Antropológicas Nº 04 (Ago. 2000)
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- Aspectos socioculturais do planeamento e desenvolvimento do turismoPublication . Costa, Jorge; Águas, Paulo; Rita, PauloEste artigo visa analisar alguns dos temas centrais resultantes da pesquisa conduzida na área do turismo e identificar padrões emergentes de investigação. Neste contexto, foram identificados quatro temas principais que reflectem o impacto do desenvolvimento do turismo ao nível das percepções das comunidades de acolhimento, das viagens e destinos, das recordações e lembranças, e do planeamento turístico. O artigo termina com a apresentação das principais implicações dos temas analisados para as políticas de desenvolvimento do turismo. The aim of this paper is to analyse some of the central themes resulting from research conducted in the field of tourism as well as to identify emerging patterns in the research. To achieve this aim, four main themes were identified which reflected the host communities’ perception towards the impact of tourism development, the decision on travel and destinations, souvenirs and artefacts, and tourism planning. The paper concludes with a summary of the key implications of the themes analysed for the development of tourism policies.
- O autêntico e o banal: como descrever a experiência turística?Publication . Campelo, ÁlvaroOs Estudos sobre o turismo passaram por modelos vários, desde os mais tradicionais, até aos que a posmodernidade questionou. A introdução de elementos novos dentro da investigação, como cultura, património, turismo sustentável, e novos espaços de fruição, obrigaram a modelos inovadores na indústria turística. Contudo, acreditamos que estes novos modelos não poderão levar por diante uma correcta abordagem do turismo, se não incluirem nas suas preocupações uma perspectiva antropológica. Tourism studies have undergone various approaches, from the more traditional ones to those questioned by postmodernity. The introduction of new elements such as culture, heritage, sustaining tourism, and others, into the research inevitably caused the emergence of innovative modes in tourism industry. Thus we believe that these new modes will not be able to take forward a correct approach to tourism if they do not take into account an anthropological perspective.
- A construção dos problemas públicos: elementos para uma análise do caso TimorPublication . Lança, Isabel BaboTanto na linguagem corrente como na linguagem sociológica fala-se sobretudo de problemas sociais mais do que de problemas públicos. Segundo Gusfield (1981), uma situação torna-se num problema público quando adquire uma dimensão “societal”: é assunto de conflitos, de controvérsia, de debate de opiniões no espaço público, requerendo ser tratada pela acção colectiva dos poderes públicos, das instituições ou dos movimentos sociais. Assim sendo, determinados aspectos são funda-mentais na construção dos problemas públicos: a determinação das causas da situação problemática e a questão da “ownership”, ou seja quem tem o poder para definir o problema e a quem pertence resolvê-lo. O objectivo do presente artigo é o de saber o que podemos entender por uma “cultura dos problemas públicos” e analisar de que modo o caso de Timor-Leste se tornou num problema público internacional, que mobilizou a acção colectiva. Social problems, instead of public problems, are mostly spoken of in both everyday language as well as in sociological language. According to Gusfield (1981), when a situation acquires a social dimension it becomes a public problem: the situation is a matter of controversy and of conflict in the arena of public action. In so doing, it is dealt with by the collective action of public power, of institutions or a social movement. Therefore, specific aspects are fundamental in the construction of public problems: defining the causes of the problematic situation and the question of ownership i.e. who has the power to define the problem and who should solve it. The objective of this article entails knowing what can be understood by a culture of public problems as well as an analysis of the way in which the East Timor case became an international public problem which mobilized a collective action.
