Browsing by Issue Date, starting with "2018-11"
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Nutritional, chemical and antioxidant/pro-oxidant profiles of silverskin, a coffee roasting by-productPublication . Costa, Anabela S.G.; Alves, Rita C.; Ferreira da Vinha, Ana; Costa, Elísio; Nunes, M. Antónia; Almeida, Agostinho A.; Santos-Silva, Alice; Oliveira, M. Beatriz .P.P.Coffee silverskin (a coffee roasting by-product) contains high amounts of dietary fibre (49% insoluble and 7% soluble) and protein (19%). Potassium (∼5 g/100 g), magnesium (2 g/100 g) and calcium (0.6 g/100 g) are the major macrominerals. The vitamin E profile of silverskin comprises α-tocopherol, β-tocopherol, ɣ-tocopherol, δ-tocopherol, β-tocotrienol, ɣ-tocotrienol, and δ-tocotrienol. The fatty acid profile is mainly saturated (C16:0 and C22:0), but the total amount of fat is low (2.4%). Caffeine (1.25 g/100 g), chlorogenic acid (246 mg/100 g), and 5-hydroxymethylfurfural (5.68 mg/100 g) are also present in silverskin. Total phenolics and flavonoids are partially responsible for the in vitro antioxidant activity. Silverskin extracts protected erythrocytes from oxidative AAPH- and H2O2-induced hemolysis, but at high concentrations a pro-oxidant effect on erythrocyte morphology was observed.
- Adansonia digitata fruit: compounds and antioxidante activity against reactive speciesPublication . Pinto, Diana; Ferreira da Vinha, Ana; Freitas, Marisa; Oliveira, M. Beatriz P.P.Baobab (Adansonia digitata) is an African native fruit, of which both chemical composition and antioxidant activity against physiologically relevant reactive oxygen species (ROS) and reactive nitrogen species (RNS) were not yet investigated. It is generally accepted that the antioxidant activity of natural resources could be related with the prevention of several diseases. Baobab leaves, fruit pulp, root, stem, seeds and bark have shown medicinal properties, including diuretic, anti-inflammatory, antioxidant, hepato-protective, analgesic, anti-diarrhea, anti-dysentery, anti rheumatoid and antiviral activities.
- Contribuições para a discussão de um modelo de avaliação do impacto socialPublication . Barros, Valéria; Gouveia, Luis BorgesAtualmente, a questão do impacto social e os desafios colocados por um contexto de grandes mudanças à escala global, tem obrigado a repensar as respostas que as sociedades produzem para a sua própria coesão. Num contexto muito marcado pela crescente importância do digital e mudanças no tempo e no espaço, também social, além do económico, tem criado oportunidades e a emergência de modelos de negócio e de desenvolvimento com impacto social. O presente relatório propõe o estudo de um modelo para a avaliação do impacto social que tenha em consideração o atual ecossistema digital e a crescente organização em rede que está a desafiar as tradicionais formas de atuar. Trata-se ainda de uma contribuição preliminar para a discussão de um modelo de avaliação do impacto social e ambiental de stakeholders em iniciativas de inovação social, considerando a atividade desenvolvida no Brasil e em Portugal.
- Medicação intracanalar em endodontia: revisão de literaturaPublication . Magalhães, Andreia Manuela Pereira; Matos, Miguel AlbuquerqueA Endodontia é uma área da Medicina Dentária que permite a desinfeção e consequente controlo do foco infecioso na cavidade oral. Este tratamento tem como etapas, instrumentação, irrigação e obturação que podem ser realizadas numa única sessão mas a sua instrumentação e irrigação podem não ser suficientes surgindo assim a importância do uso da medicação intracanalar. Pretende-se então uma revisão de literatura e recolha de informação acerca do tema em bases de dados informáticas como B-on, Pubmed, PubMed, B-On, “Google academic”, Journal of Endodontics e nos livros Caminhos da Polpa e Prep Manual for Undergraduates Endodontics, tendo- se como principal objetivo desta monografia : sessão única ou tratamento Endodôntico de múltiplas sessões com uso de medicação intracanalar e qual a mais eficaz.
