Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-08"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Methodological proposal to evaluate public urban green spacesPublication . Vidal, Diogo Guedes; Fernandes, Cláudia; Barros, Nelson; Maia, Rui LeandroCities must be pleasant and healthy spaces able to contribute to ecosystems regeneration and to bring closer Humans and Nature. However, cities are unequal spaces regarding the distribution of environmental resources, resulting in environmental injustice: socioeconomic vulnerable areas are, simultaneously, those where is identified the bigger environmental vulnerability, in part due to the poor quality of public green spaces - resulting in poor air quality and the increase of noise level – and the social segregation. Therefore, the present work aim to present a methodological proposal to evaluate urban green spaces quality.
- Bruxismo: abordagens terapêuticas contemporâneasPublication . Penini, Carolina Soares Genelhu; Sardinha, JoanaO bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes. Tem duas manifestações distintas, bruxismo do sono são atividades musculares mastigatórias que ocorrem durante o sono (rítmico\não-rítmico) e bruxismo de vigília, caracterizado como apertamento repe dos dentes quando acordado. A literatura elucida vários tipos de goteiras oclusais, aplicação de toxina botulínica, fisioterapia com alongamentos, exercícios e massagens nos músculos da mastigação, tratamento cognitivo comportamental com Biofeedback e mudança de hábito, tratamento farmacológico e um dispositivo intra-auricular. Diante das opções de tratamento este trabalho visa fazer uma revisão sobre as abordagens terapêuticas clássicas e tratamentos contemporâneos para bruxismo, suas indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens. Após a revisão da literatura dos últimos 10 anos, sugere-se aos Médicos Dentistas que sigam a abordagem múltipla: goteiras, aconselhamento e psicologia. Há necessidade de mais ensaios clínicos, baseados em amostras representativas, a longo prazo, para avaliar a efetividade e a segurança dos tratamentos propostos para o bruxismo.
- Alterações do sistema estomatognático e a influência no rendimento físicoPublication . Pastore, Pietro; Barbosa, CláudiaO objetivo desta revisão narrativa é avaliar o impacto do sistema estomatognático no rendimento físico em três populações específicas: atletas profissionais, indivíduos adultos e idosos. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros e revistas científicas nas bases de dados B-On, PubMed, Medline, ScienceDirect e Google Scholar com limite temporal (2009-2019). Os resultados sugerem que um bom equilíbrio oclusal, pode melhorar o desempenho físico dos atletas, prevenir disfunções e melhorar o rendimento físico geral nos indivíduos adultos e ainda promover um melhor equilíbrio e desempenho das tarefas quotidianas, nos idosos. No entanto, para o melhor entendimento do papel do sistema estomatognático no rendimento físico e para que a abordagem terapêutica deixe de ser um processo empírico e profissional-dependente, passando a ser sistemático e objetivo, são necessários mais estudos clínicos longitudinais randomizados e, idealmente, com o auxílio da inteligência artificial na correlação dos dados obtidos.
- Artificial intelligence in odontology - a modern revolutionPublication . Mazé, Anaelle
- O impacto da ortodontia na qualidade de vida: revisão bibliográficaPublication . Correia, Ana Rita Santos; Barbosa, CláudiaA saúde oral é um fator que contribui para o bem-estar geral dos indivíduos e que influencia a qualidade de vida. Esta revisão narrativa da literatura tem como objetivo sistematizar o estudo do impacto do tratamento ortodôntico, bem como, das diferentes técnicas mecânicas para o tratamento ortodôntico, nos diversos parâmetros de qualidade de vida: saúde física, saúde mental, saúde social e saúde funcional dos indivíduos. Numa fase inicial do tratamento ortodôntico verifica-se um impacto negativo na dimensão física, funcional, psicológica e social e, ao longo do tempo, uma melhoria no impacto psicossocial e da estética. Após conclusão, ou numa fase final do tratamento ortodôntico, ocorre uma melhoria da saúde oral relacionada com a qualidade de vida. No entanto, serão necessários mais estudos, com maiores amostras e um instrumento universal de avaliação de qualidade de vida, para saber o real impacto do tratamento ortodôntico na qualidade de vida dos indivíduos.
- Regeneração periodontal de defeitos intra-ósseos com células estaminais de origem dentáriaPublication . Pinto, Inês Hespanhol; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: Avaliar a eficácia da utilização de células estaminais de origem dentária na regeneração de defeitos periodontais intra-ósseos. Materiais e métodos: A pesquisa, na base de dados da PubMed, restringiu-se a artigos em português e inglês, sem limites temporais. Incluíram-se revisões sistemáticas, meta-análises e ensaios clínicos em animais e humanos. A estratégia de pesquisa resultou em 8 artigos. Resultados: A escassa literatura disponível defende que a utilização de células estaminais de origem dentária parece promissora e segura. Os resultados são, numa perspetiva geral, positivos, verificando-se ganho de inserção clínico, aumento de volume gengival, mineralização óssea e melhoria dos sinais clínicos. Conclusões: São necessários mais estudos para validar os achados e aferir (ou refutar) uma eficácia superior das técnicas que usam células estaminais na regeneração de defeitos intraósseos, em detrimento de outras.
