Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa
as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada
em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in
Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas
na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas
que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa,
sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população
portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo
envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar
o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise
efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/
Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas
e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência
para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para
realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language
use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in
Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We
proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument,
in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved
the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the
progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence
to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
Description
Keywords
Tradução e adaptação de instrumentos Linguagem Pragmática Idade pré-escolar e escolar Translation and adaptation of the instruments Language Pragmatic Pre-school and school age
Citation
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 69-86.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa