Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Medicação intracanalar em endodontia: revisão de literaturaPublication . Magalhães, Andreia Manuela Pereira; Matos, Miguel AlbuquerqueA Endodontia é uma área da Medicina Dentária que permite a desinfeção e consequente controlo do foco infecioso na cavidade oral. Este tratamento tem como etapas, instrumentação, irrigação e obturação que podem ser realizadas numa única sessão mas a sua instrumentação e irrigação podem não ser suficientes surgindo assim a importância do uso da medicação intracanalar. Pretende-se então uma revisão de literatura e recolha de informação acerca do tema em bases de dados informáticas como B-on, Pubmed, PubMed, B-On, “Google academic”, Journal of Endodontics e nos livros Caminhos da Polpa e Prep Manual for Undergraduates Endodontics, tendo- se como principal objetivo desta monografia : sessão única ou tratamento Endodôntico de múltiplas sessões com uso de medicação intracanalar e qual a mais eficaz.
- Influência das bebidas desportivas na saúde oralPublication . Costa, João Eurico Barros de Oliveira da Fonseca e; Silva, RaquelObjetivos: os objetivos deste trabalho são perceber o efeito das bebidas desportivas na saúde oral dos atletas, identificar os principais malefícios e benefícios das mesmas e quais os problemas a nível bucal. Metodologia: A metodologia baseou-se na pesquisa de publicações científicas para a construção de uma revisão de literatura, através da pesquisa em bases científicas: Scielo Portugal, Google Scholar, PubMed e b-on. As palavras-chave utilizadas foram “oral health” “sport drinks” “athletes”. Os critérios utilizados para a inclusão neste tema foram publicações científicas publicadas maioritariamente nos últimos dez anos; escritos em Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa, de consulta gratuita. Como critérios de exclusão consideraram-se publicações que não fossem realizadas em seres humanos e publicações que não estivessem escritas nas línguas anteriormente mencionadas. Descrição: Em geral nos artigos apresentados os atletas consumem bebidas desportivas com um índice elevado de hidratos de carbono e bebidas ácidas o que aumenta a prevalência de problemas orais.
- As questões associadas com a proteção do espaço digitalPublication . Gouveia, Luis Borges
- Manifestações orais mais comuns em adultos infetados por HIVPublication . Gonçalves, Sheila Raquel Esteves; Soares, SandraA síndrome da imunodeficiência adquirida ou SIDA é uma patologia que atinge as células CD4+ do sistema imunológico, resultante da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana -HIV. À medida que a doença progride o organismo torna-se mais suscetível a infecções oportunistas. Existe uma relação entre a aparição de lesões orais com a contagem de linfócitos TCD4, assim como podem surgir alterações provocadas pela terapia anti-retroviral (HAART). Como tal, as lesões orais são marcadores vitais da infecção viral e podem ser indicativas de seroconversão aguda e/ou indicar progressão da doença e imunossupressão acentuada em indivíduos infetados. As lesões orais mais frequentemente diagnosticadas incluem a Candidíase, Queilite angular, a Leucoplasia Pilosa, Sarcoma de Kaposi, Linfoma non Hodgkin e Doenças Periodontais Ulcerativas. É relevante que os Médicos Dentistas conheçam as manifestações orais decorrentes da infeção por HIV, para permitir o diagnóstico precoce, avaliação da progressão da doença e dos efeitos da terapia HAART.