Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trilhas de aprendizagem, metodologias ativas e ágeis para o autodesenvolvimento

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Organizações que aprendem relacionam resultados ao crescimento pessoal de seus colaboradores. Assim, muitas são as possibilidades de busca por desenvolvimento por parte das organizações e autodesenvolvimento por parte dos colaboradores. Com esse objetivo foi realizado um estudo comparativo entre trilhas de aprendizagem e metodologias ativas. Para realizar a comparação foram entrevistadas às Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a Universidade Corporativa do Sebrae, a Escola de Contas do Distrito Federal e a Escola Nacional de Administração Pública que ofertam capacitação no formato de trilhas de aprendizagem. Os resultados foram comparados às 5 técnicas de metodologias ativas que apontaram como resultado que as duas abordagens são voltadas para quantidade diferentes de colaboradores a desenvolver competências. Além das trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas, o conceito de metodologias ágeis emergiu como indicado para o autodesenvolvimento e a capacitação de gestores. Assim, as metodologias ágeis também foram objeto de comparação no estudo.
Learning organizations (SENGE, 1990) relate results to the personal growth of their employees. Thus, there are many possibilities for the search for development on the part of organizations and self-development on the part of employees. In order to explore and disseminate learning models aimed at informal adult education, a comparative study was carried out between learning paths, active methodologies and agile methodologies. In order to carry out the comparison, 4 organizations referenced by the offer of learning and training paths were interviewed, as well as bibliographical research in books and articles on active and agile methodologies. It is possible to conclude that the methodologies models are chosen considering the learning objectives, the number of participants and the offer possibilities related to the organizational culture.

Description

Keywords

Autodesenvolvimento Trilhas de aprendizagem Metodologias ativas Desenvolvimento Metodologias ágeis Learning trails Skills Self development Active methodologies Development Agile methodologies

Citation

Chagas, R. A. C., Magalhães Ribeiro, N., & Dias Costa, T. (2021). Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Ágeis para o Autodesenvolvimento. Olhares & Trilhas, 23(3), 1215-1234.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue