Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-29"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da ansiedade dentária na consulta de medicina dentária: perspetiva de crianças e pais em Portugal e FrançaPublication . Garcia, Sophie; Marinho, SusanaObjetivos: O estudo teve como objetivo avaliar o nível da ansiedade dentária (AD) na perspetiva das crianças e dos pais, analisando se a AD dos pais e das suas crianças pode estar associada, e comparando os resultados entre Portugal e França. Métodos e Materiais: Foi realizada uma investigação com metodologia quantitativa, através da aplicação de dois questionários, em dois idiomas – português (em Portugal) e francês (em França). Foi aplicada a Escala de Ansiedade de Corah aos pais e às crianças entre 5 e 12 anos; na parte do questionário dedicada às crianças foi adotada a The Facial Image Scale, para uma melhor compreensão. Os questionários foram aplicados online através do Google Forms e e-mails institucionais. Resultados: Obtiveram-se 152 questionários válidos, 77 de pais e crianças em Portugal e 75 de pais e crianças em França. Os resultados revelaram que 5,2% dos pais apresentam valores de elevada AD em Portugal e 25,3% em França; 13% das crianças apresentam elevada AD em Portugal e 18,7% em França. Os valores de correlação de Spearman permitiram colocar em evidência que a AD dos pais está significativamente associada à AD das crianças em ambos os países. Conclusões: A AD tende a aumentar quando o paciente se encontra na cadeira do dentista. Não há uma diferença significativa de AD entre as crianças em Portugal e em França. Ao contrário, os pais em França sinalizam níveis de AD significativamente mais elevados do que os pais em Portugal.
- Estratégia financeira e tomada de decisões na empresa pública portuária do Lobito: métodos e meios estratégicos na decisão financeiraPublication . Gúri, Ana Delfina; Cardoso, AntónioAs decisões Financeiras de empresas inseridas em economias em desenvolvimento requerem uma reflexão mais crítica de seus aspetos conflituantes, exigindo uma adaptação à realidade dos negócios. Os resultados obtidos, através da nossa amostra de 19 elementos, demonstram que os funcionários tiveram uma nova perceção geral dentro do esperado, pois são todos funcionários do Departamento de Administração Financeira do Porto do Lobito. Entretanto, existe uma relação direta entre o trabalho do Departamento e o tema em estudo, que é notado, claramente, nas perguntas das temáticas específicas. O maior índice de acerto predominou entre administradores, diretores e funcionários desta empresa. Percebe-se, assim, que exista muita diferença de pensamento em termos de decisão financeira e a formação e informação do sistema financeiro, mas o silêncio fala mais alto para não colocar em risco o funcionamento dos próprios trabalhadores na mesma empresa. Por fim, o estudo do nosso tema desertou, até certo ponto, a maior clarificação da tomada de decisão financeira realizado com os funcionários do Porto do Lobito – Angola. Todos os entrevistados mostraram-se muito preocupados com os problemas das decisões financeiras, mas poucos estão, de facto, envolvidos em ações concretas ligadas a tomada de decisão financeira. Esse estudo, portanto, possibilita propor uma melhoria no sistema de informação de decisão financeira desta empresa. Também a divulgação dos resultados e maior formação dos quadros nesta área da administração financeira, embora exista um conhecimento vasto, mas é ainda pouco para uma Empresa com renome a nível de África. Almeja-se, assim, proporcionar maior entendimento e envolvimento da empresa em capacitar os seus funcionários nos estudos das ciências de administração financeira.
- O mundo da publicidade e da comunicação digital: um olhar sobre o seu impacto no universo da Banda de Música de ArrifanaPublication . Oliveira, Ana Maria Santos; Simões, ElsaTendo como base as entrevistas realizadas ao Presidente e ao Maestro da Banda de Música de Arrifana e o inquérito realizado aos músicos da mesma instituição, o presente projeto de investigação tem como objetivo principal determinar se a utilização da publicidade, do marketing, e a criação de estratégias de conteúdo nas redes sociais é percebida como fundamental pelos seus stakeholders no sentido de contribuir para o desenvolvimento do trabalho da Banda. Este estudo procura assim verificar se a utilização de estratégias ligadas à área do marketing, da publicidade e das redes sociais poderá representar uma mais valia para a instituição, partindo do pressuposto de que, cada vez mais, as Bandas devem pensar como se de empresas se tratassem, no sentido de melhorarem o seu percurso, num mercado fortemente concorrencial. A relevância do tema consiste na tentativa de explicar e compreender de que forma as Bandas Filarmónicas, mais concretamente a Banda de Música de Arrifana, pode utilizar ferramentas da publicidade, do marketing e da comunicação digital em seu benefício, e qual o seu impacto no trabalho da instituição. A presente dissertação pretende contribuir igualmente para o desenvolvimento de estudos nesta área.