- Influência das bebidas desportivas na saúde oralPublication . Costa, João Eurico Barros de Oliveira da Fonseca e; Silva, RaquelObjetivos: os objetivos deste trabalho são perceber o efeito das bebidas desportivas na saúde oral dos atletas, identificar os principais malefícios e benefícios das mesmas e quais os problemas a nível bucal. Metodologia: A metodologia baseou-se na pesquisa de publicações científicas para a construção de uma revisão de literatura, através da pesquisa em bases científicas: Scielo Portugal, Google Scholar, PubMed e b-on. As palavras-chave utilizadas foram “oral health” “sport drinks” “athletes”. Os critérios utilizados para a inclusão neste tema foram publicações científicas publicadas maioritariamente nos últimos dez anos; escritos em Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa, de consulta gratuita. Como critérios de exclusão consideraram-se publicações que não fossem realizadas em seres humanos e publicações que não estivessem escritas nas línguas anteriormente mencionadas. Descrição: Em geral nos artigos apresentados os atletas consumem bebidas desportivas com um índice elevado de hidratos de carbono e bebidas ácidas o que aumenta a prevalência de problemas orais.
- As questões associadas com a proteção do espaço digitalPublication . Gouveia, Luis Borges
- Manifestações orais mais comuns em adultos infetados por HIVPublication . Gonçalves, Sheila Raquel Esteves; Soares, SandraA síndrome da imunodeficiência adquirida ou SIDA é uma patologia que atinge as células CD4+ do sistema imunológico, resultante da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana -HIV. À medida que a doença progride o organismo torna-se mais suscetível a infecções oportunistas. Existe uma relação entre a aparição de lesões orais com a contagem de linfócitos TCD4, assim como podem surgir alterações provocadas pela terapia anti-retroviral (HAART). Como tal, as lesões orais são marcadores vitais da infecção viral e podem ser indicativas de seroconversão aguda e/ou indicar progressão da doença e imunossupressão acentuada em indivíduos infetados. As lesões orais mais frequentemente diagnosticadas incluem a Candidíase, Queilite angular, a Leucoplasia Pilosa, Sarcoma de Kaposi, Linfoma non Hodgkin e Doenças Periodontais Ulcerativas. É relevante que os Médicos Dentistas conheçam as manifestações orais decorrentes da infeção por HIV, para permitir o diagnóstico precoce, avaliação da progressão da doença e dos efeitos da terapia HAART.
- A gestão das relações com os stakeholders: um estudo das 10 maiores indústrias têxteis do Sul do BrasilPublication . Maes, Kátia Rossi; Gaio, SofiaO mundo vem passando por um processo de evolução e inovação constante, onde as empresas buscam cada vez mais processos, pessoas e tecnologia para que possam ter uma base de gestão eficaz. Processos que dependem de departamentos distintos, equipes integradas atuando em projetos comuns, equipes atuando em diversas bases globais bem como a busca constante por agilidade para otimização dos processos, porém, tudo depende de parceiros, pessoas que muitas vezes não fazem parte do ambiente de trabalho, não possuem vínculo empregatício com a empresa, porém, são determinantes para a sustentação de todo este universo. Todas estas pessoas que trabalham de forma individual e que no coletivo fazem acontecer são chamados de stakeholders, e são estes stakeholders que mantém todo este sistema em funcionamento. As empresas precisam de colaboradores para produzir, do governo para gerir, da comunidade para se sustentar e de investidores que possam investir nestas empresas. E para manter todo este universo em funcionamento são necessárias pessoas que possuem habilidades em comunicação para manter este sistema conectado, informado e acima de tudo em sinergia. A comunicação num ambiente organizacional ou em qualquer outro universo é peça fundamental para manter a harmonia e organização. A comunicação é necessária para todos os indivíduos, pois é através dela que o conhecimento pode ser adquirido, e repassado, podemos ter livre acesso a expressão, oportunidade de aprender, ensinar, desenvolver e isso reflete principalmente, no âmbito organizacional. E por existir este universo chamado stakeholders e o fato da comunicação ser papel coadjuvante neste processo foi onde este estudo se baseou, através de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva coletada através de entrevistas realizada junto aos responsáveis por esta comunicação entre empresa e stakeholders das dez maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil evidenciadas pela Revista Amanhã. As revisões teóricas possibilitaram a fundamentação deste trabalho e nortearam o estudo para que fosse possível alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Este trabalho buscou trazer a realidade das maiores indústrias têxteis do Sul do Brasil na relação com seus stakeholders e nos mostrou a riqueza deste universo e o quão distinto são as áreas que possuem a responsabilidade de conectar todos estes públicos.
- Psicologia & medicina física e de reabilitação: da literatura à prática hospitalarPublication . Sousa, Jéssica Filipa Ferreira de; Meneses, RuteA Medicina Física e de Reabilitação (MFR) é uma especialidade médica focada na reabilitação como estratégia de saúde, que inclui no seu processo o diagnóstico e o tratamento de patologias (Amorim, 2010). A eficácia da MFR ocorre através da implementação e integração de intervenções a nível biomédico, psicológico, comportamental, educacional, entre outros (União Europeia de Médicos Especialistas [UEMS], 2009). A Psicologia, como ciência que estuda as interações de um indivíduo com o ambiente envolvente, desempenha um papel fulcral na avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções psicológicas em indivíduos com doenças físicas (Trindade & Teixeira, 1998). Para isso, os psicólogos mantêm um papel ativo nas equipas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, particularmente nos domínios comportamental, cognitivo, emocional e de gestão de papéis associados com a forma como os indivíduos continuam a sua vida (Peduzzi, 2001). Apesar da escassez de informação sobre a associação destas duas áreas da saúde, existe documentação científica sobre patologias transversais à MFR e à Psicologia, tais como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), e depressão. Motivado pelas evidências sobre a efetividade da intervenção psicológica na redução dos custos com os serviços de saúde, o presente estudo procura contribuir para o aumento do conhecimento nesta área, promovendo o reconhecimento da importância do papel da Psicologia na MFR, direcionado para a avaliação e intervenção junto da população que a MFR atende. A presente dissertação é constituída por dois artigos. O primeiro apresenta uma revisão sistemática da literatura, referente ao período 2000-2017, recorrendo à SciELO, B-ON e PubMed, de modo a determinar em que áreas da saúde a Psicologia e a MFR produzem desfechos benéficos para os indivíduos quando trabalham em conjunto. O segundo artigo, com abordagem quantitativa, apresenta a caracterização sociodemográfica e clínica de 66 adultos que procuraram atendimento nas unidades de Psicologia e de MFR do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2016, através da análise documental, sem acesso aos utentes e garantindo o seu anonimato. Globalmente, não houve total convergência entre os resultados dos dois estudos realizados. A revisão sistemática apontou que as duas unidades de saúde estudadas tornam-se de primordial importância na melhoria da qualidade de vida de utentes com AVC, TCE e incontinência urinária. O estudo empírico revelou as perturbações de humor como a principal patologia transversal, com maior incidência no sexo feminino, entre os 52 e os 61 anos. Os resultados obtidos podem contribuir para definir estudos que explorem a necessidade de avaliação de rotina de variáveis, como a dor, e de avaliações periódicas das intervenções, bem como a pertinência de integrar novos modos de intervenção (p.e., psicoeducação em grupo, fornecimento de materiais escritos ou em áudio).
- Sorriso gengival: associação de técnica cirúrgica de gengivectomia e aplicação de toxina botulínicaPublication . Nascimento, Bruna de Fátima Kzam Soeiro doAs plásticas periodontais são valorizadas e procuradas por pessoas que desejam corrigir o sorriso gengival, o que ocorre, naturalmente com pessoas que possuem um sorriso alto e acabam expondo excessivamente a gengiva. Existem várias causas e tratamentos. Esta revisão bibliográfica abrange a correção do sorriso gengival através da técnica de Gengivectomia com o auxílio da aplicação da toxina botulínica, como uma alternativa terapêutica, que visa auxiliar o alinhamento da margem gengival, oferecendo harmonização ao sorrir e uma correção estética favorável ao paciente.