Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-11"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Novas abordagens terapêuticas na dermatite atópicaPublication . Machado, Carlos Filipe Rodrigues; Oliveira, RitaA dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele que afeta todas as faixas etárias com maior incidência nas idades mais jovens. É caracterizada pela xerose cutânea, as lesões eczematosas, eritematosas, exsudativas e crostosas com morfologia e distribuição característica. A disfunção da barreira cutânea e do sistema imunitário são os principais fatores que apresentam maior magnitude quando associados à colonização e infeção frequente pela bactéria patogénica Staphylococcos aureus. A prevenção de manifestações clínicas é o principal foco de tratamento da doença e é nesta perspetiva que surge o interesse na utilização de pré e probióticos quer com atuação a nível tópico como a nível intestinal. Estudos preliminares são otimistas para o seu uso mas são necessários estudos adicionais para determinar o efeito completo que os pré ou probióticos têm sobre a pele, indicando que existem desafios consideráveis pela frente, mas também muitas oportunidades. Na primeira parte deste trabalho é efetuada a descrição da dermatite atópica, das suas características e complicações. Em seguida é apresentada uma revisão relativa à microbiota cutânea e a importância da manutenção de uma microbiota comensal equilibrada e funcional. Depois são apresentados os diversos tratamentos possíveis para a doença e a sua ordem de escolha e por último é explorado o possível uso de pré e probióticos na prevenção e atenuação dos sintomas atópicos com uma revisão bibliográfica a diferentes estudos clínicos e possibilidades futuras para a implementação destas novas terapêuticas na prática clínica.
- Barrier membrane in guided bone regeneration: narrative bibliographical revisionPublication . Benhamou, Nathaniel; Nóbrega, Ana RitaGuided bone regeneration is a well-established technique used for augmentation of deficient alveolar ridges, by excluding certain cell types and promoting the bone reconstruction after a bone loss, thanks to the use or certain types of membrane called barrier membrane. This bone loss is generally the consequence of a trauma which can result from several factors.The treatment of this type of resorption is a real challenge in orthopedic and craniomaxillofacial surgery. Indeed, it increases and augments alveolar bone volume in areas designated for future implant placement, and consequently augment the rate of success in implant surgery. The purpose of this study is to present and explain the mechanism of guided bone regeneration by the use of barrier membrane in the treatment of bone loss, and also to present and to compare the different types of barrier membrane that can be used.
- Análise do uso de antimicrobianos locais no tratamento periodontalPublication . Martino, Victor Jean-Marc Robert; Cunha, SílviaA periodontite é uma doença inflamatória que causa a destruição dos tecidos de suporte ao dente. Caracterizada por etiologia multifatorial, as bactérias patogénicas presentes na área periodontal são os principais agentes responsáveis pela doença. O tratamento não cirúrgico da periodontite consiste no desbridamento mecânico por raspagem e alisamento radicular (SRP) em combinação com o controlo eficiente da placa bacteriana. Apesar da eficácia comprovada, esta abordagem terapêutica apresenta, no entanto, algumas limitações. Por estes motivos, nos últimos anos, têm vindo a ser estudados meios adjuvantes ao tratamento não cirúrgico, como a administração de fármacos antimicrobianos. Vários agentes antimicrobianos sistémicos ou locais têm sido usados eficazmente no tratamento da infeção periodontal. A administração local de agentes antimicrobianos, seja sob a forma de fibras, gel, chips, ou microesferas, permite manter concentrações adequadas e constante no local da infeção, durante um período de tempo desejado, e reduz os efeitos adversos da administração sistémica. O objetivo deste trabalho de revisão bibliográfica foi avaliar o interesse e o potencial da utilização dos agentes antimicrobianos locais, na doença periodontal e comparar sua eficácia com administração sistémica dos referidos agentes terapêuticos.
- Peri-implantite: regeneração óssea guiada vs osso pristinoPublication . Araújo, Paulo Miguel Silva Pereira de; Oliveira, HélderObjetivo: Comparar os resultados da colocação de implantes recorrendo a técnicas de regeneração óssea guiada, com situações em que não foi feito qualquer tipo de regeneração (osso pristino). Avaliar os resultados clínicos com foco principal na prevalência de peri-implantite e no nível marginal ósseo ao longo do tempo. Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com recurso à base de dados PubMed. Esta pesquisa foi sujeita à aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Foram apenas incluídos estudos clínicos comparando os resultados de ambas as técnicas, prevalência de peri-implantite e a taxa de perda óssea marginal. Resultados: Foram obtidos e analisados doze estudos, comparando os níveis marginais ósseos em implantes colocados em locais submetidos a regeneração óssea guiada (ROG), com a colocação em osso pristino. Os parâmetros clínicos analisados foram descritos. Conclusões: Poucos são os estudos atualmente disponíveis que comparam a perda óssea marginal em técnicas de regeneração óssea com as situações em que os implantes são colocados em osso pristino.
- Proteínas derivadas de matriz de esmalte (Emdogain®) em defeitos infra-ósseos: revisão narrativaPublication . Leite, Sara Cristina Cibrão; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: Avaliar a eficácia das proteínas derivadas da matriz de esmalte (Emdogain®) na regeneração periodontal de defeitos infra-ósseos. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa na base de dados da PubMed. Foram apenas selecionadas revisões sistemáticas e meta-análises, publicadas nos últimos 10 anos, em humanos, em inglês ou português. A pesquisa resultou num total de 7 artigos. Resultados: O tratamento de defeitos infra-ósseos com proteínas derivadas da matriz de esmalte, isoladamente ou em terapia de combinação, apresenta resultados positivos na redução da profundidade de sondagem, no ganho do nível de inserção clínico e no preenchimento ósseo. Contudo os resultados ainda estão associados a alguma heterogeneidade e risco de viés. Conclusão: As proteínas derivadas da matriz de esmalte apresentam-se como uma alternativa válida na resolução de defeitos infra-ósseos. No entanto, mais estudos são necessários para tecer conclusões definitivas e permitir a elaboração de guidelines com alto grau de evidência científica.
- Doenças da gengiva na gravidezPublication . Batista, João Orlando FreitasA gravidez gera alterações hormonais que aumenta o risco de exposição a infeções orais, como a gengivite gravídica. O objetivo do trabalho é verificar como a progesterona e o estrogénio afetam o tecido gengival durante a gravidez, e em que trimestre a patologia agrava. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa nas plataformas: PubMed® e SciencDirect®, com os descritores ”pregnancy gingivitis”, “pregnant woman and gingivitis”, “gingivitis gravidium”, “pregnancy and gum disease”. Critérios de inclusão, artigos publicados entre os anos 2006 a 2018, em espanhol, inglês e português. Artigos excluídos referentes a alterações sistémicas associadas. No total, foram pesquisados 109 artigos. Resultados: Foram estudados 31 artigos, aqueles com relevância na doença gengival hormonal nas gestantes. Conclusão: Os principais mecanismos de associação da gravidez com a gengivite é o aumento dos níveis hormonais no plasma e diminuição do controlo do biofilme e da higiene oral.
