Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 09, 2012
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 09, 2012 by Subject "Advertising"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológicaPublication . Mateus, SamuelO conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso, foi sucessivamente abordado de forma indireta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de advertising. Apresentando-o a partir das perspetivas históricas crítica e demonstrativa, este artigo pretende consagrar o princípio de publicidade como um campo de estudos autónomo. Para tal, propõe-se uma terceira perspetiva, a socioantropológica, a qual salienta a essência comunicacional da publicidade. The concept of ‘publicity’, understood as the quality of something that belongs to the public domain, is vital to human societies. Nonetheless, it has consecutively been addressed in an indirect manner, either through the notion of the public sphere, or through the notion of ‘advertising’. Presenting it from the critical and demonstrative historical perspectives, this article aims to present the principle of publicity as a separate field of study. Thus, it postulates a third perspective, a socio-anthropological one, which emphasizes the communicational spirit of publicity.
- A tipografia no outdoor publicitário e a comunicação visual com os públicosPublication . Morais, Gabriel; Mesquita, FranciscoAo abordarmos o Outdoor Publicitário e a sua importância na comunicação fora- -de-portas, podemos verificar que estamos perante um meio de grande impacto. A sua relação com os públicos baseia-se na sua própria urgência em existir, isto é, difundir mensagens visuais para um grande número de pessoas, nos mais diversos espaços. A Tipografia associa-se ao Outdoor como elemento fundamental na constituição destas mensagens. Procurámos compreender e revelar a importância deste elemento “gráfico-linguístico” no grande cartaz de rua através de uma análise teórica destes conceitos, assim como através de uma pesquisa de campo para alcançar o estado atual da aplicabilidade da Tipografia, em Portugal, mais precisamente nas cidades de Lisboa e Porto. No final do estudo conseguimos concluir que existe uma boa aplicabilidade da Tipografia, através de uma positiva utilização e escolha de elementos visuais no Outdoor publicitário. When we consider the medium ‘outdoor’ and its importance in the field of external communication, it is possible to confirm its huge impact. Its relationship with the audiences is visible in the very purpose of the medium, i.e to broadcast visual messages to a large number of people in many different spaces. Typography is associated with Outdoor as a key element in the constitution of these messages. We sought to highlight the importance of this graphic and linguistic element by means of a theoretical analysis of these concepts. We have also undertaken field research to define the current state of the applicability of typography in Portugal, more precisely in the cities of Lisbon and Porto. At the end of the study we concluded that there is a good applicability of Typography, due to a positive selection and use of visual elements applied to the Outdoor.