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- Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativaPublication . Pacheco, Dora Maria Pinto Ferreira; Saavedra, LuísaTemos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais.
- Biofilmes, microbiomas e infeções da pelePublication . Ribeiro, Ana Isabel Freitas; Fonseca, António PedroA presente monografia tem como objetivo compreender os conceitos de biofilme e microbioma, e abordar algumas infeções da pele que poderão resultar do desequilíbrio do microbioma. Diferentes zonas da pele apresentam diferentes ecossistemas, sendo assim, habitadas por diferentes microrganismos. O microbioma representa a comunidade de microrganismos que naturalmente habitam no corpo humano, constituindo assim parte da identidade humana. Trata-se de um ecossistema complexo que reúne bactérias, fungos e vírus que vivem em comensalismo com o hospedeiro em diversos orgãos, incluindo na pele. A pele é conhecida como o maior orgão do corpo humano e assume grandes responsabilidades, nomeadamente a sua função termorreguladora e protetora. A pele está constantemente exposta a agentes agressores externos e é também aqui que se manifestam muitas respostas do sistema imunológico. Os biofilmes e microbiomas são, neste momento, tópicos relevantes de estudo. Os biofilmes podem saudáveis ou patogénicos. Os microbiomas contêm células no estado planctónico, no estado séssil e biofilmes. O desequilíbrio do microbioma pode ser manifestado pela presença de biofilmes patogénicos. É intuito deste trabalho fazer uma revisão da literatura desde 1978 a 2019, privilegiando os conteúdos mais recentes, que permita entender a dinâmica de biofilmes e microbiomas e constatar a influência do desequilíbrio destes nas infeções da pele.
- Utilização terapêutica das estatinas: indicações, novas perspetivas e efeitos laterais a curto e longo prazoPublication . Matos, Carla Manuela Silva; Gonçalves, SérgioAs doenças cardiovasculares são a principal causa de morte a nível mundial. Estas habitualmente estão associadas a um conjunto de condições que se designam por fatores de risco. Estes fatores podem ser modificáveis como o estilo de vida, a diabetes, a dislipidemia e hipertensão arterial ou não modificáveis como a hereditariedade, o sexo e a idade. Depois de terem sido descobertas as estatinas, no ano de 1978 estas passaram a ser os fármacos de eleição para o tratamento da dislipidemia quer na prevenção primária quer na prevenção secundária. As estatinas, atuam através da redução da HMG-CoA redutase, reduzindo a biossíntese do colesterol. São fármacos seguros, bem tolerados e muito eficazes, apresentando efeitos para além da redução dos níveis de colesterol, os chamados efeitos "pleiotrópicos". Estes efeitos incluem os efeitos anti-inflamatórios, antiproliferativos, antitrombóticos, imunomoduladores e ainda melhoria na doença de Alzheimer, na estabilidade da placa aterosclerótica, na função endotelial e no risco perioperatório. Têm sido efetuados estudos de maior detalhe que têm demonstrado que a atividade cardiovascular das estatinas, resulta de uma combinação destes efeitos. Tal como todos os outros fármacos existentes no mercado, as estatinas não são exceção e por isso, estão sujeitas a interações quando são usadas concomitantemente com outros fármacos e produzem efeitos colaterais a curto e longo prazo. Os efeitos colaterais a longo prazo mais importantes são a miopatia, a rabdomiólise e a insuficiência renal aguda. No entanto, é importante salientar que os benefícios associados às estatinas superam os riscos. As estatinas atualmente existentes no mercado são atorvastatina, fluvastatina, sinvastatina, rosuvastatina, pravastatina, lovastatina e a pitavastatina. Esta dissertação consiste numa revisão bibliográfica sobre as Estatinas focando as suas características farmacológicas e farmacocinéticas, os efeitos colaterais a curto e longo prazo e as possíveis perspetivas relativas aos efeitos pleiotrópicos.
- Causas genéticas de má oclusãoPublication . Idrissi, Reda El Janati; Cardoso, Inês LopesOs casos de má oclusão afetam indivíduos em todo o mundo, resultando em comprometimento da função e estética. Compreendendo os fatores etiológicos que contribuem para a variação na morfologia dentofacial associado a más oclusões é a chave para desenvolver novas abordagens de tratamento. Os avanços na fenotipagem dentofacial, que é a caracterização abrangente da variação de tecidos moles e duros no complexo craniofacial, juntamente com a aquisição de dados genómicos em larga escala, começaram a desvendar os mecanismos genéticos subjacentes à variação facial. O conhecimento sobre a genética da má oclusão humana é limitado, embora os resultados alcançados até ao momento sejam encorajadores, com oportunidades promissoras para pesquisas futuras. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão narrativa bibliográfica das causas genéticas da má oclusão. A pesquisa foi realizada nas plataformas Pubmed, Medline, Scielo e Google academic e foram utilizadas as palavras-chave “genética” e “má oclusão”. Este trabalho resume as variações dentofaciais mais comuns associadas a más oclusões e faz uma revisão do conhecimento atual do papel dos genes no seu desenvolvimento. Por fim, este trabalho descreverá maneiras de avançar na pesquisa de más oclusões, seguindo exemplos dos campos em expansão da medicina genómica e fenómica, que visam melhores resultados para os pacientes.
- Aplicação do modelo son-rise na educação pré-escolar : implementação de um programa na área da linguagem /comunicação - estudo de casoPublication . Alves, Dorinda Raquel Teixeira; Saavedra, LuísaO Son-Rise Program® (SRP) é uma metodologia de intervenção com pessoas com autismo que privilegia a relação em detrimento do tratamento, tendo por base os seus princípios orientadores. Segundo o Centro de Tratamento do Autismo da América, esta metodologia tem inúmeros casos de sucesso e há cada vez mais pais a procurá-lo para aprender e aplicar este programa. Tendo sido criado de pais para pais, os estudos existentes, na sua maioria, centram-se no contexto familiar. Com base no sucesso deste programa e devido à pouca informação existente sobre a sua aplicação em meio escolar, Mota (2014) desenvolveu um estudo neste sentido com uma criança de dez anos numa turma de ensino estruturado. Dado os seus resultados positivos no desenvolvimento da criança, torna-se pertinente prosseguir esta investigação inovadora e levá-la até ao contexto da Educação Pré-Escolar, desenvolvendo uma investigação com o intuito de verificar quais os benefícios desta abordagem no desenvolvimento da comunicação na criança com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a sua compatibilidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Deste modo, optou-se por realizar um estudo de caso centrado numa criança em idade pré-escolar com diagnóstico clínico de PEA, que frequenta uma sala de Educação Pré-Escolar, à qual o investigador pretendeu implementar o SRP, recorrendo às tabelas de desenvolvimento deste programa adotadas de Mota (2014). Os resultados obtidos apresentam uma evolução progressiva na criança na sua comunicação/ linguagem, crescendo de uma linguagem verbal e não-verbal, sobretudo no âmbito instrumental, para uma linguagem mais social.
- A eficácia do programa COGWEB nas áreas de atenção, memória e função executiva em crianças com dificuldades de aprendizagem na escola Municipal do Rio de JaneiroPublication . Correia, Edlamar Mendes; Saavedra, LuísaEste estudo tem como objetivo, verificar a eficácia do uso da ferramenta COGWEB em uma criança com dificuldade de aprendizagem, faixa etária de 9 anos, do sexo masculino de uma Escola Pública da cidade do Rio de Janeiro. O COGWEB é um programa português que foi desenvolvido por um neurologista e uma neuropsicóloga, apresenta-se por uma plataforma online e permite a implementação de treino cognitivo personalizado, individualmente. A ferramenta é organizada por meio da prescrição do profissional, que supervisiona a seção através do computador. Este estudo teve como objetivos: 1 - Identificar a eficácia da aplicação do programa COGWEB num aluno com 9 anos de idade e com dificuldades de aprendizagem e sua importância como mecanismo de intervenção, a fim de treinar as áreas da atenção, memória e função executiva. 2 - Verificar os resultados dos treinos cognitivos após a implementação do programa. Nesta investigação recorreu-se aos seguintes instrumentos de pesquisa: NEUROPSILIN-Inf, Teste de matrizes progressivas coloridas de Raven e o programa COGWEB. Os exercícios foram agrupados de acordo com as áreas cognitiva de atenção, funções executivas, memória, linguagem, práxis, gnosia e cálculo. Este sistema abrange diferentes graus de comprometimentos, por este motivo o programa pensou nos exercícios com níveis sequenciais de dificuldade e foram concebidos para ser utilizados numa ampla gama de idades. As ferramentas de monitoramento, juntamente com bioestatística, regista continuamente o desempenho e são incorporados no sistema, a fim de supervisionar a evolução e ajustar o programa de acordo com progresso avaliado. Os resultados obtidos revelaram que o programa de intervenção constatou que ao final da reaplicação dos testes neuropsicológicos que o aluno apresentou bons resultados e bons impactos no seu processo escolar, mesmo mantendo o seu conceito regular, por apresentar bastantes déficits nas áreas de linguagem, que não foi foco do treinamento cognitivo utilizado. Foi verificado também que através do treino o aluno manteve um rendimento regular mesmo com o aumento da demanda acadêmica.
