Antropológicas Nº 04 (Ago. 2000)
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- Los nuevos movimientos religiosos y las sectas: conceptos, definiciones y situación actualPublication . Vargas-Llovera, María DoloresO pluralismo religioso é actualmente objecto de atenção crescente por parte da sociedade em geral e sobretudo dos meios de comunicação. Os chamados “Novos Movimentos Religiosos e/ou Seitas” são geralmente contrapostos às religiões ancestrais e tidos por estas e por grande parte da sociedade como algo que quebra a homogeneidade das ideologias religiosas seculares. Este artigo pretende reflectir sobre os dois tipos de estruturas religiosas e definir os objectivos que as norteiam e os perfis dos seus seguidores. At the moment religious pluralism is the object of growing attention on the part of society in general and above all the mass media. The so-called New Religious Movements and/or Sects are usually opposed to traditional religions and are considered by the latter, as well as by a great part of the society, as breaking the homogeneity of age-old religious ideologies. This article considers these two types of religious organisations and defines the objectives that determine their actions and beliefs of their followers.
- Museu de LödösePublication . Lira, SérgioO autor pretende neste artigo dar a conhecer o Museu de Lödöse. Assim, apresenta brevemente o edifício que o acolhe e as várias colecções que o integram. Recordando uma visita recentemente realizada, descreve o museu e as exposições, guiando o leitor através dos vários espaços do museu. Ao longo desta “vista virtual” é chamada a tenção do leitor para os aspectos que pereceram mais significativos e dignos de referência de um ponto de vista museográfico. In this paper the author presents the Museum of Lödöse. The first topic is the description of the building where the museum is installed. Then, the museum and its collections on display are described, area after area, as the author recollects a recent visit. During this “virtual visit” some particularly relevant aspects from a museographic point of view are discussed.
- O programa de incremento do turismo cultural: dos novos conceitos e motivações sobre o património cultural à criação de produtos turísticos de qualidadePublication . Lopes, FlávioDar um novo sentido ao conceito de património cultural através de propostas das autoridades internacionais e nacionais é o que pretende este trabalho. Tendo em conta as disposições da UNESCO sobre o património cultural, Portugal está a definir um programa de incremento de projectos turísticos que não só protejam os monumentos como valorizem as comunidades onde estes se inserem. Propõem-se, desta forma, novos produtos de qualidade, onde a informação científica está presente como elemento essencial. This study aims to develop a new meaning for the concept of cultural heritage as proposed by international and national organisations. Bearing in mind UNESCO’s guidelines about cultural heritage, Portugal is defining a programme of the development of tourist projects that not only protect monuments but add value to the communities in which they are situated. Thus the study proposes new quality products in which scientific information is present as an essential element.
- Aspectos socioculturais do planeamento e desenvolvimento do turismoPublication . Costa, Jorge; Águas, Paulo; Rita, PauloEste artigo visa analisar alguns dos temas centrais resultantes da pesquisa conduzida na área do turismo e identificar padrões emergentes de investigação. Neste contexto, foram identificados quatro temas principais que reflectem o impacto do desenvolvimento do turismo ao nível das percepções das comunidades de acolhimento, das viagens e destinos, das recordações e lembranças, e do planeamento turístico. O artigo termina com a apresentação das principais implicações dos temas analisados para as políticas de desenvolvimento do turismo. The aim of this paper is to analyse some of the central themes resulting from research conducted in the field of tourism as well as to identify emerging patterns in the research. To achieve this aim, four main themes were identified which reflected the host communities’ perception towards the impact of tourism development, the decision on travel and destinations, souvenirs and artefacts, and tourism planning. The paper concludes with a summary of the key implications of the themes analysed for the development of tourism policies.
