Publicações UFP - eBooks
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- ECOWOOD 2010: minimizing the environmental impact of the forest products industriesPublication . Caldeira, FernandoThis book presents a selection of peer reviewed-papers that were prepared after the communications given to ECOWOOD 2010 – 4th International Conference on Environment-Friendly Forest Products, that was held at Fernando Pessoa University, Porto, Portugal, from 8 to 10 September 2010.
- Autonomia de aprendizagem em francês língua estrangeira: contributos para a educação no século XXIPublication . Bizarro, RosaPartindo da premissa de que a reflexão sobre a Educação para o século XXI é uma das prioridades absolutas que determinará o mundo do futuro que queremos construir, implicando a necessidade de se repensar o que e o como ensinar-aprender, esta obra estuda a autonomia de aprendizagem em Francês Língua Estrangeira, equaciona as representações dos professores sobre a noção de autonomia e apresenta, ainda, sugestões concretas de práticas pedagógicas que podem viabilizar o desenvolvimento da autonomia do aprendente, enquanto leitor competente de textos literários narrativos.
- Atlas de apoio às aulas de Anatomia PatológicaPublication . Costa, Céu; Pereira, SofiaTodas as fotografias deste atlas são provenientes de lâminas histológicas realizadas no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade Fernando Pessoa, estando disponíveis para visualização pelos alunos durante as aulas.
- Emotional expression: studies in brain, face and emotion - the brain and the facePublication . Freitas-Magalhães, A.This volume provides a comprehensive road map of the important and rapidly growing field of emotion regulation. Each of the 11 chapters in this handbook reviews the current state of knowledge on the topic at hand, describes salient research methods, and identifies promising directions for future investigation. The contributors who are the foremost experts in the field-address vital questions about the neurobiological and cognitive bases of emotion regulation, how we develop and use regulatory strategies across the lifespan, individual differences in emotion regulation, social psychological approaches, and implications for psychopathology, clinical interventions, and health.
- A justiça em análise: aspectos jurídicos, sociais e psicológicos do cumprimento das penasPublication . Jólluskin, Gloria; Sacau, AnaO presente livro é uma compilação de algumas das comunicações proferidas no Colóquio “A Justiça em Análise”, realizado na Universidade Fernando Pessoa (Porto), em 22 de Abril de 2010. Nesta primeira edição, o Colóquio foi subordinado ao tema “O cumprimento das penas: aspectos jurídicos, sociais e psicológicos”, e foi desenvolvido no âmbito do projecto intitulado “Análise psicológica da tomada de decisões judiciais”, financiado pela FCT (PTDC/PSI/65044/2006). Este Colóquio teve como objectivo contribuir para a identificação e compreensão da situação dos distintos processos e fenómenos relacionados com o cumprimento das penas contempladas no ordenamento jurídico, numa perspectiva multidisciplinar. Assim, pretendeu-se criar um espaço de discussão aberta sobre a Justiça, os seus conteúdos e os seus actores, onde os intervenientes pudessem trocar experiências sobre as diferentes problemáticas associadas ao cumprimento das penas, assim como partilhar resultados de pesquisa e trabalhos em processo, permitindo fazer um balanço sobre a investigação e intervenção social. Desta forma, pretendemos conseguir estabelecer uma ligação entre o mundo académico e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na Universidade, sendo assim uma oportunidade para alunos e outros interessados terem contacto com as diferentes realidades relacionadas com a aplicação das Ciências Sociais ao mundo do Direito. Este trabalho de intercâmbio entre a Universidade e o espaço de intervenção tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, tendo vindo a concretizar-se ainda mais depois da Universidade Fernando Pessoa ter começado a implementar o 2º Ciclo/Mestrado em Psicologia Jurídica, assim como o 1º Ciclo em Criminologia, no curso 2008-2009. Desde então, temos vindo a aumentar as nossas linhas de investigação através da orientação de trabalhos científicos, como teses de doutoramento, dissertações de mestrado, monografias de licenciatura e projectos de graduação, assim como através do desenvolvimento de projectos de investigação nesta área de conhecimento. Dado o entusiasmo com que o Colóquio foi acolhido entre os participantes e assistentes, decidimos compilar e organizar os trabalhos apresentados em formato de livro, com o objectivo de divulgar o trabalho realizado por reputados académicos e profissionais especializados. Todos estes trabalhos mostram as distintas linhas de convergência entre a Lei e as diferentes áreas de conhecimento aplicadas em contextos jurídicos. Esperamos que esta obra seja de utilidade a alunos e profissionais interessados nestes temas. Para finalizar, gostariamos de manifestar o nosso mais profundo agradecimento à Fundação de Ensino e Cultura Fernando Pessoa, mais específicamente à Reitoria e Vice-Reitoria, pelo apoio oferececido e sem o qual este evento não teria sido possível. Agradecemos igualmente aos elementos da Comissão Científica do Colóquio, pela revisão científica dos trabalhos apresentados, aos moderadores das mesas de trabalho Mestre Salvador Gonçalves, Mestre Andreia de Castro-Gongalves e Mestre Filipa Rua, assim como aos docentes da Universidade Fernando Pessoa pela ajuda na divulgação do evento. Finalmente, gostariamos também de manifestar a nossa gratidão à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo seu apoio no desenvolvimento do projecto no qual se insere este Colóquio.
