Publicações UFP - eBooks
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Publicações UFP - eBooks by Title
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- Abstract proceedings book of the III OPVC International Congress - violence, crime and securityPublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Estrada, Rui; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.; Caridade, Sónia
- Arte, saúde e criatividade: diálogos clínicos e interdisciplinaresPublication . Matos, Marta (org.); Marsillac, ALM (org.); Oliveira, Flávia de Toledo (org.)O livro que apresentamos, tem a arte enquanto inspiração, é fruto do Seminário Clínico e Interdisciplinar: Arte, Criatividade e Saúde Mental, realizado na Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto/Portugal, em 25 de setembro de 2019. Essa publicação é uma mostra da interlocução desenvolvida no evento, a qual pretendeu aprofundar conhecimentos e reflexões sobre o potencial de relações entre arte, criatividade e saúde mental. Estes campos são de grande valor sócio-cultural e colocam grandes desafios de desenvolvimento a nível interdisciplinar e epistemológico. Potenciam novas abordagens e projectos de investigação científica e para o desenvolvimento do conhecimento; com efeito, tais desafios epistemológicos das Ciências Humanas e Sociais, da Saúde e da Educação. Possibilitam a valorização da integralidade da vida e a qualificação das intervenções psicossociais, práticas terapêuticas e psicoterapêuticas, atentas e sensíveis às contingências e singularidades sobre as quais se ocupam. Enquanto proposta de interlocução internacional com pesquisadores portugueses e brasileiros, pretendeu-se promover a troca de saberes entre os campos da arte, psicologia, psicanálise, literatura, filosofia e comunicação. A Universidade Fernando Pessoa acolheu a proposta do evento e do livro que agora apresentamos, propiciando a interlocução entre investigadores e estudantes de diferentes instituições. Os artigos versam sobre a temática da arte, da criatividade e da saúde mental, enquanto fontes da experiência e do pensamento, ferramentas de trabalho, que podem compor um fazer clínico e interdisciplinar, alinhado às perspectivas de integralidade humana, promoção e/ou recuperação da saúde individual e coletiva. Ao partir da clínica, da cultura, das obras de arte, os autores analisam fenómenos do tempo contemporâneo, interrogam abordagens teóricas e aplicadas, compartilham formas de intervir, modos de fazer que se constroem caso a caso. Dos dez trabalhos apresentados no Seminário, sete compõem este livro, com a participação de dez autores e que abordam temáticas no âmbito da arte, criatividade, psicologia, psicanálise, saúde mental, psicose, infância e adolescência. Assim, a publicação apresenta uma boa mostra do que foi esse encontro internacional e interdisciplinar.
- Atlas de apoio às aulas de Anatomia PatológicaPublication . Costa, Céu; Pereira, SofiaTodas as fotografias deste atlas são provenientes de lâminas histológicas realizadas no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade Fernando Pessoa, estando disponíveis para visualização pelos alunos durante as aulas.
- Autonomia de aprendizagem em francês língua estrangeira: contributos para a educação no século XXIPublication . Bizarro, RosaPartindo da premissa de que a reflexão sobre a Educação para o século XXI é uma das prioridades absolutas que determinará o mundo do futuro que queremos construir, implicando a necessidade de se repensar o que e o como ensinar-aprender, esta obra estuda a autonomia de aprendizagem em Francês Língua Estrangeira, equaciona as representações dos professores sobre a noção de autonomia e apresenta, ainda, sugestões concretas de práticas pedagógicas que podem viabilizar o desenvolvimento da autonomia do aprendente, enquanto leitor competente de textos literários narrativos.
- Ciência da Informação - contributos para o seu estudoPublication . Freitas, Judite A. Gonçalves de
- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 1)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso (coord.); Estrada, Rui (coord.)O projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste projeto prende-se com a evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020 e 2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que utiliza a análise temática com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 2)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso; Estrada, RuiO projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem- -estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste pro jeto baseia-se na evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020-2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação exploratória, que utiliza a análise temática de texto com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 1. Família, justiça, social e comunitáriaPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação AmbientalPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 3. Cidadania, relações internacionais, comunicação e responsabilidade socialPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa Martinho; Simões, Elsa; Tuna, SandraA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.