- Património e identidade: os desafios do turismo culturalPublication . Silva, Elsa Peralta daPretende este estudo fornecer elementos pertinentes para uma justa abordagem dos sentidos que estão adestritos ao significado do termo «património». Ao ultrapassar o sentido tradicional e reducionista que prevalece nos discursos presentes em muitos estudos e trabalhos, abre-se espaço para um olhar diferente sobre aquilo que os povos determinam como seu património. This study will provide some relevant elements for the right understanding of the meanings attached to the term ‘heritage’. Leaving behind the traditional and incomplete meaning that prevails in the discourse of many contemporary researches, a new insight is offered as to how different peoples define their heritage.
- O autêntico e o banal: como descrever a experiência turística?Publication . Campelo, ÁlvaroOs Estudos sobre o turismo passaram por modelos vários, desde os mais tradicionais, até aos que a posmodernidade questionou. A introdução de elementos novos dentro da investigação, como cultura, património, turismo sustentável, e novos espaços de fruição, obrigaram a modelos inovadores na indústria turística. Contudo, acreditamos que estes novos modelos não poderão levar por diante uma correcta abordagem do turismo, se não incluirem nas suas preocupações uma perspectiva antropológica. Tourism studies have undergone various approaches, from the more traditional ones to those questioned by postmodernity. The introduction of new elements such as culture, heritage, sustaining tourism, and others, into the research inevitably caused the emergence of innovative modes in tourism industry. Thus we believe that these new modes will not be able to take forward a correct approach to tourism if they do not take into account an anthropological perspective.
- O etnógrafo e os meios de comunicação de massasPublication . Milla, MariaOs meios de comunicação nem sempre constituem uma fonte de informação plena, porque transformam os factos, de modo a tornarem a reportagem espectacular. Servindo assim os objectivos do jornalista, não servem os do etnógrafo. Este tem de recolher dados sobre a sua zona e tema de estudo, socorrendo-se de toda a espécie de fontes: meios de comunicação e perspectivas académicas. Esta bagagem constituirá apenas um ponto de partida para o conhecimento do meio, já que será questionada aquando da observação etnográfica. O etnógrafo terá que separar generalizações e representações de realidades, interpretando e actualizando “in loco” a informação inicial. Esta, considerada como “imagem instantânea”, opõe-se à tarefa do etnógrafo, que deve constituir uma “longa-metragem completa”. The mass media do not always provide the audience with complete information, because they transform facts in such a way as to make their reports spectacular. Thus serving the objectives of the journalist, the mass media do not serve those of the ethnographer. The latter has to assemble and bear in mind all the data about his/her area and subject of study, following all kinds of sources, including those offered by the mass media and academic works. This baggage constitutes only a starting point on the way to the final conclusion, and will be questioned during ethnographic observation. The ethnographer will have to separate generalisations and representations of the reality, interpreting and localising the original information. Considered as the “instant image”, this information is opposed to the task of the ethnographer who has to produce a complete “feature film”.
- “Drunkenness and Dreams”: inebriation and the dream quest among North American IndiansPublication . Trenk, MarinEste artigo argumenta que, juntamente com os sonhos, a embriaguez é percebida pelos Índios da América do Norte como um meio de comunicação com o mundo do espírito. Os primeiros missionários cristãos explicavam a paixão dos nativos pela bebida pela sua auto-avaliação exagerada e pelo desejo de poder, pensando que o álcool e os sonhos constituíam os obstáculos principais para a conversão dos Índios ao Cristianismo. Por outro lado, as explicações dos indígenas para este fenómeno são diferentes das dos observadores brancos. Como é sugerido pelos exemplos das tribos de Ojubwa, de Potawatomi, de Ottawa e muitas outras, os Índios explicam a ligação entre embriaguez e sonhos pela ausência temporária da alma que se encontra a viajar no mundo do espírito. É por isso que uma pessoa embriagada pode ser vista como ‘sagrada’. O álcool, por si só, não causa halucinações, mas o sonho profundo que ele provoca pode ser uma maneira de experienciar ‘visões sagradas’. This paper argues that, along with dreams, drunkenness is perceived by North American Indians as a means of communication with the world of spirit. Early Christian missionaries explained the natives’ passion for drink by their inflated self-esteem and urge for power, regarding alcohol and dreams as the main obstacles on the way to the Indians’ conversion to Christianity. On the other hand, indigenous explanations of drunkenness differ from those of white observers. Drawing on the examples ranging from the Ojibwa, Potawatomi, Ottawa and twentieth-century Montagnais-Naskapi, to the early seventeen-century Micmacs and contemporary Numa and Tarahumara, the author demonstrates that the Indians account for the connection between drunkenness and dreams by a temporary absence of the soul that travels in the world of spirit. That is why a drunken person can even be regarded as ‘sacred’. Alcohol itself does not cause hallucinations but the sound sleep it induces can be a way of experiencing ‘sacred visions’.
