Cadernos de Comunicação e Linguagem (2009 - 2010)
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- Abordagem individualizada do disléxico em equipa interdisciplinarPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deO presente estudo contextualiza e revê a casuística de maus leitores da Clínica Médica de Serralves em 2005-2006, enunciando os princípios a respeitar no diagnóstico de dislexia e evidenciando a necessidade da sua abordagem individualizada, tanto ao nível da avaliação como da intervenção. Discute-se nomeadamente a sua frequente associação com disortografia, disgrafia, défice de atenção, alterações da motilidade ocular, perturbações da fala e do desenvolvimento da linguagem oral, alterações subtis da psicomotricidade, alterações posturais ou síndrome escotópico, e sublinha-se a especificidade do perfil de cada caso individual em concreto. No tocante à intervenção, apresentam-se os critérios que foram seguidos, com sucesso, na escolha de diferentes meios ópticos de correcção (prismas Vs. filtros) e de diversas outras terapias (intervenção psicopedagógica, psicoterapia, terapia da fala, medicação psicotrópica…). Retoma-se a pesquisa pioneira do autor sobre dislexia e síndrome de deficiência postural (Pinto de Almeida, 1993) e refutam-se os pontos de vista limitados que pretendem reduzir a problemática da dislexia a uma apenas das diferentes dimensões implicadas. Desenvolve-se um modelo fisiopatológico no qual as perturbações do input sensorial, do processamento psicolinguístico e do output postural e motor são susceptíveis de agir entre si por meio de diferentes ansas de feedback. Conclui-se estabelecendo um quadro no qual a fisiopatologia serve de guia à abordagem do disléxico: tanto a avaliação como a intervenção obrigam a uma coordenação de esforços numa ampla equipa interdisciplinar, com vista a que se vá ao encontro da especificidade de cada caso. This study contextualizes and reviews the casuistics of bad readers from the Medical Clinic of Serralves in 2005-2006, setting out the principles to be observed in the diagnosis of dyslexia and demonstrating the need for its individualized approach, including both the evaluation and intervention. One discusses in particular its frequent association with dysortographia, dysgraphia, attention deficit disorder, changes in ocular motility, speech and oral language developmental disorders, subtle psychomor deficits, postural deviations or scotopic syndrome, and the specific profile of each concrete individual case is underlined. In what concerns the intervention, successful criteria are presented with regard to the choice of different means of optical correction (prisms Vs filters) and various other therapies (psychopedagogic intervention, psychotherapy, speech therapy, psychotropic medication ...). The author’s pioneering research on dyslexia and postural deficiency syndrome (Pinto de Almeida, 1993) is recovered and one refutes the limited points of view of those who want to reduce the problems of dyslexia to only one of the various dimensions involved. A physiopathological model is developped in which the disturbances of sensory input, of psycholinguistic processing and of postural and motor output are likely to act with each other through different feedback loops. One concludes by establishing a framework within which physiopathology can serve as a guide to dyslexics approach: both the evaluation and intervention require a coordination of efforts within a broad interdisciplinary team, in order to fit the specific needs of each case.
- Alguns aspectos da comunicação em psicoterapiaPublication . Morais, RenatoPartindo da noção de comunicação em psicoterapia, o autor desenvolve ao longo do texto a noção de que a comunicação molda e se desenvolve a partir da relação terapêutica e que visa a aproximação e o contacto de ambos os membros do par relacional na tentativa de partilha de um objecto comum. São realçados os aspectos interpessoais, intrapessoais e subjectivos em ambas as dimensões da comunicação, assim como as dimensões consciente e inconsciente. As ideias elaboradas são ilustradas por vinhetas clínicas. Taking communication in psychotherapy as his starting point, the author develops along the text the notion that communication shapes and develops from the therapeutic relationship and it aims the approach and contact of both members of the relational pair, in an attempt to share a common object. Interpersonal, intrapersonal and subjective aspects are emphasized, in the main dimensions of communication, as well as the conscious and unconscious dimensions. The ideas developed are illustrated by means of clinical vignettes.
- Análise da qualidade de vida de operadores de uma central telefônicaPublication . Muniz, Telma Souza; César, Carla Patrícia Hernandez Alves RibeiroA intervenção do fonoaudiólogo no telemarketing pressupõe conhecimentos específicos sobre os aspectos físicos, sociais, ambientais e psicoemocionais ligados à função do teleoperador. Os avanços constantes da tecnologia atrelados à competitividade desta função exigem que o trabalhador tanto se atualize continuamente quanto busque subsídios para o exercício laboral de forma a atender suas próprias expectativas, as da empresa e as do cliente. The intervention of the speech therapist in the telemarketing presumes specific knowledge about the environment, social relationships, physical health and psychological aspects connected to the function of the telephone operator. The constant advancements of the technology harnessed to the competitiveness of this function require a continuous update from the employee while he seeks subsidies for the labor exercise attending his own, the company and the client expectations.
- Análise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCom base nas propostas de Eric Berne (1972), procedeu-se ao estudo do argumento (projecto de vida) dum rapaz de 11 anos ainda a frequentar o 3º ano de escolaridade, procurando-se explicar o caso segundo o paradigma da Análise Transaccional (A. T.), a técnica proposta por aquele autor. Um abandono parental a que foi sujeito desde a mais tenra idade poderá ter resultado numa desconfirmação persistente que poderia por sua vez levá-lo a adoptar com frequência comportamentos provocatórios e de fuga, numa complexa dialéctica com figuras parentais de substituição (sobretudo a avó) acentuadamente ambivalentes no seu modo de interagir com ele: um mandato do tipo “foge daí e une de novo os teus pais” (numa nova união conjugal mítica) poderia dar sentido a esta existência marcada pela negligência parental, terminando por ser transportado igualmente para a escola. O modelo da A. T. poderia então ser adequado à compreensão do insucesso escolar em casos análogos de famílias disfuncionais. Taking as a basis Eric Berne proposals (1972), a study of a script (plan of life) was undertaken, concerning a 11 year old boy who was still attending the 3rd grade, and an attempt is made toward an explanation of the case according to the paradigm of Transactional Analysis (T. A.) – the whole technique proposed by that author. A parental abandonment that he suffered since an early age may have resulted in persistent disconfirmation, which could in turn lead him to escape and adopt behaviours often provocative, in a complex dialectic with substitutive parental figures (especially Grandmother) markedly ambivalents in their interaction with him: some kind of mandate as “run away and attach your parents again” (in a new mythical conjugal union) could make sense of this existence marked by parental neglect, and could ultimately be also transported to school. The model of T. A. might then be appropriate in order to understand school failure in similar cases of dysfunctional families.
- Art as a therapy and a communication method - the dialogical selfPublication . Jardim, Maria AntóniaIt will be our concern to link the concept of hermeneutics to the dialogic process of self-discovery. The role art plays in people`s life span. We shall focus on the connection between two discourses: the discourse of the text, the work of art, and the discourse of interpretation and the kind of worlds they disclose. The hermeneutical idea of subjectivity as a dialectic between the self and mediated social meanings will be pointed out as well as an ethic of the word that language opens up.We shall regard the self-understanding of man, his self-development, dependent on this dimension of language as a disclosure of possibility. It is by an understanding of the worlds, opened by language and its symbols that we may arrive at a better understanding of ourselves as human beings. Art is the most important human expression; Hermeneutics is an instrument of self-interpretation and self-evaluation that crosses the dialogical process; which means it is an instrument to psychology as a subjective science.
- "A capacidade de pensar no que os outros pensam" - teoria da mente na esquizofrenia: revisão da literaturaPublication . Rocha, Joana; Fernandes, Carlos; Rocha, NunoO uso da Linguagem envolve uma série de regras conversacionais que implica a capacidade de inferir sobre os estados mentais dos outros. Esta capacidade metacognitiva designa-se de Teoria da Mente (TM) e tem sido estudada mais rigorosamente nas últimas décadas. A literatura aponta que esta competência se encontra severamente perturbada na doença mental severa (e.g. Esquizofrenia), pelo que os objectivos do presente trabalho se resumem à caracterização da TM, da relação que esta estabelece com a linguagem, e como se encontra perturbada especificamente na Esquizofrenia. Parece também existir uma ligação relevante entre TM e os neurónios-espelho (Mirror Neurons) que fortalece esta discussão. Em relação à avaliação da TM, esta não é considerada uma tarefa linear, pelo que existem diferentes instrumentos para este fim, sendo que cada um incide numa competência específica de TM. Por último, dado que na Esquizofrenia existem défices ao nível da TM e no uso da linguagem, é também apontada a necessidade de incluir estas competências no desenho de programas de reabilitação psiquiátrica. The pragmatics use of language requires specific conversational rules that are related to the ability to attribute mental states to others. This meta-cognitive capacity has been largely studied in the last decades, and it is commonly defined as Theory of Mind (TM). Literature shows that TM is impaired in severe mental disorders (e.g. Schizophrenia), so the purpose of this paper is to define TM and it´s relation to language, and how it appears to be specifically impaired in Schizophrenia. It seems that there is also an important relation between TM and Mirror-Neurons, relevant to this discussion. Assessing TM has some difficulties and limitations, and there are several instruments designed to assess TM skills. As a conclusion, there are some references to the importance of cognitive remediation in these patients, because in schizophrenia we found deficits in theory of mind and language use, so these can be important targets of psychosocial treatments programs.
- Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolarPublication . Almeida, Joana; Rocha, JoanaO uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
- Comunicação no tango - alguns efeitos terapêuticos: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deO tango conjuga poemas, música e dança na expressão de sentimentos e afectos segundo uma técnica rica e complexa mas que oferece margens de grande criatividade na expressão das emoções. O seu aproveitamento terapêutico na forma de “tango terapia” (F. Trossero, 2006) tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, pelos seus efeitos a nível físico e motor (e.g. em certas formas de hipertensão, na doença de Parkinson), a nível cognitivo (por exemplo na doença de Alzheimer ou em certas oligofrenias) e a nível afectivo (nomeadamente na depressão neurótica e psicótica). O abraço dos corpos que se movem em estreita complementaridade tem sido especialmente valorizado pelos seus efeitos benéficos a estes três níveis. Apresenta-se o caso clínico duma paciente em crise conjugal que já tentara o suicídio e em quem a frequência semanal de aulas de tango e milongas com o marido, associada a consultas regulares de saúde mental, deu lugar a melhorias acentuadas apesar dos ciúmes do cônjuge, conforme se observa em uma checklist que lhe foi dada a preencher e na qual ela confirma um grande número de efeitos subjectivos positivos que aparentemente a tornaram mais estável emocionalmente e terão mudado também para melhor a relação do próprio casal. Trata-se de efeitos mediados, na sua maior parte, por uma expressiva comunicação não verbal. Será previsível então que o tango possa exercer igualmente efeitos terapêuticos em algumas perturbações da comunicação – e.g. certas afasias e dislexias, certas formas leves de autismo e de gaguês, assim como, claro está, determinados problemas de comunicação em famílias e casais. Tango combines poems, music and dance in the expression of feelings and moods by means of a rich and complex technique, even if this one offers marges of a great creativity in the expression of emotions. Its therapeutic exploitation as “tango therapy” (F. Trossero, 2006) has been developed in recent years, because of its effects at a physical and motor level (e.g. in certain forms of hypertension, in Parkinson disease), at a cognitive level (for instance, in Alzheimer disease or in some kinds of retardation) and at an affective level (namely in neurotic and psychotic forms of depression). The embrace of two bodies moving in straight complementarity has been quite appreciated because of its benefits in the three levels. One patient in marital crisis who as attempted suicide is presented as a case study; tango classes attended once a week and regular frequentation of milongas with her husband, combined with regular consultations of mental health, led to marked improvements in spite of the jealousy of her partner, as we can observe at a checklist given to be fulfilled by her, where she confirms a lot of positive subjective effects through wish she seems to have become emotionally more stable, and as a result of this, the relation within the couple apparently is also going better. For the most part, these effects are mediated by an expressive nonverbal communication. It could then be expected that tango can exert therapeutic effects in certain disorders of communication as well – e.g. certain aphasias and dyslexias, some mild forms of autism or stuttering and, of course, certain problems of communication in families and couples.
- Comunicação, saúde mental e psicopatologiaPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCaracteriza-se a parte da comunicação na saúde e bem estar, assim como em psicopatologia. Nas psicoses, encontram-se alterações qualitativas de decurso variável; nas neuroses, simples variações quantitativas superficiais e inconstantes; nas psicopatias, desvios quantitativos um pouco mais consistentes. O decurso mais flutuante das perturbações da comunicação de natureza psiquiátrica faz o diagnóstico diferencial com as de ordem neurológica. Defende-se no entanto que haverá, subjacente às alterações comunicativas de natureza psicopatológica, uma disfunção cerebral mais ou menos subtil consecutiva a perturbação no decurso das fases mais avançadas do desenvolvimento e maturação cerebral – relativamente às quais, no domínio das competências comunicativas, as experiências precoces e a aprendizagem mostram ter uma importância fundamental. Discute-se a este respeito um caso (raro) de síndrome do sotaque estrangeiro (Pinto de Almeida, 1999): a origem das perturbações observadas era essencialmente do foro psiquiátrico, uma vez que a TC mostrava unicamente um discreto alargamento isolado dos sulcos corticais nas regiões peri-sylvianas. The part of communication in health and welfare, as well as in psychopathology, is characterized. In psychoses, qualitative alterations of changeable course are found; in neurosis, simple quantitative superficial, capricious variations; in psychopathies, a little more consistent quantitative deviations. The more fluctuating evolution of psychiatric disorders of communication makes the differential diagnosis with those of a neurological condition. In the present article, one advocate, however, that behind psychopathological disorders of communication, there is a more or less subtle brain dysfunction consecutive to some kind of disturbance during the most advanced stages of brain development and maturation – for which, in the field of communicative skills, early learning experiences have shown a major role. As an example, a (rare) case of foreign accent syndrome (Pinto de Almeida, 1999) is discussed: the deficits observed were primarily psychiatric, and CT showed only a slight enlargement of isolated cortical sulci in peri-sylvian brain regions.
- Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no portuguêsPublication . Antunes, Eva Bolle; Rocha, JoanaA fala e a linguagem são áreas privilegiadas da intervenção dos Terapeutas da Fala, sendo os conhecimentos sobre a aquisição fonológica essenciais para a determinação da natureza de eventuais perturbações e o estabelecimento do plano individual de intervenção. Apresentamos uma compilação de dados relativos ao desenvolvimento fonológico e aos desvios da fala encontrados na população infantil, que poderão ser considerados como uma referência para a realidade portuguesa. Realçamos que se deverão sempre considerar as idiossincrasias de cada criança e das línguas. Speech and language are privileged areas of Speech Therapists’ intervention and knowledge about phonological acquisition is essential for the determination of the nature of possible disorders and the establishment of an individual intervention plan. We present a compilation of data related to the phonological development and speech deviations found on the infant population, which may be considered as a reference to the Portuguese reality. We stress that one should always consider the idiosyncrasies of each child and of the languages.