Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-12-07"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- Manual de técnica de auto-avaliação intra-oral e extra-oral de pacientes adultos em medicina dentária: revisão narrativaPublication . Cordero, María Celina Moreira; Santos, Lúcio LaraPodem ser vários os fatores que determinam um diagnóstico tardio em medicina dentária. É muito importante a prevenção e promoção da saúde oral para se poder realizar um diagnóstico precoce e tratamentos adequados numa etapa em que se consegue mais eficácia no controlo das doenças orofaciais. A auto-avaliação como um método preventivo ensinado durante a educação do paciente adulto sobre a saúde oral, no âmbito da medicina dentária preventiva, é uma estratégia útil, um estímulo social que permite o diagnóstico precoce e prevenção de doenças da face e cavidade oral. O diagnóstico precoce e a educação em saúde oral são assim cruciais no controlo de doenças, permitindo uma intervenção médica mais assertiva e promovendo uma maior esperança de vida e qualidade de vida.
- Identificação, análise e gestão emocional em atletas de alta-competição: estudo com atletas dos Jogos Olímpicos (2016 e 2020) com recurso ao F-M FACS 4.0Publication . Gaspar, Ana Beatriz Duarte Azevedo; Freitas-Magalhães, A.O contexto desportivo acaba por ser privilegiado para o estudo do comportamento humano devido ao facto de ser favorável à criação de emoções que podem influenciar o rendimento desportivo dos atletas (Dias, 2005). As principais emoções presentes no contexto desportivo são, e para os autores citados: irritação, raiva, ansiedade, vergonha, culpa, esperança, alívio, felicidade e orgulho (Lazarus, 2000, citado em Taveira, 2017). Os objetivos do presente estudo são a identificação, análise e gestão de emoções, com o uso F-M FACS 4.0, recorrendo às gravações dos atletas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com finalidade de perceber como os atletas gerem e demonstram as suas emoções, em circunstâncias normais e pandémicas. Nas análises dos segmentos nos quais os atletas estão com máscara é possível identificar alegria em 2 segmentos, medo em 1 segmento e 4 face neutra. As identificadas e analisadas foram as seguintes: alegria, raiva, surpresa, medo, desprezo e vergonha, por ordem de frequência. Foram analisados 54 Segmentos, no qual foram possíveis de identificar emoções em 46 (27 no sexo masculino e 27 no feminino). É de salientar que não foi possível analisar 6 segmentos do sexo masculino e 6 do sexo feminino.
- As chupetas ortodônticas estão associadas com o desenvolvimento de mordida aberta anterior? – Revisão sistemáticaPublication . Gonçalves, Márcia Rebelo Ferreira Costa; Silva, Cátia CarvalhoObjetivo: Avaliar a associação entre o uso das chupetas ortodônticas e o desenvolvimento de mordida aberta anterior em crianças, comparativamente com o uso da chupeta convencional. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi restrita a artigos publicados, entre 2006 e 2022 em quatro bases de dados eletrónicas: PubMed, B-On, Cochrane Library e ScienceDirect. Foram incluídos artigos científicos sob formato de ensaios clínicos, estudos de coorte e revisões sistemáticas. Dois autores, de forma independente, realizaram a extração dos dados e avaliaram o risco de viés e a qualidade dos estudos. Tópico abordado: Dos 1373 artigos potencialmente elegíveis, seis foram incluídos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Os artigos incluídos demonstraram que as crianças que utilizavam chupetas ortodônticas desenvolveram mordida aberta anterior, no entanto, em menor escala do que as crianças que usavam a chupeta convencional. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos estudos considerados. O hábito de sucção da chupeta ortodôntica está associado a uma menor prevalência de mordida aberta anterior nas crianças, comparativamente com a sucção de uma chupeta convencional. Embora os resultados apresentados revelem benefícios relativos ao uso de uma chupeta ortodôntica, a evidência na literatura não é clara. Neste sentido, devido à escassez de informação científica sobre a temática abordada, seria desejável que novos ensaios clínicos controlados sejam realizados, utilizando metodologias bem definidas para melhorar a qualidade dos parâmetros avaliados assim como explorar fatores condicionantes relativos a este tópico.
