Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Conserva-se ainda em muitas aldeias andaluzas, aquando das festas
religiosas, uma representação pública popular conhecida pelo nome
genérico de “Mouros e Cristãos”. Esta representação não constitui a
única componente da festa, mas é a que confere a maior demonstração
de identidade local, o elemento que mais se destaca relativamente a
outras celebrações populares, por isso as suas “relações” (escaramuças,
desfiles dos respectivos grupos e outras) são o momento festivo mais
cuidado pelos nativos. Não é fácil conhecer-se a sua origem, nem
quem idealizou estas representações, e ainda menos fácil é saber-se
como chegaram a cada povoação. Sabe-se, todavia, que existem desde
há vários séculos.
A intenção do presente trabalho é abordar este tipo de drama-festa
segundo uma perspectiva antropológica.
During religious festivals in many Andalusian villages there can be
found a popular public performance generally known as ‘The Moors
and the Christians’. Although this show is by no means the only
component of the festivals, as a representation of the local identity it is
certainly the strongest and goes beyond other popular celebrations.
That is why its elements such as fights, processions, and others draw
most attention on the part of the natives. It is not easy to find out the
origin of these public shows, nor who idealised them. It is even harder
to know how they came to be practised in specific settlements. This
study examines this type of drama-festivals from an anthropological
perspective.
Description
Keywords
Citation
Antropológicas. Porto. ISSN 0873-819X. 4 (2000) 9-44.