Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-08"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Doença renal e a sua relação com doenças da cavidade oral: revisão narrativaPublication . Mateus, Sofia Fernanda Monteiro; Cardoso, Inês Lopes; Leal, FernandaO presente trabalho consiste numa revisão bibliográfica com o objetivo de estabelecer a correlação entre a doença renal crónica e as suas consequências diretas na cavidade oral. A doença renal crónica afeta um grande número de pessoas nos dias de hoje, caracterizando-se por uma anormalidade estrutural e/ou funcional do rim que leva a diminuição da taxa de filtração glomerular. Sintomas como uremia, xerostomia, palidez da mucosa, estomatite urémica podem ser grandes indicadores da presença de doença renal, sendo por isso necessária especial atenção a estas alterações. O tratamento desta doença passa por hemodiálise e, na área da medicina dentária, pelo tratamento das manifestações orais destes pacientes que contribuem para uma melhoria da qualidade de vida, tanto a nível pessoal como a nível social. Desta forma, este trabalho poderá não só auxiliar os médicos dentistas no diagnóstico, mas também ajudar a compreender com detalhe o desenvolvimento da doença renal e das suas repercussões na cavidade oral bem como as atitudes a tomar numa consulta perante estes pacientes.
- Coágulo A+-PRF convencional versus coágulo A+-PRF com protocolo PomPac: estudo comparativo do comprimentoPublication . Cardoso, Cláudia Sofia Pinto e Silva; Arcanjo, AlexandraObjetivo: Este estudo teve por objetivo compreender se a temperatura a que a colheita sanguínea é acondicionada no protocolo Advanced Plus-Platelet Rich Fibrin (A+-PRF), interfere nos resultados dimensionais dos coágulos. Materiais e Métodos: Dez voluntários, sem histórico de toma de anti-coagulantes e com intervenções cirúrgicas com tratamento com A+-PRF, foram submetidos a colheita de quatro tubos de sangue. Dois tubos colhidos sob protocolo convencional e outros dois sob protocolo PomPac. Após colheita procedeu-se à produção de coágulos segundo o protocolo de A+-PRF, previamente descrito na literatura (Ghanaati et al, 2014). Os coágulos (4x10 = 40) foram submetidos a registo de dimensões de comprimento. Posteriormente foi realizada análise estatística dos dados. Resultados: A dimensão média dos coágulos provenientes do protocolo A+-PRF convencional foi de 29,10 milímetros (mm) e os provenientes do protocolo com Pompac foi de 34,35 mm (p<0,001; n=20). Para a dimensão máxima registou-se para o protocolo A+-PRF o valor de 35 mm e para o Protocolo A+-PRF com Pompac 41mm (p<0,001; n=20). Conclusão: Este estudo permitiu concluir que o protocolo A+-PRF com Pompac permite obter coágulos com comprimento máximo e médio mais elevados que os obtidos com o protocolo A+-PRF convencional. Estes fatos fazem do protocolo A+-PRF com Pompac uma melhor escolha em detrimento do protocolo A+-PRF convencional no que respeita à quantidade de biomaterial disponível.
- Diabetes mellitus e a sua relação com doenças da cavidade oral: revisão narrativaPublication . Nielsen, Marco Rangel Gomes; Cardoso, Inês Lopes; Leal, FernandaIntrodução: A diabetes mellitus (DM) pertence ao grupo das doenças metabólicas, com diversos sintomas tais como polidipsia e sinais como hiperglicemia e cetoacidose. Segundo a OMS, o número de diabéticos está a aumentar a um ritmo considerável, sendo por isso uma patologia de carácter acrescidamente importante na área médica. Objetivo: Avaliar a relação entre os diferentes tipos de diabetes e as doenças orais, dando importância ao papel do médico dentista, tanto no seu diagnóstico como no acompanhamento a nível do consultório de Medicina Dentária. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica recorrendo às bases de dados da PubMed, ScienceDirect, JCDA e B-on. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, publicados entre 1987 e 2021 em língua inglesa. Resultados/Conclusões: A diabetes mellitus é uma doença sistémica com graves e múltiplas manifestações orais, em que a literatura científica fornece bastante informação, contribuindo para o tratamento destes pacientes na aérea da Medicina Dentária.
- Reabilitação de uma lesão de mancha branca com a técnica ICON®: relato de caso clínicoPublication . Piacenza, Sophia Pierrine Baya; Monteiro, BeatrizNos últimos anos, as exigências estéticas dos pacientes têm aumentado. As lesões de mancha branca são um problema comum na prática dentária. A hipomineralização traumática, uma das causas de lesões de mancha branca, é uma anomalia do desenvolvimento do esmalte ocorrido durante o processo de amelogénese nos dentes permanentes causada por um traumatismo nos dentes decíduos correspondentes. Uma das opções terapêuticas muito utilizada actualmente para as lesões de mancha branca é a técnica de infiltração de resina ICON®, baseada na erosão da superfície da lesão através da utilização do ácido clorídrico a 15% e na subsequente infiltração de uma resina de baixa viscosidade no interior da lesão de mancha branca. O objectivo deste trabalho, é apresentar um caso clínico demonstrativo do protocolo da aplicação da resina infiltrante ICON® na reabilitação de uma lesão de mancha branca, cuja causa foi hipomineralização traumática.
- Justiça restaurativa no Brasil: uma avaliação da política pública, dos programas e das práticas, com fundamento em publicações do Conselho Nacional de JustiçaPublication . Santos, José Lucíolo Gorayeb; Cunha, Pedro; Schrappe, Allana Campos MarquesNa presente investigação procura-se compreender em que consiste a justiça restaurativa, tanto no plano teórico quanto no prático. Apresentam-se a teoria da justiça restaurativa, seus conceitos, ideias propulsoras de seu surgimento, comparação com a justiça penal, algumas concepções e modelos teóricos para seu funcionamento, além de algumas críticas opostas ao movimento restaurativo. Para avaliar a repercussão da justiça restaurativa no Brasil, foram analisadas as seguintes publicações do Conselho Nacional de Justiça: Consulta Pública sobre o Planejamento da Política Pública Nacional do Poder Judiciário (2019), Justiça em Números (2019, ano-base 2018), Mapeamento dos Programas de Justiça Restaurativa (2019) e Pilotando a Justiça Restaurativa: o papel do Poder Judiciário (2018), além de estudos de caso relatados em trabalhos acadêmicos. Com base nelas, efetuou-se uma avaliação da distribuição dos programas no território nacional e destacaram-se as principais características das práticas adotadas pelos profissionais da justiça restaurativa. Em termos metodológicos, foram utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica para o capítulo teórico, além de levantamento e análise de dados secundários oriundos das publicações nomeadas. Os resultados apontam que o planejamento da política pública nacional de justiça restaurativa do Poder Judiciário tem apresentado uma aceitação significativa pela gama de profissionais com vivência nesta prática. Com relação aos programas, projetos ou ações em justiça restaurativa, viu-se que, na maioria dos casos, tais iniciativas não possuem espaço exclusivo para a realização de suas práticas. Por outro lado, a respeito das metodologias restaurativas, observou-se também que as mais utilizadas são aquelas ligadas às práticas circulares. Além disso, a maior parte dos programas, projetos ou ações possui como foco os conflitos envolvendo infância e juventude, infrações criminais leves e violência doméstica. Apesar de todos os limites, o campo dos procedimentos em curso das iniciativas da justiça restaurativa está produzindo impacto positivo na vida das pessoas, das comunidades e das instituições envolvidas.