Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-17"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- O bisfenol A em odontologia: os dados actuaisPublication . Vautherin, Thomas Vincent Jean; Cardoso, Inês LopesO bisfenol A (BPA) é um composto orgânico da família dos aromáticos usado, principalmente como monómero, há mais de 50 anos na produção de plásticos de policarbonato e de resinas epóxi. Hoje em dia, o bisfenol A é uma substância preocupante merecendo, portanto, uma atenção especial. São diversos os efeitos nocivos conhecidos sobre o organismo humano da exposição ao BPA como no sistema reprodutor, na dentição, no cérebro, no comportamento, no sistema cardiovascular e no sitema imunitário. Os compósitos dentários usados na cavidade oral libertam bis-GMA e BPA imediatamente após à colocação, mas as doses libertadas são normalmente muito baixas para conduzir a efeitos biológicos. Existem outros materiais como os siloranos, os Ormocer® e cimentos ionómeros de vidro que podem ser boas alternativas. Faltam ainda estudos clínicos para comprovar que esses materiais são melhores que os compósitos sendo estes ainda os mais utilizados em medicina dentária conservadora.
- Influência do vínculo pais-bebê no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido: conhecimentos e práticas de fisioterapeutas em unidades de terapia intensiva neonatalPublication . Morgado, Poliana Silva; Santos, Fátima; Manso, M. ConceiçãoIntrodução: O conhecimento da equipe multidisciplinar em relação à importância do vínculo entre pais e bebês para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de recém-nascidos (RN) é abordado em poucos estudos, sendo que a inclusão nestes de fisioterapeutas é escasso ou inexistente. O objetivo principal desse estudo é analisar o conhecimento sobre a importância do incentivo ao vínculo pais-bebê no DNPM de RN, identificar as práticas instituídas, e agentes facilitadores/barreiras percebidas por fisioterapeutas que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Metodologia: Estudo observacional, transversal e descritivo realizado com fisioterapeutas das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal da rede pública de uma cidade do Nordeste do Brasil. Recolha de dados utilizando um questionário desenvolvido para o efeito, autoaplicado, com respostas fechadas e abertas. Análise de resultados com recurso a análise de conteúdo (questões abertas) e a análise quantitativa (questões fechadas e abertas pós análise de conteúdo) foi realizada com o software IBM® SPSS® Statistics vs 26.0. Resultados: Participaram 42 fisioterapeutas com idade média de 34,3 (± 5,4) anos, maioritariamente do sexo feminino (95,2%), e 56,7% com especialização/ residência na área de neonatologia. A maioria dos participantes sabe “o que é o vínculo”, todos consideram importante incentivar esta relação entre pais e bebês para o DNPM e afirmam estimular a sua formação na unidade onde trabalham pelo menos “às vezes”. As práticas de incentivo ao vínculo mais citadas foram o contato pele a pele (76,2%), o incentivo ao toque (61,9%) e o incentivo para que os pais conversem/cantem com os seus bebês (50%). Os principais agentes facilitadores descritos estão relacionados a equipe multidisciplinar e as principais barreiras também incluem a equipe multidisciplinar, além de condições associadas a dinâmica da UTIN. Conclusão: A maioria dos fisioterapeutas tem conhecimento sobre o que é o vínculo e todos consideram importante a formação do vínculo para o DNPM do RN. Todos os participantes referem utilizar vários meios/condutas para incentivar esta relação pais-bebê e identificam a equipe multidisciplinar como principal agente facilitador/barreira deste processo.
- Implantologia no paciente geriátricoPublication . Pacheco, Maria Alexandra Vieira da Silva dos Santos; Pereira, Jorgepopulação mundial está a ficar envelhecida. Hoje em dia, os dados demográficos sugerem que os candidatos para a terapêutica com implantes dentários são, crescentemente, pessoas mais envelhecidas. Desta forma, surge a necessidade de observar o paciente geriátrico holisticamente, tendo em conta a complexidade que lhe é intrínseca, tanto de limitações anatómicas decorrentes do avançar da idade, como pelas patologias sistémicas que apresenta, quer pela panóplia de fármacos que consome. Pretende-se com esta revisão narrativa explorar a temática da reabilitação com implantes no paciente geriátrico, analisando as enfermidades mais comuns desta população, com vista no estudo da viabilidade da reabilitação com implantes dentários. Para tal, a pesquisa bibliográfica deste trabalho foi efetuada na base de dados eletrónica PubMed, sendo restrita aos idiomas português, inglês e espanhol, bem como à temática relacionada com implantes dentários e ainda na biblioteca e repositório da Universidade Fernando Pessoa.
- Avaliação do plasma rico em fibrina e enxerto de tecido conjuntivo subepitelial em recobrimentos radicularesPublication . Lebarbenchon, Manuela Broering; Arcanjo, AlexandraO presente trabalho consta em uma revisão bibliográfica que tem como objetivo principal avaliar dois métodos de abordagem terapêutica em casos de recessões gengivais com necessidade de recobrimento, a fim de buscar a melhor alternativa para cada caso clínico. As recessões gengivais promovem quadros de sensibilidade dentinária e estética desfavorável que podem justificar a intervenção cirúrgica e, para esse fim, diversas técnicas podem ser propostas. Dentre elas o considerado padrão-ouro é o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, porém desvantagens existem o que justifica a busca por materiais alternativos como é o caso das membranas de plasma rico em fibrina que não necessitam de uma segunda área cirúrgica. O enxerto de plasma rico em fibrina parece ser uma alternativa promissora quando comparada ao enxerto autógeno e quando o mesmo não pode ser utilizado. Mais estudos comparativos são necessários para uma tomada de decisão correcta.
- Mordida aberta anterior - da dentição decídua à dentição permanentePublication . Cunha, Maria Teresa Gonçalves Leitão da; Gião, AnaA mordida aberta anterior pode ser definida como uma deficiência no contacto vertical entre os bordos incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores. A etiologia é multifactorial, assim como, hereditariedade, hábitos de pressão anormal, condições ambientais, factores locais, doenças sistémicas, défices nutricionais, deficiências congénitas e postura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, melhor, mais eficiente, mais rápido e estável será o resultado. Podemos incluir no tratamento: grelhas palatinas ou linguais, esporões linguais, aparelho extra-oral conjugado, bite block, bionator, barra transpalatina, extrações dentárias, mini-implantes ou miniplacas e cirurgia ortognática. Os objetivos desta revisão bibliográfica são definir a mordida aberta anterior, em dentição decídua e mista, envolvendo a Ortodontia, permitindo alertar para a importância de um diagnóstico precoce de forma a minimizar o problema na dentição permanente, assim como saber alternativas de tratamento desta má oclusão.
- Cimentos biocerâmicos, uma nova alternativa na obturaçãoPublication . Peixoto, Pedro Miguel Tavares Lopes; Reis, TiagoA endodontia é uma área em constante evolução. Os cimentos biocerâmicos apesar de recentes, são hoje em dia uma alternativa aos cimentos obturadores tradicionais, pela sua capacidade obturadora e reparadora. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão narrativa bibliográfica das propriedades físico-quimicas dos cimentos biocerâmicos à luz do conhecimento atual. Foi realizada uma pesquisa nos motores de busca Pubmed, Medline, Scielo e Google Académico utilizando como palavras-chave “Bioceramic Cement”, “RootSealers”,” Endodontic Sealers,” Bioceramic Sealers”. Entre as vantagens destacam-se a biocompatibilidade, alta capacidade de adesão à Gutta-percha e paredes do canal radicular e capacidade antimicrobiana. Não cumprindo todos os requisitos de um material obturador ideal, os cimentos biocerâmicos têm como principal desvantagem a difícil remoção no caso de um retratamento. A literatura não é conclusiva, sendo necessários mais estudos clínicos comparativos a longo prazo, para avaliar a sua eficácia no tratamento endodôntico.
- Avaliação de diferentes protocolos finais de irrigação em endodontia utilizando micro-tomografia computadorizadaPublication . Nascimento, Denise Constance; Vasconcelos, NatáliaDiferentes irrigantes e protocolos de irrigação em Endodontia foram apresentados no decorrer dos anos, desde técnicas manuais utilizadas há décadas, como sistemas de alta tecnologia desenvolvidos nos últimos anos. Diante de tantas inovações tecnológicas, tem-se a tendência de acreditar que a limpeza do canal radicular foi feita de forma efetiva, mas a análise de cortes avançados com Micro-Tomografia Computadorizada (micro-CT) trouxeram novas perspectivas da qualidade do preparo mecânica nos espaços intraradiculares, confirmando a inabilidade de ação dos instrumentos em anatomias complexas de canais radiculares. O Objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica avaliando técnicas de activação na irrigação final em Endodontia, comparando a técnica manual convencional com dispotivos mecanizados: EndoActivator, EasyClean e XP-EndoFinisher, e sua real efetividade, após análise com Micro-CT. A metodologia empregada para este estudo foi uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e teses, publicados em revistas científicas internacionais e websites, entre Novembro de 2018 e Junho de 2019 e os canais de busca utilizados foram a PubMed/NCBI, B-On e SciELO. O uso de dispositivos que activam a solução na irrigação final do tratamento endodôntico mostrou-se mais eficaz em comparação com a técnica manual convencional. O uso da Micro-Tomografia Computadorizada mostrou-se promissora para a aplicação na pesquisa endodôntica. Mais pesquisas são necessárias para comparar a efectividade dos irrigantes após o uso da Micro-CT.