- Motivação e a satisfação com o trabalho: estudo de caso dos colaboradores da direcção dos Serviços Provincial do Instituto Nacional da Criança em BenguelaPublication . Francisco, Rosa Sara Pedro António; Cardoso, AntónioA motivação é um dos temas de grande relevância na actualidade. As organizações necessitam entender os mecanismos que geram motivação e devem procurar meios eficazes de colocá-los em prática. A parceria entre empresa e colaboradores é imprescindível. A motivação e satisfação tem sido alvo de estudos e pesquisas de teóricos das mais variadas correntes ao longo do século XX. Saber o que motiva, o que satisfaz o trabalhador, é descobrir o procedimento a ser adoptado com relação a ele para que melhore seu desempenho profissional. A teoria das organizações com as mais variadas escolas, é um exemplo claro a busca por uma melhor inserção do homem na organização. A motivação e a satisfação são duas questões que assumem especial interesse para as organizações, uma vez que potenciam o desempenho dos seus colaboradores. O presente estudo tem por finalidade verificar a importância da utilização da variável motivação nas organizações, visando obter dos funcionários um melhor rendimento no desempenho de suas actividades e, além disso, buscar averiguar como diversos factores motivacionais estão sendo distribuídos em uma organização. A amostra em estudo foi constituida por 50 profissionais da Direcção dos Serviços Provincial do Instituto Nacional da criança na cidade de Benguela, aos quais foram distribuidos inquéritos em que se dadva conhecimento dos objectivos do estudo. Este trabalho foi desenvolvido na Direcção dos Serviços Provincial do Instituto Nacional da criança na cidade de Benguela, com o objectivo geral de diagnosticar o actual estado motivacional e a satisfação dos funcionários da mesma. Para confrontação das hipóteses foi utilizado como método de recolha de dados o questionário a uma amostra. A pesquisa utilizada para elaboração desde trabalho foi de carácter descritivo, que caracteriza-se pela observação, registo, análise, classificação e interpretação dos factos, sem que o pesquisador interfira neles.
- Fitoterapia e suplementos alimentares no cancro da mama, eventos adversos e interações com hormonoterapia: uma revisão sistemáticaPublication . Melo, Sara Regina Fernandes; Oliveira, Rita; Lopes, Carla MartinsBackground: Aproximadamente 80% dos cancros da mama em mulheres prémenopausa são positivos para recetores hormonais de estrogénio (ER – do inglês, oestrogen receptor), recetores de progesterona (PgR – do inglês, progesterone receptor), revelando-se ser suscetível à terapia endócrina, também designada por hormonoterapia. Os esquemas terapêuticos da hormonoterapia estão associados a regimes posológicos prolongados, geralmente, com períodos entre 5 a 10 anos, e ao aparecimento de efeitos tóxicos que podem condicionar a qualidade de vida e a saúde das doentes. O recurso a metodologias de tratamento alternativas e complementares tem sugerido benefícios na redução dos efeitos induzidos pela terapia hormonal e, por isso, a sua utilização tem sido crescente nos doentes com cancro da mama hormono-sensíveis. Contudo a evidência disponível sobre a segurança da combinação dessas metodologias com hormonoterapia é escassa e limitada, especialmente no que se relaciona com possíveis eventos adversos com produtos fitoterápicos e suplementos alimentares, os quais podem interferir com a farmacocinética dos fármacos. Objetivos: Elaboração de uma revisão sistemática que reúna evidência científica de potenciais eventos adversos associados à combinação entre fitoterapia e suplementos alimentares com a hormonoterapia em doentes com cancro da mama, incluindo segurança, tolerabilidade e interferência na eficácia da mesma. Metodologia: As bases de dados utilizadas para a pesquisa de estudos clínicos foram a Pubmed, Web of Science, Scielo e ClinicalTrials.gov. Foram incluídos estudos clínicos randomizados e não randomizados, estudos de coorte e casos-controlo, estudos observacionais sem grupos de controlo, revisões sistemáticas de estudos clínicos, metaanálises e estudos transversais. Resultados: Da pesquisa efetuada resultaram um total de 302 artigos dos quais 19 artigos cumpriram os critérios de elegibilidade para inclusão. A revisão bibliográfica de alguns artigos excluídos resultou na inclusão de 10 artigos adicionais. No que refere a suplementos alimentares, a vitamina D3 em combinação com o cálcio, ácidos gordos essenciais, óxido de magnésio, Undaria pinnatifida (wakame) e vitamina