Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
110.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O corpo humano está em todos os lugares. Comentado, transfigurado, pesquisado, dissecado
na filosofia, no pensamento feminista, nos estudos culturais, nas ciências naturais e sociais,
nas artes e literatura. Nas mídias, suas aparições são levadas ao paroxismo. Como explicar
essa onipresença? Para aqueles que estão refletindo sobre as novas formações culturais na
era digital da comunicação em escala planetária, esse fenômeno pode ser em parte explicado
pelas inquietações provocadas pelos processos de corporificação, descorporificação e
recorporificação propiciados pelas tecnologias do virtual e pelas emergentes simbioses entre
o corpo e as máquinas. Ao criarem a ilusão de que é possível transcender o corpo carnal
através das descorporificações da simulação, tais processos e simbioses colocam em crise as
crenças em uma relativa estabilidade dos limites corporais, pondo em questão as tradicionais
estratégias identificatórias constitutivas da subjetividade. Frente a isso, este artigo parte do
pressuposto de que o corpo está obsessivamente onipresente porque se tornou um dos sintomas
da cultura do nosso tempo. Para desenvolver o pressuposto, são apresentados alguns dos
principais fatores responsáveis por esse estado de coisas. The human body is everywhere. Commented, transfigured, object of research and scrutinized
in philosophy, feminist thought, cultural studies, the natural and social sciences, the arts and
literature. In the media its presence is taken to a climax. How can we explain such omnipresence?
For those who are discussing the new cultural formations in this digital era of planetary
communication, the phenomenon can be in part explained by the perplexity provoked by the
processes of embodiment, disembodiment, and re-embodiment allowed by the technologies
of the virtual and the emergent symbiosis between body and machines. When they create the
illusion that it is possible to transcend the biological body by means of the disembodiments of
simulation, such processes and symbiosis question the traditional identity strategies which
constitute subjectivity. In this context, this paper presupposes that the human body is obsessively
present because it has become one of the symptoms of our culture. To develop this presupposition,
some of the main factors responsible for this state of affairs are discussed.
Description
Keywords
Corpo e tecnologia Simulação Biotecnologia Subjetividade Body and technology Simulation Biotechnology Subjectivity
Citation
Nuestra América. Porto. ISSN 1646-5024. 5 (Jan - Jul 2008) 147-163.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa. NELA - Núcleo de Estudos Latino-Americanos