Cibertextualidades - Nº 05
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- Modelando a funcionalidade: do códice ao livro electrónicoPublication . Drucker, JohannaAs propriedades materiais dos artefactos textuais podem ser modeladas, como vimos, através de marcações e de metadados. Podem ser descritas e analisadas quer no âmbito de abordagens mecanicistas, quer no âmbito de abordagens mais probabilísticas ou constitutivas. Mas a reflexão sobre os modos como as propriedades materiais são entendidas deve também prestar atenção à sua funcionalidade e não apenas às suas qualidades formais. A história singular do “livro electrónico” revela de que modo uma apreensão errónea demasiado literal daquilo que são os traços distintivos de uma forma material pode originar um modelo mal concebido daquilo que essa forma deve ser quando redesenhada noutro ambiente medial. (...)
- Da imaginação à concretização: representação e leitura em The William Blake ArchivePublication . Lourenço, IsabelEncarando The William Blake Archive como um formato capaz de representar de forma mais adequada a materialidade e a historicidade da obra intercanónica de William Blake do que a edição impressa, este artigo pretende demonstrar as suas virtualidades e constrangimentos do ponto de vista da representação e leitura dessa obra. Para tal, passam-se em revista os princípios editoriais subjacentes, a construção do formato e o público a que se destina, bem como questões editoriais específicas da edição electrónica.
- Conhecimento científico em hipermídia: uma proposta de análise metodológicaPublication . Nering, Érica MasieroEste artigo visa apresentar uma proposta de metodologia de análise para hipermídias acadêmicas. Com o advento de novos objetos, como a hipermídia, e sua apropriação pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, surge a necessidade de novos olhares investigativos. Quais elementos podem ser importantes ao identificarmos novas possibilidades para a produção do conhecimento em hipermídia? O que é que novas possibilidades, tais como o uso de níveis de conhecimento, a interatividade, a navegação e a hibridização de linguagens, representam no que diz respeito a novas formas de compreensão do conhecimento científico, sobretudo no âmbito das ciências humanas? É sobre essas questões que discorreremos neste artigo.
- Introducing the ELMCIP Electronic Literature Knowledge BasePublication . Rettberg, ScottFocusing on a particular creative community, of electronic literature practitioners, the central research question of the ELMCIP collaborative research project is how creative communities of practitioners form within transnational and transcultural contexts, within a globalised and distributed communications environment. We seek to gain insight into and understanding of the social effects and manifestations of creativity. Our research seeks to exploit the characteristics of electronic literature in order to inquire into how a broader range of networked creative communities can develop.
- Electronic Publishing Models for Experimental LiteraturePublication . Torres, Rui; Portela, Manuel
- (Un)certain editingPublication . Pinto, IsabelA existência de uma colecção de mais de 200 textos de teatro manuscritos, conservada na Biblioteca Nacional de Portugal, constitui um testemunho riquíssimo para a História do Teatro Português. Os textos datados estendem-se por um período de dezassete anos, de 1780 a 1797. Muitos deles estão assinados no final, confirmando que António José de Oliveira foi o escriba profissional responsável pela quase totalidade das cópias. Trata-se de um corpus extenso e ecléctico, em que estão representados nomes ilustres das letras nacionais (António Ferreira, Alexandre António de Lima, Domingos dos Reis Quita, etc.) e estrangeiras (Goldoni, Metastasio, Gessner, Calderón de la Barca, etc.). Este corpus integra textos de condição ecdótica diversa, que colocam questões pertinentes do ponto de vista editorial. A este respeito, interessa-nos, sobretudo, determinar algumas das implicações da edição digital na sua abordagem.
- Critérios fundadores da poesia tipográficaPublication . Reis, Jorge dosPartindo do conceito de texto marcado, alicerçado na utilização livre da tipografia, da sua disposição no espaço branco, da utilização de diferentes tipos de letras e enormes variações de corpo tipográfico, ou pelo uso de elementos textuais na diagonal ao longo da página, desenha-se uma constelação de estratégias que permitem definir os critérios fundadores da poesia tipográfica. Mais ainda, visionam-se determinadas práticas individuais da tipografia, na concretização dos projectos, onde cada autor representa uma dimensão gráfica própria, uma posição estética diferente que concerne também a um entendimento dos dispositivos de notação tipográfica para uma leitura performativa oral. Cada um deles faz uso personalizado da materialidade da tipografia, com recurso a diferentes dispositivos e metodologias.
- Preservation of digital literature: from stored to reinvented memoryPublication . Bouchardon, Serge; Bachimont, BrunoRegarding preservation, the digital age is the most fragile and complex context in the history of humanity. The added-value of digital technology is thus not where one expects. The digital medium is not a natural preservation medium, but digital technology makes us enter another universe which is a universe of reinvented and not stored memory. From this point of view, digital literature can be regarded as a good laboratory to address digital preservation: it makes it possible to raise the good questions and presents the digital age as a move from a model of stored memory to a model of reinvented memory.
- Barroquismos digitaisPublication . Tavares, Otávio GuimarãesExiste um barroquismo nas criações poética digitais contemporâneas. Seria este um barroquismo de arte e engenho no modo de as obras operarem e no modo de se relacionar com o mundo digital daquele que cria e daquele que o usufrui. Barroquismo na maneira de se dar ao mundo da obra digital, na similaridade com o modo de ser das obras barrocas, considerando três características: materialidade da obra enquanto doadora de sentido, multimidialidade da obra e a interatividade entre obra e fruidor. Este artigo se propõe a apontar para esse barroquismo e certo continuum barroco na literatura digital.
- Vers une ontologie du domaine de la poésie numériquePublication . Bootz, Philippe; Szoniecky, SamuelL’essai se propose d’établir le modèle théorique d’un outil d’indexation fondé sur l’ontologie spinoziste appliqué au domaine de la poésie numérique. Pour ce faire, il commence par proposer une modélisation de l’individu spinoziste dans le formalisme du modèle entité/relation utilisé pour décrire des bases de données relationnelles fondée sur les trois dimensions que sont l’essence, les parties extensives et les relations entre essence et parties extensives. Il démontre que cette schématisation est compatible avec le schéma de communication du modèle procédural utilisé pour analyser les oeuvres de poésie numérique. Il propose alors un protocole d’indexation fondé sur la mise en oeuvre de ces deux modèles. L’intérêt principal de cet outil est de prendre nativement en compte la possibilité de divers points de vue et la focalisation de l’indexation sur des parties précises de l’oeuvre.