B12 foram suplementos usados simultaneamente com inibidores de aromatase e reportaram uma boa tolerância e segurança. Sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina foram associados a efeitos adversos de grau menor. Em terapia com tamoxifeno, os suplementos alimentares usados foram o diindolilmetano (DIM – do inglês, diindolylmethane), óxido de magnésio, vitamina E, suplemento de soja e Yunzhi (Coriolus versicolor), sem referência a efeitos adversos significativos. Relativamente a fitoterapia, o extrato de Cimicifuga racemosa (ateia, do inglês - black cohosh) em combinação com tamoxifeno foi associado a efeitos adversos graves a menores, e a Camellia sinensis (chá verde) a efeitos de baixa severidade. Já a Salvia miltiorrhiza (danshen) não demonstrou a presença de qualquer efeito adverso. Não se verificaram alterações no perfil farmacocinético dos fármacos inibidores de aromatase na coadministração com vitamina D3 e cálcio. Contudo, a administração de vitamina E, DIM e Undaria pinnatifida (wakame) esteve associada a alterações no perfil farmacocinético do tamoxifeno e de seus metabolitos. A administração de chá verde não alterou a farmacocinética do tamoxifeno. Discussão: No decorrer da análise dos resultados, foram encontradas algumas inconsistências, nomeadamente em estudos efetuados sob condições idênticas e que reportaram resultados diferentes, e na avaliação de interações medicamentosas pela avaliação dos parâmetros farmacocinéticos não ter sido efetuada com a melhor qualidade metodológica de forma a evitar risco de viés. Conclusão: A utilização de suplementos alimentares e/ou fitoterapia deve ser controlada, contínua e extensivamente avaliada através da realização de estudos clínicos adicionais.
- A importância da gengiva queratinizada circundante aos implantes dentários: revisão narrativaPublication . Teixeira, Rafael Cristóvão Pinheiro; Arcanjo, AlexandraObjetivo: Comprovar a importância da Gengiva Queratinizada circundante aos Implantes Dentários, bem como avaliar os parâmetros clínicos e o impacto que a ausência/presença terá no sucesso do tratamento. Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com recurso à base de dados PubMed e Science Direct. Foram estabelecidos critérios de inclusão:idioma em Inglês, o limite temporal do ano 2010 até 2021 e pelas palavras-chave. Após a obtenção dos artigos, foram lidos os abstracts e excluídos todos os artigos que não estavam na temática abordada ou cujo conteúdo era repetitivo a nível bibliográfico. Resultados: Foram analisados 11 artigos, nos quais foram avaliados todos os parâmetros clínicos de acordo com a presença/ausência de Gengiva Queratinizada. Conclusões: Após análise e comparação dos artigos revistos, apesar de discordância de um número reduzido de autores, podemos concluir que uma quantidade de Gengiva Queratinizada ≥ a 2 mm diminui a recessão gengival, perda de attachment, índice de placa, perda de crista óssea, inflamação gengival e sangramento.
- Dispositivos médicos - enquadramento científico regulamentar no âmbito da nova diretiva europeiaPublication . Matos, Daniel Silva; Barata, PedroO Regulamento (EU) 2017/745 relativo aos dispositivos médicos entrou em vigor em maio de 2017, o que revogou a Diretiva 93/42/CEE de junho de 1993. Este novo Quadro Regulamentar Europeu manteve os princípios regulamentares básicos, promover elevados padrões de segurança e proteção da saúde e garantir o acesso atempado da inovação ao mercado. Com base no princípio máximo de saúde e segurança do doente, o Conselho e o Parlamento Europeu adotaram, a 23 de abril de 2020, o Regulamento 2020/561, que alterou o Regulamento (EU) 2017/745 sobre os dispositivos médicos no que diz respeito às datas de aplicação de algumas das suas disposições. Este adiamento de um ano, veio com o objetivo de aliviar a pressão sobre as autoridades nacionais, os organismos notificados, os fabricantes e outros intervenientes, que permite que estes se concentrem totalmente nas questões relacionadas com a pandemia do coronavírus (European Commission, 2016). Devido a dificuldades no passado, especialmente em incidentes que causaram problemas de saúde pública, este Regulamento veio reforçar áreas relevantes, como a investigação clínica, a designação e supervisão das atividades dos organismos notificados, procedimentos de avaliação de conformidade, a vigilância e fiscalização do mercado. Além deste reforço era necessário aumentar o poder de rastreabilidade em toda a cadeia de valor do dispositivo médico, possivelmente até ao doente se necessário.
