Nuestra América- Nº5
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Nuestra América- Nº5 by Title
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Artes do corpo biocibernético e suas manifestações no BrasilPublication . Santaella, LuciaO corpo humano está em todos os lugares. Comentado, transfigurado, pesquisado, dissecado na filosofia, no pensamento feminista, nos estudos culturais, nas ciências naturais e sociais, nas artes e literatura. Nas mídias, suas aparições são levadas ao paroxismo. Como explicar essa onipresença? Para aqueles que estão refletindo sobre as novas formações culturais na era digital da comunicação em escala planetária, esse fenômeno pode ser em parte explicado pelas inquietações provocadas pelos processos de corporificação, descorporificação e recorporificação propiciados pelas tecnologias do virtual e pelas emergentes simbioses entre o corpo e as máquinas. Ao criarem a ilusão de que é possível transcender o corpo carnal através das descorporificações da simulação, tais processos e simbioses colocam em crise as crenças em uma relativa estabilidade dos limites corporais, pondo em questão as tradicionais estratégias identificatórias constitutivas da subjetividade. Frente a isso, este artigo parte do pressuposto de que o corpo está obsessivamente onipresente porque se tornou um dos sintomas da cultura do nosso tempo. Para desenvolver o pressuposto, são apresentados alguns dos principais fatores responsáveis por esse estado de coisas. The human body is everywhere. Commented, transfigured, object of research and scrutinized in philosophy, feminist thought, cultural studies, the natural and social sciences, the arts and literature. In the media its presence is taken to a climax. How can we explain such omnipresence? For those who are discussing the new cultural formations in this digital era of planetary communication, the phenomenon can be in part explained by the perplexity provoked by the processes of embodiment, disembodiment, and re-embodiment allowed by the technologies of the virtual and the emergent symbiosis between body and machines. When they create the illusion that it is possible to transcend the biological body by means of the disembodiments of simulation, such processes and symbiosis question the traditional identity strategies which constitute subjectivity. In this context, this paper presupposes that the human body is obsessively present because it has become one of the symptoms of our culture. To develop this presupposition, some of the main factors responsible for this state of affairs are discussed.
- Bahia de todos os reinos: capital e interiorPublication . A. Filho, OtávioO texto tangencia aspectos transversais da cultura baiana e procura revelar a guerra surda travada na panela da alegria, de uma Bahia que se converteu em clichê. Busca, ao mesmo tempo, compreender a impiedosa transformação de uma sociedade cujo comportamento está em sintonia com o resto do mundo. Religião, arte, lazer, turismo e economia globalizada enfrentam, na Bahia, observadas as especificidades locais, as mesmas vicissitudes encontradas num planeta marcado pelo fim de uma era. O texto aborda essa questão pensando, ainda, nas continentais distâncias físicas que caracterizam um país que contém, geograficamente, uma Europa dentro de si. The text goes off on a tangent, in transversals aspects of Bahia’s culture and delves into revealing a deaf war into a happy melting pot, of a Bahia which has converted into cliché. At the same time, it tries to comprehend the unforgiving transformation of a society which behaves in sync with the rest of the world. Religion, art, pleasure, tourism and globalized economy face, in Bahia, having the local specificities observed, the same vicissitudes found in a planet marked by the end of an era. The text brings up this issue, thinking , still, on the continental physical distances which characterize a country that contain, geographically, an Europe within itself.
- Brasil barroco: pequeno inventário utópicoPublication . Tunhas, PauloPartindo de uma dupla caracterização (formal e semântica) do barroco, este texto defende uma visão geral da cultura brasileira como uma cultura barroca. Beginning with a double characterization (formal and semantic) of the baroque, this text argues for a global view of Brazilian culture as a baroque culture.
- Uma breve história do teatro brasileiro modernoPublication . Ferreira, Carolin OverhoffNo século XX , o teatro brasileiro modernizou-se tanto a nível dos mis en scène como da sua dramaturgia. Neste processo de modernização da linguagem cénica e da escrita dramática houve inicialmente um conflito entre a preocupação com temas e problemáticas nacionais e a influência de encenadores e peças estrangeiros. Isto ocorreu sobretudo através dos grupos Os Comediantes e Teatro Brasileiro de Comédia. No início da ditadura, o teatro politizou-se e grupos como o Teatro de Arena e o Teatro de Oficina desenvolveram estilos de encenação e dramaturgias próprias. Este desenvolvimento foi, porém, interrompido pela repressão, censura e auto-censura, como também pela incapacidade de renovação. Enquanto os anos 80 foram caracterizados por um balanço desses impedimentos e uma retomada hesitante, os anos 90 já demonstraram uma diversidade de vertentes, estilos e temas que prometem Teatro de Oficina um complexo e interessante panorama teatral no futuro. In the twentieth century, Brazilian theatre modernized itself as much in terms of mis en scène, as in terms of dramaturgy. During this process of modernization of direction methods and playwriting, a conflict between the interest in national issues and problems and the influence of foreign directors and plays could be noticed initially. This occurred mainly in the two most important theatre groups, Os Comediantes and Teatro Brasileiro de Comédia. In the beginning of the dictatorship, the theatre became political. Groups like the Teatro de Arena and the Teatro de Oficina developed their own styles and were fundamental for the evolution of national playwriting. However, this development was interrupted by repression, censorship, and selfcensorship, as well as by the incapacity of renovation. While the 80s have been characterized by an evaluation of these impediments and a hesitant revival, the 90s already demonstrated a diversity of direction styles and themes that indicate a promising future for Brazilian theatre.