- Recreating the storytelling circle: N. Scott Momaday and Mario Vargas LlosaPublication . Carney, Kelly C. WalterSegundo este artigo, a produção ficcional dos nativos americanos do século vinte é caracterizada pela unidade social e estética que envolve as personagens da história tal como a relação entre o autor e o leitor. O último envolve-se na leitura imaginativa e interactiva, preenchendo os espaços brancos da narrativa do autor. Assim, a imaginação do leitor torna-se crucial para converter a história em uma actividade contínua e criativa. Quando contam as suas histórias, N. Scott Momaday e Mario Vargas Llosa tentam preservar as culturas da sua origem não apenas re-imaginando as histórias antigas, mas também seguindo a prática tradicional de contar histórias. Desta maneira, The Way to Rainy Mountain de Momaday e El hablador de Llosa oferecem uma alternativa à ‘dominação monológica do texto da cultura dominante’. Através do uso da língua e da imaginação, estas obras convidam o leitor a prosseguir na sua procura de ‘identidade unificada’. According to this paper, twentieth-century Native American fiction is characterised by social and aesthetic unity both among the characters of the tale and between the author and the reader. The latter is to be engaged in imaginative and interactive reading, filling the gaps left in the narrative by the storyteller. Thus the reader’s imagination becomes crucial for turning the story into a creative ongoing activity. When telling their stories, both N. Scott Momaday and Mario Vargas Llosa try to preserve the cultures of their origin by not only re-imagining the stories of old days but also by following the traditional way of interactive storytelling. By doing so, Momaday’s Way to Rainy Mountain and Llosa’s El hablador offer an alternative to ‘the monological one-voice domination of the mainstream-culture text’. Through the use of language and imagination, these works invite the reader to pursue their quest for a ‘unified identity’.
- Nambanjin: sobre os portugueses no JapãoPublication . Carvalho, Daniela deOs encontros entre os Portugueses e os Japoneses no sec. XVI tiveram um papel importante na história do Japão. Para além de estabelecerem relações comerciais entre os dois países e de levarem o Cristianismo ao Japão, os Portugueses proporcionaram o primeiro contacto com uma cultura diferente e com o Outro, contra o qual a identidade japonesa começou a ganhar forma. Partindo de uma análise histórica e com base numa análise de textos escolares e em entrevistas realizadas no Japão, este artigo apresenta uma análise do que os Japoneses aprendem sobre os Portugueses e a ideia que fazem deles. A principal conclusão é de que Portugueses, comércio e Cristianismo são vistos como indissociáveis, tal como de facto o foram historicamente. The encounters between the Portuguese and the Japanese in the sixteenth century played an important role in the history of Japan. The Portuguese established trade relations between the two countries, introduced Christianity into Japan and, by being the first contact of the Japanese with a different culture, constituted the Other against whom the Japanese identity took shape. Beginning with a historical overview, based on an analysis of textbooks used in Japanese schools and on interviews conducted in Japan, this article examines what the contemporary Japanese learn about the Portuguese and how they are taught to perceive them. The main conclusion is that the Portuguese, trade and Christianity are seen as being closely associated, just as in fact they were in the past.