- Impacto do período de confinamento devido ao COVID-19 na saúde oral das crianças: investigaçãoPublication . Alves, Joana Raquel Oliveira; Silva, CristinaObjetivos: Avaliar se o período de confinamento vivido entre os meses março e maio de 2020, influenciou, de algum modo, o cuidado na saúde oral das crianças. Métodos: Foi realizado um questionário online para indivíduos maiores de 18 anos com grau de parentalidade com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos de idade. As respostas ao questionário foram recolhidas e armazenadas numa base de dados criada a partir do programa ExcelÒ e as análises estatísticas foram realizadas no programa IBM© SPSS© Statistics vs. 26.0 (p=0,05). Resultados: Foram obtidas 169 respostas ao questionário online. 36,7% dos inquiridos afirmaram que o número de escovagens durante o período de confinamento se alterou: 26% dos inquiridos declararam que o número de escovagens diminuiu; 84,6% dos inquiridos responderam afirmativamente à questão: “O seu filho alguma vez foi a uma consulta de Medicina Dentária?” e 38,5% indicaram que levavam as crianças a consulta médico dentária pelo menos uma vez por ano. Conclusão: Existe uma grande preocupação dos pais/responsáveis em cuidar da saúde oral das crianças. Todavia, 26% dos inquiridos respondeu que as escovagens se alteraram, diminuindo, durante o período de confinamento vivido de março a maio de 2020. O presente estudo tinha como objetivo principal perceber se existiu um impacto no cuidado da saúde oral das crianças verificando-se, possivelmente, pela quebra das rotinas diárias habituais. No presente estudo conseguiu-se perceber que os pais procuraram participar ativamente nos cuidados de higiene oral das crianças, o que vem reforçar a ideia inicial desta investigação.
- Avaliação de conhecimentos no diagnóstico de maus tratos de crianças e adolescentes em medicina dentáriaPublication . Ferreira, Inês Gonçalves; Silva, Cristina; Guimarães, Maria InêsFoi objetivo do presente trabalho aferir o conhecimento do Médico Dentista sobre como deve e pode atuar perante a suspeita de maus tratos em crianças e adolescentes em consulta de medicina dentária. Para tal, foi elaborado um questionário on-line sobre a temática de abuso e negligência infantil, aplicado a 185 médicos-dentistas, 163 mulheres e 22 homens. O acesso ao grupo de participantes foi efetuado mediante e-mail direcionado a clínicas com atendimento de medicina dentária e divulgação em plataformas e grupos de medicina dentária, bem como, diversas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, Telegram). Para a pesquisa bibliográfica, foi efetuada uma procura nas bases de dados “Pubmed”, “B-On” e no Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa. Relativamente aos sinais de abuso físico em crianças e adolescentes, os mais sinalizadores foram as lesões traumáticas nos locais de prominência óssea facial (70,3%) e a escoriação com forma identificável (66,5%). No que diz respeito ao diagnóstico de negligência infantil, baixo peso (64,9%) e fraco desenvolvimento da criança (66,5%), foram os sinais mais identificados pelos médicos dentistas. No que concerne às responsabilidades médico-legais, a maioria dos médicos dentistas tem conhecimento (65,9%). Cerca de 34,1% dos inquiridos, afirmou não conhecer as suas responsabilidades médico-legais. Os conhecimentos dos profissionais nesta área são diminutos, tornando-se necessária uma aposta na formação para uma maior sensibilização, deteção e encaminhamento de casos de suspeita de maus tratos em crianças e adolescentes.
- Replacement of incisors bonded cantilever bridge during orthodontic treatment: a case reportPublication . Pernet, Patrick; Pinho, Mónica MoradoO autor apresenta um método original de substituição de dentes em falta, durante o tratamento ortodôntico, através da colagem de zircónio e estruturas cerâmicas aos dentes adjacentes ao espaço desdentado. A originalidade e interesse deste método não está tanto na ponte de cantilever colada, que já foi amplamente descrita por muitos autores, mas antes na sua utilização precoce no início do tratamento ortodôntico, em pacientes de 12-16 anos de idade, para alcançar maior conforto e sensação de bem-estar do paciente. Esta é uma solução simples, fácil, estética e rápida: 6 meses para abrir o espaço e 10 dias para obter a ponte cantiléver. Trata-se de um dispositivo fixo e confortável que permite ao paciente um maior conforto, do que um dispositivo removível, sem comprometer o futuro, permitindo um implante ou substituição protética posterior. O autor recorre a mais de 30 anos de experiência com cerca de 200 pacientes tratados.