- Gestão Interdisciplinar em Saúde do Trabalhador na Indústria do Petróleo, Brasil: Resultados Preliminares 2006-2015Publication . Viterbo, Lilian Monteiro Ferrari; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Vidal, Diogo Guedes; Costa, André SantanaA saúde do trabalhador traz um grande potencial de integração disciplinar no sentido de tentar organizar de maneira mais compreensiva fatores dificilmente alcançados pelas disciplinas isoladamente. O processo de trabalho interdisciplinar em equipes de saúde, emergente e cada vez mais urgente, vem sendo apoiado por políticas, práticas e modelos assistenciais inovadores que aproximam profissionais e pacientes, desafiando os limites da disciplinaridade tradicional. Congruente a tal necessidade, o campo da saúde do trabalhador traz, desde o seu surgimento, um grande potencial de integração disciplinar no sentido de tentar organizar cuidados, de maneira mais compreensiva, de modo a traduzir-se em fatores de influência na saúde das pessoas, dificilmente alcançados pelas disciplinas isoladamente.
- Manutenção autônoma - benefícios do roteiro eletrônico de inspeção do operador: estudo de caso BraskemPublication . Andrade, Rafaela Marques; Costa, VascoOs dados coletados e as informações reais de este estudo foram retiradas das bases da indústria petroquímica denominada Braskem, especificamente da segunda geração, que envolve a fabricação de resinas termoplásticas, considerando uma unidade industrial da pequena empresa Polietileno – PE. Na dissertação, faz-se a descrição da problemática abordada, da metodologia preconizada, que, neste caso, será avaliação quantitativa e descritiva associada ao estudo de caso onde, será possível identificar os benefícios gerados no processo de rota do operador. Não foi observado nenhum estudo que aprofunde a importância do roteiro de inspeção eletrônico do operador de campo em uma indústria petroquímica. O principal objetivo do estudo proposto foi analisar a importância do roteiro de inspeção do operador de campo dentro do sistema de produção da Braskem, como a implementação do Roteiro Eletrônico de Inspeção – REI evoluiu em uma unidade de produção e os benefícios encontrados. Todo o processo avançou através do estudo de caso, revisão bibliográfica de temas importante e relacionados. Utilizou-se a abordagem descritiva e quantitativa quanto a compreensão e explicação dos fatos da análise dos próprios dados. A pesquisa compreende o período entre janeiro de 2018 a dezembro de 2018. Exposto o detalhamento da pesquisa e o objetivo proposto, este foi alcançado visto que a aplicação do roteiro eletrônico de inspeção do operador comprova benefícios explícitos suportados pelos resultados.
- Instrumento para Consulta de Enfermagem em Serviços de Saúde do Trabalhador: Aplicação na Indústria do Petroleo, Bahia, BrasilPublication . Caribé, Janaina da Silva; Viterbo, Lilian Monteiro Ferrari; Vidal, Diogo Guedes; Sá, Kátia NunesSaúde Ocupacional é um segmento da Saúde Pública que tem como objetivo a segurança e higiene do ambiente do trabalho, bem como a saúde do trabalhador. Tem como finalidade a gestão dos riscos profissionais, a vigilância e a promoção da saúde dos trabalhadores. A Vigilância em Saúde do Trabalhador enquanto campo de atuação distingue-se da vigilância em saúde em geral e de outras disciplinas no campo das relações entre saúde e trabalho por delimitar como seu objeto específico a investigação e intervenção na relação do processo de trabalho com a saúde. Este se constitui um campo privilegiado para a reflexão acerca das relações trabalho-saúde-adoecimento. A Consulta de Enfermagem pode atuar como elo contributivo para organização desse processo de investigação. Assim, identificase tal temática como de relevância para a saúde do trabalhador onde o cuidado, a partir dos ambientes de trabalho, constitui uma oportunidade de proporcionar qualidade da assistência prestada.
- Periodontite crónica e diabetes Mellitus tipo 2Publication . Simas, Raquel Filipa Lourenço de; Pinho, Mónica MoradoAtualmente, a Diabetes Mellitus é referida como epidemia dado o seu crescimento na sociedade, tendo sido apontada como a sua sexta complicação mais comum a Periodontite Crónica, uma das doenças infeciosas mais comuns, com grande prevalência em Portugal. Neste sentido, diversos estudos têm apontado para uma possível relação bidirecional entre a Periodontite Crónica e a Diabetes Mellitus tipo 2, referindo esta condição periodontal como tendo a capacidade de agravar o controlo glicémico. Por outro lado, a Diabetes Mellitus tem sido indicada como fator de risco para a periodontite. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia do tratamento periodontal não cirúrgico sobre o controlo glicémico em pacientes com ambas as doenças. A revisão da literatura teve como base uma pesquisa bibliográfica de artigos disponíveis nas bases de dados eletrónicas Pub-Med e B-on. Foram incluídos artigos que relacionassem Diabetes Mellitus tipo 2 com tratamento de Periodontite Crónica.