- BreviárioPublication . Moisés, Carlos Felipe
- “Caminha”, “Dois Ares” e “Restos”Publication . Antunes, Arnaldo
- Carlos Drummond de Andrade ou a obliquidade da mudançaPublication . Sequeira, Maria do Carmo Castelo BrancoNão podemos pensar na poesia moderna Brasileira sem pensar no grande poeta Carlos Drummond de Andrade, como não podemos falar da moderna poesia portuguesa sem pronunciar o nome e lembrar o dialogismo interno de Fernando Pessoa, na pluralidade do seu heterotexto. O que procuraremos desenvolver, neste curto ensaio, é a validade pessoalizada do grande poeta mineiro, entre uma certa aspiração à mudança formal (na liberdade de uma nova linguagem) e o seu entendimento de “estar no mundo” (na realidade da sociedade brasileira) e com ele interagir sem constrangimentos de qualquer escola. We cannot address the modern Brazilian poetry without thinking of the great poet Carlos Drummond de Andrade, just as we cannot speak of the modern Portuguese poetry without pronouncing the name and reminding the internal dialogism of Fernando Pessoa, in the plurality of his heterotext. What we will address in this short essay is the personalized validity of the great poet from Minas, put between a certain aspiration to the formal change (in the freedom of a new language) and its understanding as “being in the world” (in the reality of the Brazilian society) and interaction without constraints of any school of thought.
- Contemporâneo Noctambulismo: ocupação urbana e fruição juvenil nas cenas eletrônicas cariocasPublication . Eugenio, FernandaNeste artigo busco refletir sobre as modulações subjetivas e tecnológicas envolvidas na ocupação da cidade do Rio de Janeiro pelas culturas jovens eletrônicas, na composição sempre inacabada e mutante do circuito de lazer noturno conhecido como "cena carioca“. Este se define menos por características sociológicas específicas e estáveis e mais como “comunicação transversal entre populações heterogêneas”, revelando-se antes na observação de seu funcionamento disjuntivo - a desenhar modalidades de consumo e estilos de vida. A investigação acompanha a “invenção de percepções”, por parte dos jovens freqüentadores da cena, para navegar nesta “faixa de freqüência”, seja através da produção de copresença entre real e virtual (em seu acionamento simultâneo e pautado pela saturação como valor), seja pelo recurso combinado aos mais diversos estímulos sensoriais (das batidas eletrônicas às substâncias sintéticas - com destaque para o ecstasy -, passando por uma moda empenhada no borrar das fronteiras de gênero e pela experimentação erótico-afetiva dos corpos em festa). O arranjo idiossincrático de todos esses elementos, ao mesmo tempo em que gera um fenômeno de transbordamento, impossível de ser abarcado pela lógica de identidades estanques (pois se define mais pelo “e” do que pelo “é”), também retraça de modo irrequieto o espaço da cidade. In this article we reflect on the subjectivities and technology involved in the occupation of the city of Rio de Janeiro by young cultures, addressing the unfinished and everchanging circuits of leisure known as “Rio scene.” This is defined less by specific sociological characteristics and stable and more as “cross communication between heterogeneous populations” and was first the result of the observation of their operational disjuntions - to design ways of consumption and lifestyles. The investigation follows the “invention of perceptions” on the part of young visitors from the scene, to navigate this “frequency range”, either through the production of co-presence between real and virtualor through a fashion committed to blur the boundaries of gender and the erotic experimentation-affective bodies in celebration). The idiosyncratic arrangement of all these elements creates, at the same time, a phenomenon of overflow, impossible to be covered by the logic of unified identities, but also retracts the unquietness of the area of the city.
- O dia inacabadoPublication . Ivo, Lêdo
- Diagnosticando discursos, subvertendo prognósticos: vozes infectadas em “Depois de agosto”, de Caio Fernando AbreuPublication . Namorato, LucianaOs discursos dominantes acerca da AIDS apresentam com freqüência um tom moralizante e são caracterizados pela estigmatização desta doença e pela diferenciação extrema dos portadores do HIV da porção saudável da população. Este ensaio analisa o conto “Depois de agosto” (1995), do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu (1948-1996), salientando o embate de seu protagonista, um homem HIV-positivo, com discursos a respeito dos portadores do vírus que contribuem para sua paralisia e sugerem sua exclusão da vida social. É traçado um paralelo entre a radicalização do conceito de ‘alteridade’ presente em tais discursos e o conceito de ‘outro’ característico das relações coloniais e pós-coloniais. Predominant discourses on AIDS frequently carry a moralizing tone and are marked by the stigmatization of the disease, as well as by an extreme differentiation between those who are HIV-positive and those members of society who are not affected. This essay studies the shortstory “Depois de agosto” (1995), by the Brazilian writer Caio Fernando Abreu (1948-1996), stressing the struggle of its HIV-positive protagonist to deconstruct discourses on HIV and AIDS that contribute to the paralysis of those infected and their consequent exclusion from life in society. This study traces parallels between radicalization of the concept of ‘other’ common to the discourses on HIV and AIDS and the concept of ‘other’ that prevails in discourses on colonial and postcolonial exchanges.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »