Cibertextualidades - Nº 05
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Recent Submissions
- Da imaginação à concretização: representação e leitura em The William Blake ArchivePublication . Lourenço, IsabelEncarando The William Blake Archive como um formato capaz de representar de forma mais adequada a materialidade e a historicidade da obra intercanónica de William Blake do que a edição impressa, este artigo pretende demonstrar as suas virtualidades e constrangimentos do ponto de vista da representação e leitura dessa obra. Para tal, passam-se em revista os princípios editoriais subjacentes, a construção do formato e o público a que se destina, bem como questões editoriais específicas da edição electrónica.
- (Un)certain editingPublication . Pinto, IsabelA existência de uma colecção de mais de 200 textos de teatro manuscritos, conservada na Biblioteca Nacional de Portugal, constitui um testemunho riquíssimo para a História do Teatro Português. Os textos datados estendem-se por um período de dezassete anos, de 1780 a 1797. Muitos deles estão assinados no final, confirmando que António José de Oliveira foi o escriba profissional responsável pela quase totalidade das cópias. Trata-se de um corpus extenso e ecléctico, em que estão representados nomes ilustres das letras nacionais (António Ferreira, Alexandre António de Lima, Domingos dos Reis Quita, etc.) e estrangeiras (Goldoni, Metastasio, Gessner, Calderón de la Barca, etc.). Este corpus integra textos de condição ecdótica diversa, que colocam questões pertinentes do ponto de vista editorial. A este respeito, interessa-nos, sobretudo, determinar algumas das implicações da edição digital na sua abordagem.
- Preservation of digital literature: from stored to reinvented memoryPublication . Bouchardon, Serge; Bachimont, BrunoRegarding preservation, the digital age is the most fragile and complex context in the history of humanity. The added-value of digital technology is thus not where one expects. The digital medium is not a natural preservation medium, but digital technology makes us enter another universe which is a universe of reinvented and not stored memory. From this point of view, digital literature can be regarded as a good laboratory to address digital preservation: it makes it possible to raise the good questions and presents the digital age as a move from a model of stored memory to a model of reinvented memory.
- Introducing the ELMCIP Electronic Literature Knowledge BasePublication . Rettberg, ScottFocusing on a particular creative community, of electronic literature practitioners, the central research question of the ELMCIP collaborative research project is how creative communities of practitioners form within transnational and transcultural contexts, within a globalised and distributed communications environment. We seek to gain insight into and understanding of the social effects and manifestations of creativity. Our research seeks to exploit the characteristics of electronic literature in order to inquire into how a broader range of networked creative communities can develop.
- Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológicaPublication . Nering, Érica MasieroEste artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.
- Entité / identité. Un outil d’indexation des documents relatifs à la poésie numériquePublication . Bootz, Philippe; Szoniecky, Samuel; Bargaoui, AbderrahimL’essai se propose de montrer que la préservation d’une oeuvre numérique à lecture privée, c’est-à-dire destinée à être lue sur un support numérique personnel, ne peut pas consister à tenter de refabriquer de l’identique mais consiste à préserver la possibilité de reconstruire séparément des facettes spécifiques de l’oeuvre. Il aboutit à la conclusion que préservation = documentation + indexation, mais une indexation ouverte qui ne cherche pas à indexer certains éléments au détriment d’autres, qui ne cherche pas à savoir «quoi» préserver. Pour ce faire, l’article commence par démontrer une des propriétés fondamentales du dispositif numérique : la labilité, qui consiste en une inexorable divergence naturelle des manifestations de l’oeuvre dans le temps. Se pose alors la question d’un état de référence qu’il conviendrait de restituer dans l’optique où la préservation consisterait à figer dans le temps un état de l’oeuvre. L’article démontre qu’un tel état n’existe pas pour les oeuvres à lecture privée. Dès lors, les solutions utilisées en muséologie pour préserver les installations numériques ne sont pas adaptées. L’essai s’appuie alors sur l’ontologie spinoziste pour déplacer la question de la préservation : celle-ci ne consisterait pas à figer dans le temps des parties extensibles mais à permettre l’établissement de relations à l’essence de l’oeuvre. La préservation est alors une question de documentation et de reconstruction. Cette reconstruction ne peut plus porter simultanément sur la totalité des relations initiales mais sur des facettes spécifiques éclatées.
- Modelando a funcionalidade: do códice ao livro electrónicoPublication . Drucker, JohannaAs propriedades materiais dos artefactos textuais podem ser modeladas, como vimos, através de marcações e de metadados. Podem ser descritas e analisadas quer no âmbito de abordagens mecanicistas, quer no âmbito de abordagens mais probabilísticas ou constitutivas. Mas a reflexão sobre os modos como as propriedades materiais são entendidas deve também prestar atenção à sua funcionalidade e não apenas às suas qualidades formais. A história singular do “livro electrónico” revela de que modo uma apreensão errónea demasiado literal daquilo que são os traços distintivos de uma forma material pode originar um modelo mal concebido daquilo que essa forma deve ser quando redesenhada noutro ambiente medial. (...)
- Barroquismos digitaisPublication . Tavares, Otávio GuimarãesExiste um barroquismo nas criações poética digitais contemporâneas. Seria este um barroquismo de arte e engenho no modo de as obras operarem e no modo de se relacionar com o mundo digital daquele que cria e daquele que o usufrui. Barroquismo na maneira de se dar ao mundo da obra digital, na similaridade com o modo de ser das obras barrocas, considerando três características: materialidade da obra enquanto doadora de sentido, multimidialidade da obra e a interatividade entre obra e fruidor. Este artigo se propõe a apontar para esse barroquismo e certo continuum barroco na literatura digital.
- A Literatura Factorial [l!]Publication . Seiça, ÁlvaroCentrando-se na hiperficção, este ensaio apresenta algumas proto-hiperficções, preocupadas com as temáticas combinatórias da literatura, ars combinatoria, e com a sua composição permutacional, num movimento que ainda hoje decorre, embora usando técnicas e efeitos diferentes – que designo literatura factorial [l!]. Pretende-se introduzir o conceito de literatura factorial como género transtemporal, que se tem intensificado no âmbito da literatura electrónica. Na análise da hiperficção, retomam-se as definições de hipertexto em Theodor Holm Nelson (1965) e Gérard Genette (1982). Juntamente com os ensaios de Italo Calvino (1967) sobre literatura, cibernética e matemática e com os artigos de Robert Coover (1992, 1993) sobre as novas práticas literárias nos ambientes computacionais, forjam-se as coordenadas para reavaliar a recente história da hiperficção e os seus softwares associados – o conceito transitório de constante recomeço, associado ao novo papel do leitor, tornado utilizador. Este conceito é catalisado pela obra como potencial de reescrita e pela crítica parasitada pela mesma função: a obra e a crítica em progresso.
- Palavra e pintura em trocas de papéis. Concretismo, experimentalismo e artes plásticas em PortugalPublication . Barroso, Eduardo PazEste artigo procura estabelecer correspondências entre algumas obras e artistas plásticos portugueses e o universo da poesia visual. Esta temática é indissociável de uma discussão sobre a poesia portuguesa dos anos 60, a sua mensagem de rotura, as clivagens e as expectativas geradas por alguns autores. A remissão escrita-pintura e a perspectiva de Ana Hatherly sobre este jogo é igualmente tida em consideração e comentada. A evocação da revista KWY, o contexto internacional da sua intervenção e programa estético que a anima, sinalizam algumas preocupações em torno do alcance de práticas e experimentações centradas no gesto, escrita e signo no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX.