FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Internacionais com Arbitragem Científica
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- Bibliography of Portuguese Experimental PoetryPublication . Torres, Rui; Portela, Manuel
- A cobertura do atentado contra a escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileirasPublication . Sousa, Jorge Pedro; Lima, Maria ÉricaAnálise da cobertura jornalística do atentado contra a escola de Beslan (Rússia) pelas revistas de informação geral Veja (Portugal) e Visão (Brasil).
- A cobertura fotojornalística do atentado à escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileirasPublication . Sousa, Jorge PedroAnalisa a cobertura fotojornalística do atentado à escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileiras.
- Comunicação regional e local na Europa Ocidental. Os casos português e galegoPublication . Sousa, Jorge PedroAborda a situação dos meios de comunicação social regionais em Portugal e na Galiza no início do século XX.
- Concrete Poetry in Portugal: experimentalism and intermedialityPublication . Torres, RuiConcrete poetry does not constitute an organized movement in Portugal. Instead, one must consider a range of contemporary Portuguese poetic experimentations achieved by several poets which come close, at a given point in time, to the aesthetics of concretism. This distinctive feature of the Portuguese context is outlined in this article in a comparative perspective, situating the poetics and politics of experimentalism within the international context of concrete poetry, but stressing specific aspects of the critical, historical and political Portuguese context. At the same time, the concrete tendency of experimental poetry points to the importance of literary and communication theories, as semiotics, information theory, and others provide background to understanding individual poems and manifestoes of the poets mentioned within. Finally, the article takes into consideration the fact that concrete poetry fits in larger poetic discourses, ultimately forcing the importance of poetic discourse and literary practices for a better understanding of our surrounding world and culture.
- Construindo uma teoria multifatorial da notícia como uma teoria do jornalismoPublication . Sousa, Jorge PedroApresenta uma proposta inovadora e integradora para a construção de uma teoria da notícia como teoria do jornalismo.
- Das cantigas como processos combinatórios: protótipo de um trabalho de geração textual e intertextual a partir da poesia dos Cancioneiros e de releitura de Salette TavaresPublication . Torres, RuiO objectivo deste trabalho, provisoriamente intitulado "Cantiga", é lançaras bases de um projecto que possa apresentar, comparar e agenciar, por via da intertexualidade e da participação, um diálogo entre cantigas medievais (a poesia do trovadorismo) e algumas releituras que delas foram feitas por poetas portugueses contemporâneos (no âmbito do experimentalismo literário português, neste caso, um poema de Salette Tavares).Trata-se portanto de um protótipo, mais do que um trabalho finalizado. Como em outros trabalhos de investigação criativa que tenho feito, pretendo aqui fazer uso das potencialidades do computador como máquina criativa, como gestor e manipulador de símbolos numéricos.
- De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdadePublication . Barroso, Eduardo Paz; Estrada, RuiNeste ensaio, dividido em três partes, procura-se distinguir o conceito de mentira/manipulação de pós-verdade. Começando com o diálogo Hípias Menor de Platão e acabando em Donald Trump, discutimos as consequências e os perigos da pós-verdade para o jornalismo e a informação em particular e para a res publica e a democracia em geral.
- Diálogos entre Ernesto de Sousa e a Poesia Experimental Portuguesa/ Dialogues between Ernesto de Sousa and the Portuguese Experimental PoetryPublication . Torres, RuiO objetivo deste artigo é apresentar a poesia experimental portuguesa através da identificação de certos ecos e nexos que as suas criações verbivocovisuais estabelecem com as propostas estéticas de Ernesto de Sousa, colocando-os por isso em diálogo. Pretende-se para isso focalizar o estudo do experimentalismo poético em vetores orientadores que acreditamos permitir uma abordagem mais adequada à multiplicidade e profusão do corpus disponível. Esse foco norteador será construído a partir do conceito de diálogo(s): diálogo com o leitor (a obra em relação interativa com o receptor, isto é, a sua abertura à interpretação); diálogo com a escrita (a obra reflexiva em relação à linguagem, a sua abertura ao código); e diálogo com a tradição (a obra como releitura e reescrita, a sua abertura ao mundo). Conclui-se que a poesia experimental sinaliza uma libertação do texto em direção ao leitor, ao código e a uma renovação da tradição: a uma libertação que é simultaneamente estética e política, aspetos aqui referidos como poeprática e poelítica.