- Análise da postura ocupacional do médico dentista com as lesões músculo-esqueléticasPublication . Abiteboul, Dan; Soares, SandraAs lesões músculo-esqueléticas são comuns entre os profissionais de saúde, nomeadamente entre os dentistas devido às horas seguidas de trabalho, poucos intervalos entre pacientes e uso de equipamento com um desenho ergonómico incorreto. São comuns as complicações vasculares dos membros inferiores, as lombalgias, a dor na articulação lombo-sacral e as dores cervicais e nos ombros. A cadeira ou o banco devem ter do clínico uma adequada ergonomia, assim como a própria postura do profissional evitando posições verticais sem apoios e ortostáticas. No consultório de dentária a iluminação das áreas de trabalho deve ser um fator crescente na prevenção das lesões músculo-esqueléticas, assim como a vibração de instrumentos rotatórios que podem conduzir a lesões como tendinites e artroses. É necessário identificar os fatores de risco das lesões, nomeadamente a postura ocupacional inadequada e adotar medidas preventivas, de modo a melhorar a qualidade de vida do profissional.
- Papel do mock up indireto em tratamentos estéticos com a contribuição do «Digital Smile Design»Publication . Montagne, Sophie Stéphanie; Domingues, JoanaAs reabilitações estéticas podem ter um impacto significativo nos indivíduos que realizam esses tratamentos. É por isso que a passagem por uma fase de temporização incluindo no estabelecimento de um mock-up pode ser necessária. Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o uso do mock-up indireto com a contribuição do DSD, identificando a abordagem da harmonia estética do sorriso, as técnicas de mock-up a as vantagens do DSD. Para a realização desta dissertação foi feita uma pesquisa bibliográfica nos sites da Pubmed, B-ON, Google Scholar, de artigos selecionados entre 2000 e 2019 e nas línguas francesa, portuguesa, inglesa e polonesa. Pode concluir-se que as reabilitações estéticas são construídas em torno da comunicação entre pacientes, profissionais e prótesicos, então o uso do mock-up indireto com o uso de tecnologias digitais parece ser uma boa alternativa para realizar reabilitações estéticas.
- Estudo descritivo da qualidade de vida relacionada com a saúde oral em adultosPublication . Fernandes, Sara Cristina das Dores; Bulhosa, José FriasIntrodução: O objetivo deste estudo foi medir o impacto da qualidade de vida relativamente à saúde oral dos pacientes das clinicas pedagógicas de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, aquando da sua admissão. Métodos: Foi feito um estudo transversal numa amostra não probabilística de 100 adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. Para medir o impacto da saúde oral na qualidade de vida foi utlizada o Oral Health Impact Profile (OHIP-14), instrumento previamente validado para a população portuguesa. As variáveis demográficas recolhidas foram género e idade. Foi feita uma análise descritiva de cada umas das dimensões da escala (Limitação Funcional, Dor Física, Desconforto Psicológico, Incapacidade Física, Incapacidade Psicológica, Incapacidade Social e Desvantagem). Foi feita também uma análise individual para cada uma das 14 questões. Para analisar diferenças nas médias de cada domínio entre géneros e entre grupos etários foram utilizados os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados: O score médio do OHIP-14 foi 19,40 (±14,30). A dimensão com uma média superior foi a Dor Física (4,17 DP±2,30), seguida pelo Desconforto psicológico (3,36±2,79). A média destes domínios foi significativamente superior no sexo feminino (Dor física (4,17±2,30) (p-0,048), Incapacidade física (3,11±2,86) (p-0,030). Conclusão: É necessário criar estratégias para entender e resolver os problemas na saúde oral dos utentes das Clinicas pedagógicas de Medicina Dentária da UFP, de modo a respondermos melhor as necessidades médico-dentárias da população.