Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Oral lichenoid lesions: narrative reviewPublication . Marchive, Manon; Oliveira, Filipa Pinto deEste trabalho tem com objetivo melhorar compreensão das lesões liquenoides orais que foram em 2020 incluídas na lista de doenças orais potencialmente malignas da Organização Mundial de Saúde (OMS), elucidando sobre o seu diagnóstico, fisiopatologia e causas. Contribuindo para mais fácil diferenciação destas lesões de outras semelhantes, conduzindo à melhoria dos cuidados prestados aos pacientes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica eletrónica de artigos científicos, na base de dados PubMed. Foram encontrados 345 artigos potencialmente qualificados. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão, apenas 1 RCT, 12 revisões sistemáticas e 7 meta- análises foram incluídos e analisados neste trabalho. A literatura existente demonstra que embora as lesões liquenoides orais estejam associadas a um risco acrescido de malignidade, o seu diagnóstico pode ser complexo devido à sua semelhança com outras condições. É por esta razão fundamental o conhecimento de todas as suas características de forma a evitar diagnósticos tardios.
- Estética facial e ortodontia: correlações e aspectos clínicos – revisão narrativaPublication . Stella, Umberto; Pinho, Mónica MoradoA relação entre ortodontia e estética facial tem sido amplamente explorada. O alinhamento dos dentes e a correção de más oclusões têm um impacto significativo na harmonia facial e na percepção estética. Através do uso de aparelhos ortodônticos é possível corrigir imperfeições dentárias e melhorar a simetria facial. Além disso, o tratamento ortodôntico pode influenciar positivamente a auto-estima e a confiança do paciente, refletindo-se em uma aparência facial mais agradável. A revisão narrativa proposta neste trabalho é relevante para compreender as relações entre estética facial e ortodontia, bem como os aspectos clínicos envolvidos nos tratamentos ortodônticos voltados para o harmonização orofacial. A análise desses estudos permite identificar tendências e oportunidades para futuras pesquisas e práticas clínicas na área. Este trabalho tem por objectivo analisar as interações entre a estética facial e a ortodontia. Para responder a este objetivo foi realizada uma pesquisa bibliografia nas bases de dados pubmed e googlescholar com seguintes palavras: “Orthodontics” and “Facial Aesthetics”; “Orthodontics” and “Facial Rejuvenation”. Foi demonstrado que a ortodontia, quando aplicada corretamente, coadjuvada de exames diagnósticos específicos, e em associação com outras disciplinas (ex. cirurgia maxilo-facial) pode dar resultados positivos na melhoria da harmonia do rosto, e consegue melhorar problemas quais as assimetrias faciais.
- MTA versus Biodentine™ na proteção pulpar direta e indireta: revisão narrativaPublication . Palluel, Arnaud; Silva, LígiaA cárie dentária é uma doença crónica progressiva com elevada prevalência na população. As lesões de cárie profunda, por vezes, requerem a execução de procedimentos reabilitadores específicos (proteção pulpar direta ou indireta), visando a manutenção da vitalidade da peça dentária afetada. Os materiais dentários, com propriedades direcionadas à regeneração do complexo dentino-pulpar, mais comummente utilizados são o MTA e o Biodentine™. Pretende-se com este trabalho de revisão elucidar a respeito das propriedades, indicações e características clínicas destes dois materiais regeneradores, procurando determinar qual o biomaterial com maior eficácia e sucesso clínico quando aplicado em casos de proteção pulpar direta ou indireta. Para isso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados online (B-On, PubMed/Medline, Science Direct). Os resultados mostraram que ambos os biomateriais têm a capacidade de proporcionar a formação de pontes de dentina terciária, no entanto, o Biodentine™ aparenta apresentar melhores resultados clínicos e vantagens na sua utilização.
- Vitimação policial: experiências e perceção de militares da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Gonçalves, Sara Correia; Nunes, Laura M.A presente investigação teve como objetivo geral identificar a prevalência da vitimação policial através da experiência e perceção vividas por Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) no exercício das suas funções. A metodologia mista contou com dados quantitativos e qualitativos, e o estudo, seguiu um desenho exploratório, descritivo, transversal e retrospetivo, numa análise baseada na observação e no autorrelato. O método foi o inquérito com apelo à técnica do questionário, administrado a uma amostra constituída por 92 Militares da Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial do Porto, sendo 71 do sexo masculino e 21 do feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, sendo a média de 40.23 e apresentando um desvio padrão de 6.18. Os resultados indicaram a existência de uma prevalência de vitimação vivida e percecionada por Militares da GNR e apontaram para algumas caraterísticas mais comummente relatadas pelos inquiridos. O enquadramento teórico desta investigação foi realizado através de uma revisão sistemática da literatura, passando-se posteriormente à realização do estudo empírico para, finalmente, se discutirem os resultados e apresentarem as conclusões e as implicações da pesquisa.