Consciências- Nº 04
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Consciências- Nº 04 by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A Humanidade à procura de si no UniversoPublication . Dinis, Alfredo
- A diferenciação cósmica do humanoPublication . Silva, Carlos H. do C.Trata-se de equacionar a procura da alteridade no âmbito do Cosmos e da sua diversa perspectivação, chamando a atenção para como uma consciência diferencial pode constituir nova abordagem não apenas de auto-referenciação, mas também de conhecimento da “identidade” do mundo. Numa primeira parte, faz-se breve consideração sobre as principais configurações do Cosmos, também como espelho de uma identidade (humana) perdida. Referem-se ainda alguns balizamentos históricos do problema do mundo e das suas principais clivagens epistemológicas. Depois reflecte-se sobre as várias formas de alteridade – também tendo em conta contributos da história da filosofia para este questionamento e salientando uma original mutação de consciência num pensar diferencial, que aqui se defende. De seguida, extraem-se consequências, quer nas dificuldades de identificação própria do humano – mesmo como “mundo interior” de referência –, quer no fecundo alargamento das concepções científicas do mundo em outras identidades universais, em paradigmas de abertura à pluralidade, ao pluridimensional e até à infinitude. Conclui-se pela diferenciação cósmica do humano no percurso desta abordagem por via da natureza num paralelo com outras vias de realização de transcendência, seja por um caminho sapiencial, como na Antiguidade e, em especial, na tradição oriental, seja mesmo na vida espiritual.
- It was tomorrow, or humankind, from one frontier to the otherPublication . Arnould, JacquesDuring the Jewish celebration of Passover, the youngest of the assembly has to request: “When these events did take place? ” The oldest one answers: “It was tomorrow.” A manner of affirming the singularity of the human being which, to survive and grow, must unceasingly cross new passages, without disavowing its past. But is a future still possible, when reality was désacralisée, when the threats are increasingly precise, when also we think of being able to create a new humanity? We should not hesitate to pose the thresholds of sacred where our ignorance starts, in order to reserve a space of freedom to us. Without it, our humanity would be likely to disappear, without a future.
- O fenómeno da ética e o futuro pós-humano: breaking the final spellPublication . Santos, David G.
- Electrodinâmica fluídica: interpretação das forças electromagnéticas e de inércia em termos hidromecânicosPublication . Martins, Alexandre A.Este artigo irá tentar fornecer uma interpretação física das forças electromagnéticas e de inércia, mostrando um paralelo entre a equação da força electromagnética para uma partícula carregada e a equação da força hidrodinâmica para uma massa que se move imersa num fluido perfeito. As semelhanças entre estas duas equações contém evidências de que o vácuo se comporta como um fluido perfeito e de que as forças electromagnéticas e de inércia podem ser interpretadas como tendo a sua origem em gradientes de pressão neste fluido que constitui o vácuo, o qual ganha um significado físico muito forte no contexto desta teoria. É mostrado que o vector potencial criado por uma partícula carregada em movimento age como a velocidade deste fluido. A interacção entre uma partícula e o fluido que a rodeia dá origem às propriedades observadas da inércia e do aumento relativista da massa. A derivada temporal do vector potencial gera a força de reacção de inércia com a aceleração, e a derivada convectiva do vector potencial está relacionada com o aumento relativista da massa com a velocidade. De forma correspondente, é demonstrado que a força de resistência exercida numa partícula que se move num fluido perfeito produz dois efeitos: resistência à aceleração e um aumento da massa com a velocidade, consequência do arrastamento do fluido pela partícula. Esta nova perspectiva sobre a origem física das forças electromagnéticas e de inércia representa uma via promissora na criação de novos conceitos de propulsão.
- As savanas africanas do céu: a guerra infinita contra a fauna sobrenaturalPublication . Curado, ManuelA vida humana parece procurar o Outro obsessivamente. Eis alguns exemplos desta obsessão: umas pessoas estão interessadas em conhecer a natureza através da ciência, isto é, em conhecer objectos que não foram feitos por elas próprias; outras pessoas interessam-se por seres sobrenaturais e organizam as suas vidas em clubes de interesses comuns chamados ‘religiões’; outras pessoas não parecem ter nada de interessante a fazer nas suas vidas privadas e dedicam-se a perscrutar as anomalias do mundo, as regiões entre a natureza e o sobrenatural; outras pessoas gostam muito de inventariar os contactos com hipotéticos seres inteligentes não humanos. Nenhuma destas actividades humanas realiza o interesse humano mais radical. A ciência, a religião e a curiosidade dos que procuram seres não humanos por esse universo fora são actividades menores da humanidade. Estas pessoas (cientistas, religiosos e curiosos) dobram a espinha e fazem uma vénia ao que eles próprios não criaram. Isto é uma degradação do humano. Não é possível pensar em nada tão indigno da humanidade quanto uma vida de crianças grandes que se entretêm com brinquedos, mesmo que esses brinquedos tenham sido feitos por Deus. Eis alguns argumentos para defender estas ideias.
- The concept of levels of reality and its relevance for non-reduction and personhoodPublication . Nicolescu, Basarab
- Procura de vida em Marte: futuras missões ao planeta vermelhoPublication . Martins, ZitaA existência de vida para além da Terra é um tema cativante para a Humanidade. Em particular, a possibilidade de vida em Marte é o foco de várias futuras missões das agências espaciais Americana e Europeia (NASA e ESA respectivamente). A missão espacial Phoenix aterrou com sucesso no Planeta Vermelho em Maio de 2008. Desde então tem investigado a presença de água (sobre a forma de gelo), isto é qual o potencial de habitabilidade do solo marciano. A Mars Science Laboratory (MSL), com lançamento previsto para finais de 2011, será a próxima missão da NASA ao Planeta Vermelho. Esta irá detectar possíveis compostos orgânicos essenciais à vida presentes no solo marciano, tendo como objectivo identificar zonas habitáveis. Finalmente, a missão Europeia ExoMars será a primeira missão espacial desde as sondas Viking (que aterraram em Marte em 1976) que irá procurar directamente por sinais de vida (passada ou presente) no Planeta Vermelho. Contudo, antes disto será necessário saber como reconhecer vida em Marte, isto é, que compostos orgânicos são essenciais a todos os organismos. Uma vez detectados é necessário sabes distinguir a origem destes compostos, ou seja, se são provenientes de organismos vivos, organismos que já morreram ou se têm uma origem não-biológica. Por último é fundamental identificar áreas geológicas onde compostos orgânicos remanescentes de vida possam ter sido preservados por longos períodos de tempo, por exemplo contra a radiação UV e atmosfera oxidativa de Marte.
- Nas fronteiras da Ciência: as partículas fundamentais e o UniversoPublication . Herdeiro, CarlosDuas fronteiras naturais no nosso conhecimento científico são o extremamente grande, descrito pela Cosmologia, e o extremamente pequeno, descrito pela física das partículas. Nesta comunicação explicarei que a física do micro-cosmos tem um papel determinante na dinâmica do macro-cosmos, quer das galáxias quer do próprio Universo.