- Prevalência das anomalias dentárias de número numa população portuguesa: estudo radiográficoPublication . Carneiro, Beatriz Isabel Teixeira; Guimarães, Maria Inês; Silva, CristinaObjetivos: A presente investigação teve como objetivo identificar e determinar a prevalência das anomalias dentárias de número numa população pediátrica, assim como, realçar a importância da identificação das anomalias dentárias para a Medicina Legal. Métodos: O estudo consistiu na análise radiografias panorâmicas para a identificação de anomalias dentárias de número, de pacientes com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Os dados recolhidos foram armazenados numa base de dados criada a partir do programa Microsoft Excelâ e a análise estatística foi realizada usando o Software IBM© SPSS© Statistics vs 25.0 (Statistical Package for the Social Sciences, IBM, EUA). Resultados: No presente estudo foram analisadas 147 radiografias panorâmicas das quais 69 eram do sexo feminino e 78 eram do sexo masculino. Registou-se que 10,84% dos pacientes apresentavam anomalias de número, sendo que 8,8% apresentavam hipodontia e 2,04% hiperdontia. No que concerne às agenesias, o dente mais frequentemente ausente foi o segundo pré-molar mandibular, seguido do segundo prémolar maxilar. Só foram encontrados 3 casos de hiperdontia, onde 2 ocorreram na maxila e 1 na mandíbula e os 3 na zona da linha média. Conclusões: A anomalia dentária de número mais frequentemente encontrada neste estudo foi a hipodontia. Não foi possível identificar uma correlação entre o sexo e a presença de anomalia. Apesar destas anomalias não serem muito frequentes, é de extrema importância a sua identificação e anotação na ficha clínica do paciente para que no futuro, caso necessário, possa levar a uma identificação positiva de um indivíduo.
- Eficácia das goteiras oclusais no tratamento do bruxismo: revisão narrativaPublication . Mendes, João Carlos Batista Moniz; Soares, TâniaO bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios, caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes com uma etiologia multifatorial que requer um tratamento multidisciplinar. O diagnóstico realiza-se, principalmente, através de autorrelatos e/ou métodos instrumentais. Objetivo: Elaborar uma revisão narrativa a partir da bibliografia científica disponível sobre goteiras oclusais e a sua aplicabilidade na gestão de um paciente bruxómano. Metodologia: Pesquisa bibliográfica na plataforma “Pubmed”, em português e inglês sem limite temporal de publicação. Da leitura completa dos artigos, foram selecionados 18. No decorrer do estudo, viu-se a necessidade de acrescentar 6 artigos. Conclusão: O bruxismo é uma condição de etiologia complexa. Vários estudos apoiam a eficácia das goteiras oclusais na sua gestão, no entanto, são necessários estudos futuros sobre o tema, a fim de alcançar uma conclusão mais sólida sobre a sua implementação e viabilidade.
- Efeitos da fisioterapia do pavimento pélvico na função pélvica e qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária: uma revisão sistemáticaPublication . Matos, Maria Elisabete Fernandes de; Viana, RuiIntrodução: Nos últimos anos, a fisioterapia do pavimento pélvico (PP), nomeadamente, o treino dos músculos do PP (TMPP) tem revelado uma elevada importância em mulheres com incontinência urinária (IU), na otimização da função pélvica e qualidade de vida (QdV). Objetivo: Esta revisão sistemática procurou verificar os efeitos da fisioterapia do PP na função pélvica e QdV em mulheres com IU. Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados, Pubmed, Scopus e Web of Science, recorrendo à combinação de palavras-chave: Fisioterapia; Incontinência urinária; QdV. A qualidade metodológica foi analisada através da escala de Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Resultados: Foram incluídos 19 artigos que cumpriram os critérios de elegibilidade com um total de 2253 participantes e com média aritmética de 8,4/10 na escala de PEDro. As intervenções do TMPP apresentaram efeitos positivos, ao nível de QdV, assim como na diminuição da perda involuntária de urina e aumento da força dos músculos do PP. Adicionalmente, o TMPP conciliado com o biofeedback, a eletroterapia ou o treino de Pilates, parece revelar efeitos significativos. Conclusão: O TMPP é um tratamento eficaz para a IU em mulheres. O TMPP melhora significativamente a QdV de mulheres com IU, factor determinante para o estado físico, mental e social.
- Técnicas de cimentação de zircónia: revisão narrativaPublication . Toste, Manuel Melo Castanho; Teixeira, LilianaA zircónia, ao contrário das cerâmicas à base de sílica, necessita de técnicas adesivas específicas que vão melhorar a sua capacidade de cimentação ao substrato dentário. O objetivo desta revisão narrativa, foi perceber e sintetizar as técnicas de cimentação de zircónia mais eficazes. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos em língua portuguesa e inglesa, no intervalo temporal de 2012 a 2022, a partir dos motores de busca: PubMed, Elsevier e B-ON. Procedeu-se à definição dos termos de pesquisa, critérios de inclusão e de exclusão para a seleção dos artigos. No final obtiveram-se 37 artigos para a elaboração deste trabalho. O jateamento com óxido de alumínio e a utilização de monómero 10-MDP, constituem o tratamento mecânico e químico potenciador de maiores forças de adesão entre as estruturas dentárias, o cimento resinoso e a zircónia. Serão necessários mais estudos científicos para eleger o protocolo ideal de cimentação de zircónia.
