Cibertextualidades - Nº 06
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Recent Submissions
- Erthos Albino de Souza: uma introdução ao mapeamento poético de dados computacionaisPublication . Fajardo, Luís Cláudio CostaEste artigo discorre de forma sintética sobre a obra de Erthos Albino de Souza (1932-2000), poeta brasileiro considerado um dos precursores da experimentação poética em meio digital. Ao realizar experimentos poéticos a partir da visualização e espacialização de dados técnicos de engenharia gerados por computador nos anos de 1970, Erthos Albino alinha-se à poética do aleatório de haroldo de Campos e à visualização de dados proposta por Lev Manovich fazendo de seus poemas uma importante, porém ainda pouco divulgada referência nas pesquisas em torno das poéticas digitais.
- O hipertexto na cultura contemporânea: do fim da linearidade à abertura conceptualPublication . Ascensão, Ana Teresa; Babo, Maria Augusta; Torres, Ruinuma aproximação semiótica, estuda-se, neste capítulo, de que modo as novas formas de produção e difusão de conhecimento realizadas a partir da reconfiguração do espaço influenciaram uma mudança de paradigma no pensamento contemporâneo, apontando uma nova realidade nos sistemas discursivos. Faz-se abordagem às noções de intertextualidade, hipertextualidade e ciberespaço, bem como aos conceitos de descentramento, rizoma, derivação, não-linearidade (Kristeva, Derrida, Landow, Deleuze e guattari, nelson ou genette), explicitando a relação entre intertextualidade e hipertextualidade (e hipertexto electrónico), sobretudo no que concerne as formulações de discurso na cultura contemporânea.
- A obra galáctica: literatura e tecnologiaPublication . Galvão, Sonia MelchioriA Literatura tem-se deparado com um sistema complexo desde Lícofron, perpassando pelo Barroco e efetivando-se no século XX. Tal fato não poderia deixar de ocorrer na contemporaneidade, em que meios eletrônico-digitais têm uma inserção atuante na cultura. nesse sentido, o objetivo desse artigo é refletir sobre as relações entre Literatura e hipertexto, a fim de evidenciarmos uma estreita interface/ conectividade de ambos com a complexidade, rompendo com a concepção clássica de arte/ texto. Utilizaremos o aporte teórico da Semiótica, para concluirmos que a era eletrônico-digital, muito longe do que se imaginava, não nega a Literatura, mas se apropria dos mecanismos estruturais das obras-limite.
- Nanoarte e a fluidez da temporalidade construída: Durée - 200 Milhões de AnosPublication . Diniz, Luiz Antonio Garcia; Oliveira, Adilson J. A. deConsideramos que houve uma migração das textualidades tradicionais para o ciberespaço, o qual, além de abrigar tais textualidades, produz constantemente, pela sua própria dinâmica, novas arquiteturas textuais em permanente transformação. Em certa medida, as diferentes vertentes das inovações tecnológicas são responsáveis por essas transformações tendo em vista as novas linguagens que lhes deram materialidade. A nanoarte constitui–se em uma vertente recente e, por conta das dificuldades de acesso aos microscópios que produzem o material de base para a construção de signos que servirão ao processo de construção de novas criações, não é, ainda, de fácil acesso aos criadores. Entretanto, encontramos trabalhos em nanoarte disponíveis na Rede que apontam para textualidades criadas a partir de nano-partículas. nosso objetivo nesse estudo se constituirá na análise da obra de Anna Barros 200 Milhões de Anos: Durée nas implicações interdisciplinares que as relações entre Arte, Ciência e Tecnologia produzem.
- Processo de criação na gravura digitalPublication . Guimarães, Leda Maria de Barros; Rosa, Maria de Fatima FrançaEste texto narra a construção de gravuras digitais com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de goiás- -Brasil. A proposta pedagógica de investir na gravura digital configurou-se como meio relevante na articulação entre: as tecnologias computacionais, as mídias contemporâneas e os processos tradicionais de trabalhar a gravura. A orientação metodológica foi embasada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando experimentações e apropriações de meios digitais no processo de criação da gravura. A proposta resultou na realização de uma exposição das gravuras produzidas pelos estudantes. O objetivo da exposição foi dar visibilidade à investigação de processos criativos para a gravura digital, embasada na hibridação de técnicas diversas utilizadas no processo.
- Poesia digital e a nova linguagemPublication . Neto, Amador RibeiroA chegada do computador e da era cibernética estão mudando comportamentos e linguagens do homem contemporâneo. Era da virtualidade, vida digital, hipertexto, poesia digital, e-book, homem semiótico, etc., são realidades que mudam a língua, a linguagem, a literatura e o próprio livro.
- Representations in digital poetry, beginning in PortugalPublication . Funkhouser, Chris
- Edgard Braga e a antegrafiaPublication . Castro, E. M. de Melo eEm 1971 o poeta Edgard Braga publica pelas Edições Invenção em São paulo, um pequeno livro chamado ALGO, titulo sintomático de um conjunto de imagens originais que claramente não se poderiam enquadrar até nas mais avançadas categorias conhecidas de poesia visual, mas que eram obviamente alguma coisa que despertava o interesse do sentido da vista. neste meu artigo apresento a idéia de antegrafia segundo a teorização de Almada negreiros, no livro VER, considerando-a como interpretante adequado das imagens prépoéticas do referido livro ALGO. juntam-se algumas dessas imagens originais.
- Convergência de campos: Transdisciplinaridade ou luta?Publication . Domingos, Ana Cláudia MunariO esfumaçamento das bordas dos fenômenos culturais frente ao advento das novas mídias tem gerado questionamentos que fazem convergir os olhares das áreas de Letras, Comunicação e Artes para um mesmo objeto, ora chamado texto, ora hipertexto ou, ainda, hipermídia. Mesmo as recentes tentativas dos Estudos Culturais de tomar os fenômenos como híbridos, a partir das instâncias de expressão ou consumo, não são capazes de tecer limites para sua esfera de atuação. Este ensaio busca entender, mais do que buscar respostas para limitar esse objeto, os motivos da angústia entre os profissionais desses campos na tentativa de fazer valer teorias que, hoje, são incapazes de, sozinhas, trazer luz a esses fenômenos. para tanto, compara alguns conceitos teóricos importantes, a exemplo de hipertexto e hipermídia, sob o prisma das Ciências da Informação, da Comunicação e dos estudos da Linguística e da Literatura. A partir das pontuações deste artigo, é possível prever, se não alinhamentos mais nítidos, outras perguntas que, no eixo da convergência desses campos, fazem refletir sobre o texto na cultura digital.