- “Drunkenness and Dreams”: inebriation and the dream quest among North American IndiansPublication . Trenk, MarinEste artigo argumenta que, juntamente com os sonhos, a embriaguez é percebida pelos Índios da América do Norte como um meio de comunicação com o mundo do espírito. Os primeiros missionários cristãos explicavam a paixão dos nativos pela bebida pela sua auto-avaliação exagerada e pelo desejo de poder, pensando que o álcool e os sonhos constituíam os obstáculos principais para a conversão dos Índios ao Cristianismo. Por outro lado, as explicações dos indígenas para este fenómeno são diferentes das dos observadores brancos. Como é sugerido pelos exemplos das tribos de Ojubwa, de Potawatomi, de Ottawa e muitas outras, os Índios explicam a ligação entre embriaguez e sonhos pela ausência temporária da alma que se encontra a viajar no mundo do espírito. É por isso que uma pessoa embriagada pode ser vista como ‘sagrada’. O álcool, por si só, não causa halucinações, mas o sonho profundo que ele provoca pode ser uma maneira de experienciar ‘visões sagradas’. This paper argues that, along with dreams, drunkenness is perceived by North American Indians as a means of communication with the world of spirit. Early Christian missionaries explained the natives’ passion for drink by their inflated self-esteem and urge for power, regarding alcohol and dreams as the main obstacles on the way to the Indians’ conversion to Christianity. On the other hand, indigenous explanations of drunkenness differ from those of white observers. Drawing on the examples ranging from the Ojibwa, Potawatomi, Ottawa and twentieth-century Montagnais-Naskapi, to the early seventeen-century Micmacs and contemporary Numa and Tarahumara, the author demonstrates that the Indians account for the connection between drunkenness and dreams by a temporary absence of the soul that travels in the world of spirit. That is why a drunken person can even be regarded as ‘sacred’. Alcohol itself does not cause hallucinations but the sound sleep it induces can be a way of experiencing ‘sacred visions’.
- Espaços de vivência e diferentes concepções do tempo: um discurso entre a sociologia e a históriaPublication . Maia, Rui LeandroO artigo debruça-se sobre diferentes percepções e concepções do tempo: o tempo enquanto realidade subjectivamente apreendida, de acordo com vivências entre diferentes espaços e diferentes sociedades; e, por outro lado, o tempo como forma de apreender realidades sociais e como forma de identificação e, paradoxalmente, de complemento entre áreas de saber, com destaque para a sociologia e para a história. The paper focuses on the difference between perception and conception of time: time as a reality subjectively apprehended, according the lifestyles of different people and different places, and, on the other hand, time as a way of understanding social realities and a way of identificatin and, paradoxically, of complementarity between areas of knowledge with emphasis on sociology and history.
- O etnógrafo e os meios de comunicação de massasPublication . Milla, MariaOs meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”. The mass media do not always provide the audience with complete information, because they transform facts in such a way as to make their reports spectacular. Thus serving the objectives of the journalist, the mass media do not serve those of the ethnographer. The latter has to assemble and bear in mind all the data about his/her area and subject of study, following all kinds of sources, including those offered by the mass media and academic works. This baggage constitutes only a starting point on the way to the final conclusion, and will be questioned during ethnographic observation. The ethnographer will have to separate generalisations and representations of the reality, interpreting and localising the original information. Considered as the “instant image”, this information is opposed to the task of the ethnographer who has to produce a complete “feature film”.
- La fiesta de «Moros y Cristianos» en Andalucía: una aproximación desde la antropologíaPublication . Chequa, FranciscoConserva-se ainda em muitas aldeias andaluzas, aquando das festas religiosas, uma representação pública popular conhecida pelo nome genérico de “Mouros e Cristãos”. Esta representação não constitui a única componente da festa, mas é a que confere a maior demonstração de identidade local, o elemento que mais se destaca relativamente a outras celebrações populares, por isso as suas “relações” (escaramuças, desfiles dos respectivos grupos e outras) são o momento festivo mais cuidado pelos nativos. Não é fácil conhecer-se a sua origem, nem quem idealizou estas representações, e ainda menos fácil é saber-se como chegaram a cada povoação. Sabe-se, todavia, que existem desde há vários séculos. A intenção do presente trabalho é abordar este tipo de drama-festa segundo uma perspectiva antropológica. During religious festivals in many Andalusian villages there can be found a popular public performance generally known as ‘The Moors and the Christians’. Although this show is by no means the only component of the festivals, as a representation of the local identity it is certainly the strongest and goes beyond other popular celebrations. That is why its elements such as fights, processions, and others draw most attention on the part of the natives. It is not easy to find out the origin of these public shows, nor who idealised them. It is even harder to know how they came to be practised in specific settlements. This study examines this type of drama-festivals from an anthropological perspective.