- Trabalho em contexto domiciliário: perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de intervenção precocePublication . Ramos, Ilda Moutinho Anciães; Coelho, FátimaA intervenção precoce na infância é um tema atual que tem vindo a receber uma maior atenção em Portugal nos últimos anos, tendo-se acentuado com a publicação do Decreto-Lei 281/2009, a 6 de outubro de 2009. O seu objetivo é procurar reduzir ao máximo os efeitos dos fatores de risco ou das incapacidades existentes, no desenvolvimento da criança, assentando no pressuposto de que quanto mais precocemente forem acionadas as intervenções, mais longe se pode ir na atenuação das limitações funcionais de origem. O presente estudo, no âmbito da Intervenção Precoce (IP), tem como objetivo geral analisar a perceção das famílias sobre a intervenção dos docentes de uma equipa de Intervenção Precoce, em contexto domiciliário. Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo em que os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, a dez famílias, cujos filhos são apoiados por docentes da referida equipa. Os dados foram tratados no programa NVivo © Versão 11. Após analisados os resultados pode concluir-se que como competências do perfil do docente de IP foram identificadas as seguintes: Capacidade de escuta, Confiança, Disponibilidade e Capacidade de adaptação às necessidades das famílias, verificando-se que todas as famílias foram unânimes em relação ao facto do docente questionar as necessidades da família em relação à criança. Infere-se ainda do estudo que a perceção dos pais relativamente à função ou intervenção do docente da IP, seria a de Informar, de Desenvolver atividades com a criança, reconhecendo que estas se revelam essenciais para a sua evolução e também Desenvolver atividades com a família. Outra função referida pelos inquiridos é a de Observador/Avaliador. Salienta-se a importância dada à presença dos pais, fornecendo informações precisas e uteis quer na avaliação da criança quer na aquisição de informação e conhecimento, de forma a manter-se atualizada e informada sobre o desenvolvimento do seu educando e para melhor lidar com a problemática. Os pais demonstram ainda grande confiança nas competências do docente.
- Fatores genéticos e ambientais envolvidos no desenvolvimento das fendas palatinas/lábio leporino em pacientes não sindrómicosPublication . Lemos, Andréia Regina Boff; Cardoso, Inês Lopes; Leal, FernandaAs fendas labiopalatinas são as malformações congénitas mais comuns ao nascimento. Resultam da falha no processo normal de desenvolvimento craniofacial, que requer a coordenação de uma série complexa de eventos. Do ponto de vista embriológico, a fenda labialpalatina é consequência da falha do primeiro arco branquial superior em completar a fusão com o processo frontonasal durante a gestação. Pensa-se que estes defeitos congénitos resultam da interação complexa de múltiplos genes e fatores ambientais. Clinicamente, as fendas orofaciais são classificadas como sindrómicas e não-sindrómicas. Na forma sindrómica, apresentam-se sso s outros n t pos omo por x mplo s r op t s or outro l o s orm s n o-sindrómicas não apresentam outros sintomas associados. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre as fendas labiopalatinas em pacientes não-sindrómicos, destacando os aspetos genéticos e ambientais. Na análise crítica dos artigos observou-se que as fendas labiopalatinas têm origem que favorece o modelo multifatorial e inúmeras investigações futuras são necessárias.
- Consequências da não extração de terceiros molares: revisão narrativaPublication . Rodrigues, Diogo Jorge Vasconcelos; Salgado, AbelEste trabalho foi realizado com o intuito de abordar um tema de enorme interesse para todos os MDs e para a sua prática clínica diária. Os 3Ms geralmente erupcionam entre os 18 e os 25 anos de idade sendo que são o grupo de dentes que ficam impactados com maior frequência. A impactação dos 3Ms é um problema que afecta uma grande parte da população mundial. A extração de 3Ms assintomáticos é um dos procedimentos de maior controvérsia na Medicina Dentária, dado que podem causar inúmeros problemas. Para uma melhor tomada de decisão relativamente à extração profilática destes dentes deve saber-se quais as patologias e sintomas que possam surgir e os riscos inerentes à sua remoção cirúrgica. Este trabalho tem como objectivo rever a literatura existente sobre os sintomas e patologias associados à manutenção dos 3Ms nas arcadas dentárias.
- O contributo da dança na assimilação da lateralidade em crianças com dislexiaPublication . Nunes, Águeda Maria de Olim Vieira; Saavedra, LuísaEsta investigação teve como objetivo compreender de que modo o contributo da dança pode beneficiar a consciencialização da assimilação da lateralidade em crianças com dislexia, uma vez que é de extrema importância que os alunos se envolvam em atividades de movimento afim de poderem construir um guia de conceitos essenciais estimuladores ao seu desenvolvimento intelectual. O estudo foi realizada com dois alunos, diagnosticados com dislexia, que frequentavam uma turma de terceiro ano, numa escola do primeiro ciclo do ensino básico, localizada numa zona alta do concelho do Funchal. Ambos estão abrangidos pelo Decreto Legislativo Regional 33/2009/M, de 31 de Dezembro, desde o ano letivo 2015/16. Foi adotada uma metodologia qualitativa, baseada num estudo caso. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados para a sua execução, nomeadamente a técnica de observação participante, as notas, o diário de campo e a grelha de observação da dança, que registava o desempenho dos alunos na dança. Foram selecionadas quatro danças extraídas do livro “Dançar na Escola” musicadas e coreografadas por Padovan (2016). Para a avaliação de cada dança, foram efetuadas três sessões de repetição. Podemos aferir que foi pertinente promover esta prática com este grupo, como estratégia de ensino para ajudar e corrigir dificuldades inerentes à assimilação da lateralidade. Conclui-se que os alunos foram melhorando progressivamente o seu desempenho e atingiram o objetivo proposto. Esta atividade extrapolou o objetivo inicial, ao proporcionar momentos de consciencialização de aprendizagem em grupo, incentivando melhorias na relação entre pares, baseadas no respeito, na interação e na construção partilhada de saberes e de competências sociais e afetivas.