- Estratégia criativa publicitária: fundamentos e métodosPublication . Cardoso, Paulo RibeiroNum panorama de forte concorrência empresarial, deparamos com um desenvolvimento de complexas estratégias de persuasão que criam, desenvolvem e fortalecem as relações entre as marcas e os consumidores e onde a criatividade desempenha um papel fundamental. Procurando um equilíbrio entre a perspectiva académica e a profissional, o autor aborda, com pragmatismo, a estratégia criativa publicitária aplicada à comunicação da marca. O livro começa por estabelecer os fundamentos da criatividade: a sua definição, as principais perspectivas de análise, as etapas e técnicas do processo criativo. Em seguida, é dedicada uma especial atenção à estratégia criativa publicitária e aos quatro pilares que a sustentam: a marca, os objectivos de comunicação, o público-alvo e o elemento motivador. Neste contexto, são analisadas diferentes filosofias e metodologias de agências de publicidade multinacionais. Finalmente, é explorada a temática do conceito criativo e da execução das mensagens publicitárias.
- “Era uma vez…”: emoções, defesas e fantasiasPublication . Estrada, RitaAs pessoas elaboram fantasias para lidar com as emoções positivas ou negativas que as várias situações da vida lhes provocam. Através da prova “Era uma vez…”, podemos ver que tipos de fantasia são escolhidos por crianças entre os 5-6 anos e perceber se são adaptativos ou não. E para melhor entender a regulação das emoções integramos diferentes abordagens: psicodinâmica, psicológica e neurofisiológica.
- Ciência da Informação - contributos para o seu estudoPublication . Freitas, Judite A. Gonçalves de
- Microbiologia : protocolos laboratoriaisPublication . Sousa, João Carlos de; Cerqueira, Fátima; Abreu, Cristina
- Construir a Paz: visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimento e práticas. Volume 2. Trabalho, Saúde e Mediação AmbientalPublication . Cunha, Pedro; Toscano, Ana María da Costa; Barros, Carla; Ramos, Cláudia Toriz; Jólluskin, Gloria; Leite, Isabel Costa; Silva, Isabel; Martins, José Soares; Coutinho, Manuela; Barros, Nelson; Cardoso, Paulo Ribeiro; Toldy, Teresa MartinhoA procura crescente de informação sobre questões ligadas à Paz, a necessidade de instrumentos no domínio da gestão de conflitos, o incremento de publicações de natureza científica e técnica dedicadas a estes temas e o aumento de ações de ensino e formação nestas áreas são hoje uma realidade a que não escapamos. Os 4 volumes de “Construir a Paz”, inscrevendo-se em visões interdisciplinares e internacionais sobre conhecimentos e práticas, estimulam a compreensão do fenómeno da Paz, a experimentação de algumas das principais vias para a sua concretização e fornecem uma vasta panorâmica de aplicação direta de diferentes ciências a múltiplos contextos de construção da Paz. Estes 4 volumes espelham, assim, pontes possíveis entre teorias e práticas que são visíveis nos capítulos dos diferentes autores, que vão desde a análise descritiva de processos de evolução da Paz ou de reflexões em torno de dificuldades de a operacionalizar até prescrições mais de pendor normativo ou orientativo de como se pode construir a Paz e/ou recursos que permitam aos leitores progredirem nas suas vidas e melhorarem o mundo em que vivemos.