- Lewis’s Istra and Frazer’s Ishtar: Cults and rituals in C.S. Lewis’s Till We Have Faces (1956)Publication . Kuteeva, MariaEste artigo examina a influência de The Golden Bough (1890-1915) de Sir James Frazer no último romance de C.S. Lewis Till We Have Faces (1956). O primeiro é um ensaio de antropologia subtitulado “um estudo em magia e religião”, enquanto o último é um romance com subtítulo “um mito recontado”. O foco principal deste artigo reside nas descrições de crenças e práticas religiosas, em particular a temática mítica da mãe divina e seu filho/amante. A relação Frazer-Lewis pode ser vista como um exemplo forte das ligações íntimas entre a academia do século dezanove e a ‘mitopoeia’ do século vinte. Assim, Frazer e Lewis aparecem como criadores de mitos e como antropólogos: Frazer começa como um antropólogo, mas acaba a sua escrita com algo que pode ser visto como uma colecção literária de mitos, enquanto Lewis, criador de mitos, se torna um antropólogo em seu mundo imaginado. This paper examines the influence of Sir James Frazer’s Golden Bough (1890-1915) upon Till We Have Faces (1956), the last novel of C. S. Lewis. The former is a research in anthropology subtitled ‘a study in magic and religion’, whereas the latter is a novel subtitled ‘a myth retold’. The main focus of this article is on the descriptions of religious beliefs and practices, particularly the motif of the divine-mother-and-son/lover. The author argues that the Frazer-Lewis connection can be seen as a strong example of intimate links between nineteenth-century scholarship and twentieth-century mythopoeia. Thus both Frazer and Lewis appear to be mythmakers and anthropologists: Frazer starts as an anthropologist, but ends up writing what in a way can be seen as a literary collection of myths, whereas Lewis-the-mythmaker becomes an anthropologist in his own imaginary world.
- Los nuevos movimientos religiosos y las sectas: conceptos, definiciones y situación actualPublication . Vargas-Llovera, María DoloresO pluralismo religioso é actualmente objecto de atenção crescente por parte da sociedade em geral e sobretudo dos meios de comunicação. Os chamados “Novos Movimentos Religiosos e/ou Seitas” são geralmente contrapostos às religiões ancestrais e tidos por estas e por grande parte da sociedade como algo que quebra a homogeneidade das ideologias religiosas seculares. Este artigo pretende reflectir sobre os dois tipos de estruturas religiosas e definir os objectivos que as norteiam e os perfis dos seus seguidores. At the moment religious pluralism is the object of growing attention on the part of society in general and above all the mass media. The so-called New Religious Movements and/or Sects are usually opposed to traditional religions and are considered by the latter, as well as by a great part of the society, as breaking the homogeneity of age-old religious ideologies. This article considers these two types of religious organisations and defines the objectives that determine their actions and beliefs of their followers.
- Museu de LödösePublication . Lira, SérgioO autor pretende neste artigo dar a conhecer o Museu de Lödöse. Assim, apresenta brevemente o edifício que o acolhe e as várias colecções que o integram. Recordando uma visita recentemente realizada, descreve o museu e as exposições, guiando o leitor através dos vários espaços do museu. Ao longo desta “vista virtual” é chamada a tenção do leitor para os aspectos que pereceram mais significativos e dignos de referência de um ponto de vista museográfico. In this paper the author presents the Museum of Lödöse. The first topic is the description of the building where the museum is installed. Then, the museum and its collections on display are described, area after area, as the author recollects a recent visit. During this “virtual visit” some particularly relevant aspects from a museographic point of view are discussed.