças electromagnéticas e de inércia podem ser interpretadas como tendo a sua origem em gradientes de pressão neste fluido que constitui o vácuo, o qual ganha um significado físico muito forte no contexto desta teoria. É mostrado que o vector potencial criado por uma partícula carregada em movimento age como a velocidade deste fluido. A interacção entre uma partícula e o fluido que a rodeia dá origem às propriedades observadas da inércia e do aumento relativista da massa. A derivada temporal do vector potencial gera a força de reacção de inércia com a aceleração, e a derivada convectiva do vector potencial está relacionada com o aumento relativista da massa com a velocidade. De forma correspondente, é demonstrado que a força de resistência exercida numa partícula que se move num fluido perfeito produz dois efeitos: resistência à aceleração e um aumento da massa com a velocidade, consequência do arrastamento do fluido pela partícula. Esta nova perspectiva sobre a origem física das forças electromagnéticas e de inércia representa uma via promissora na criação de novos conceitos de propulsão.